registro de nascimento....álguem me ajudar

8 respostas [Último]
manauara
No PF desde: 25/03/2010

bem, o drama é o seguinte :meu namorado mora com a mãe dele,e pegaram um filho do irmão dele mais novo para criar quando ele ainda tinha 6 meses, a crianca é registrada somente no nome da mãe eque aparece para vê-lo uma vez na vida e outra na morte...hj o menino tem 6 anos, e meu namorado esta querendo registrar o garoto no nome dele, e kka entre nos si a mãe dele não aceitar ela é besta né, pois ele tem o que oferecer para o menino enquanto o pai verdadeiro não vale nada....(sou contra isso, pois pra mim ela pode requerer o filho dela a qualquer hora, e quem vai pagar pensão vai ser ele né )...o que eu quero saber , é como funciona esse procedimento ? si ele pode, mais tarde, em caso dela querer o filho, cancelar esse registro por uma terceira vez...


imagem de Themis
Themis
No PF desde: 18/09/2009

Se ele registrar não tem volta. Registro de nascimento é uma coisa séria. A par disso, acredito que ele não possa registrar a criança em seu nome. O que se pode fazer é ele pedir a guarda desse menor, ou adotá-lo. A guarda é reversível, a adoção e o registro são irrevogáveis. Diga a ele para que pense bem.


manauara
No PF desde: 25/03/2010

já conversei com ele themis, mesmo porque temos planos em ficar juntos e o garoto é criado com vó, sabe como é né...e eu falei para ele que não pretendo ter problemas com filhos de terceiros mais tarde, que depois da mãe dele a responsabilidade do garoto é da mãe biologica...e que eu não acho justo ele dar direitos de filho, e liberdade para a mãe do menino requerer dele, a responsabilidade que é do irmão dele, certo...acho que tenhop que aceitar e aprender a conviver somente coma filha dele...bjs


imagem de Carla Abbondanza
Carla Abbondanza
No PF desde: 22/06/2010

Eu já acho que o pai de verdade que tem que registrar, oras. Se fosse desconhecido, ainda vá lá, mas é o irmão do seu namorado, cáspite. Por que ele não registra o próprio filho? Desculpe, mas fico p*** com essas coisas. Fazer todo mundo quer, mas na hora de cuidar, todo mundo se faz de desentendido. Que absurdo!


E esse garoto tem mãe e pai vivos, portanto, seu namorado pode sim ter muita dor de cabeça no futuro. Não o deixe registrar essa criança, a não ser que a mãe abra mão dele legalmente. Aí seu namorado adota o menino de vez. Mas isso não é fácil, porque a justiça sempre dá preferência para os pais biológicos, inclusive fazendo oque for possível para reunir pais e filhos.


SE o seu cunhado tomar vergonha na cara e registrar o garoto, aí o seu namorado pode, no máximo, ter a tutela legal. Ou seja, os pais são os biológicos, mas a responsabilidade legal pelo menino seria do seu namorado e da sua sogra. Isso também tem que ser feito com a concordância dos pais biológicos.


imagem de kvet
kvet
No PF desde: 05/06/2010

Sim, pergunta que não quer calar... E O PAI BIOLÓGICO DESTA HISTÓRIA???? Não se coça?? É só a mãe (avó) e o irmão (tio)??

Que absurdo!!!!!!!!!!

Também fico p***** com esses pseudo-homens, pq para mim não são homem nem aqui nem em Marte!


Não deixe teu namorado se enrolar nesta história. No máximo uma adoção ou a tutela legal.


imagem de Nary
Nary
No PF desde: 20/08/2008

Se ele registrar, não terá mais volta. Não tem mais o que fazer... Bjo


manauara
No PF desde: 25/03/2010

kvet....

primeiro...o pai biologico da crianca é do tipo que não esta nem ai pra nada certo, si confia no meu namorado e na minha sogra...ele trabalha fazendo tatuagens e si mete com coisas erradas, e mãe do menino disse que registra a crianca no nome do tio, mais no nome do pai não tem acordo....mais é aquilo que eu disse né, o tio tem o que oferecer e o pai nada tem


segundo...eu sempre falo pra minha sogra que ela tem que exigir mais responsabilidade da mãe do garoto, ela não pega o filho para levar no parquinho, e dificil ela visitar a crianca...nossa, é problema grande demais...


***bem gente, conversei com ele, e deixei claro que não acho certo, e que ele pode continiar ajudando o menino sem ter que fazer tal burrice né...e que si no futuro ele pensa e, ficar com esse garoto, eu talvez não fosse a pessoa certa pra ele...e que a decisão seria dele...*******ele disse que vai pagar um plano de saúde pro garoto, e não vai mais registrar...GRACAS A DEUSSS


imagem de Júpiter
Júpiter
No PF desde: 08/07/2010

Manauara:


Não se pode \"escolher quem será o pai\" biológico. Muito menos com a justificativa de que \"um tem dinheiro e o outro não\".


A mãe devia ter pensado em ter um bom pai para seu filho ANTES de engravidar.


E preste atenção: \"registrar como seu filho de outrem\" é crime conforme o art. 242 do Código Penal, que prevê pena de reclusão de 2 a 6 anos.


Aqui no RS há um termo de cooperação entre o MP e os Registros Civis para minimizar esses casos. Quando a mãe registra só em seu nome o filho, o registrador comunica o MP. Pelo jeito no seu Estado isso ainda não existe, portanto vc deve orientá-la a procurar o Ministério Público, que é quem zela pelos interesses dos menores. E a partir daí providenciar o registro correto da criança. E ver da possibilidade de adoção por esse pretenso pai.


E cuidado com as intenções dessa mãe: \"e mãe do menino disse que registra a crianca no nome do tio, mais no nome do pai não tem acordo\".


Pobre criança. Um pai desinteressado e uma mãe desmiolada.


A mãe não manda na natureza nem na legislação. Desculpe se meu tom parecer meio contundente, mas diga a essa mãe que um filho não é um \"brinquedinho\" que se faz com ele o que bem se quer. É um ser humano que tem direitos e contra os quais ela tem obrigações como mãe. E se falhar com elas, poderá ser responsabilizada. Se o pai não tem recursos, não é por isso que a mãe, sabendo quem ele é, não registrará o filho em nome dele. A CRIANÇA TEM DIREITO A TER O NOME DO SEU PAI NA CERTIDÃO DE NASCIMENTO e isso NÃO DEPENDE DA VONTADE DELA, o filho, mais uma vez, não é um brinquedinho.


Qualquer dúvida nesse sentido, leia o Estatuto da Criança e do Adolescente, especialmente os arts. 4º e 102, nesse link abaixo:


http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8069.htm


E lembre ela que alegar que “desconhece” a legislação não é justificativa para não sofrer os rigores dela, isso consta da lei.


manauara
No PF desde: 25/03/2010

júpiter...tai gostei da resposta, e te confesso que não sabia que seria crime si ele registrar o menino...

obrigada mesmo, e gracas a DEUS que consegui fazer ele desistir disso...bjs