Quero morar sozinha, e minha família não concorda.

8 respostas [Último]
imagem de Mayarinha
Mayarinha
No PF desde: 12/01/2011

Oi gente, eu falei que ia escrever outro tópico, não falei? ksksksks XDD

Vcs me ajudaram mto mesmo, gente, obrigada pelas dicas, graças a Deus eu e meu namorado agora estamos bem...

...Maaaaas, como nada é perfeito, queria contar a vocês o que é talvez o problema-mor na minha vida (e que pretendo resolver em breve, mas ainda tenho algumas dúvidas)

Com vocês...apresento a minha família.

(Só pra constar, tenho 21 anos, adulta e vacinada, ks. Já fiz faculdade, já trabalhei 2 anos mas fui mandada embora, e depois de penar 1 ano e meio pra achar um novo emprego finalmente começo agora em fevereiro.)

Minha família é assustadoramente rígida e conservadora, principalmente minha mãe.

Quando digo assustadoramente, digo: até os meus 16 anos de idade, eu não podia andar de ônibus ou ir ao centro da cidade sozinha; eu nunca pude viajar com amigas, ou dormir na casa de uma amiga; quando eu tinha 18 anos e - finalmente - tive meu primeiro (e atual) namorado, o horário-limite pra eu estar em casa eram 6 - seis - horas da tarde...entre outras coisas.

Só depois de uns 2 anos é que comecei a ter liberdade pra ir dormir - só dormir, entendam bem - na casa do meu namorado.

Aqui o sexo sempre foi assunto tabu, tratado como uma coisa \"do mal\" \"e claro, \"só depois do casamento\". (a constar, minha mãe PENSA que eu AINDA sou virgem, mesmo depois de 3 anos de namoro. Se eu for contar a verdade a ela, vai ser um escândalo.)

O meu namorado e uma amiga minha fazem uma analogia interessante, dizem que mnha mãe me criou em uma \"redoma de vidro\". Eu não podia sair de casa, não tinha contato com outras pessoas, por isso cresci tímida e introvertida. Só comecei a mudar por volta dos 16 anos, depois de conhecer algumas amigas fiéis. Depois, aos 18, veio o meu namorado, que foi quem mais me apresentou \"liberdade\".

Não entendam mal - ele não me ensinou nada de \"errado\" - ele trabalha, estuda, não bebe nem fuma, e é muito responsável, ks.

Mas foi ele quem me fez questionar, pela primeira vez, a forma como fui criada. Foi ele quem me fez perceber a redoma de vidro. E comecei a querer sair dela.

Aí começaram as brigas...nem preciso dizer que, por isso, minha mãe que no começo gostava muito do meu namorado, atualmente o odeia. Eu tento conversar com ela, fazê-la mudar em alguns pontos. Mas não funciona. Nem acho que vá pois, como eu falei pra ela um dia, a cabeça dela tem uma idade, a minha tem outra, ela teve uma criação muito rígida e pensa da mesma maneira há anos, não acho que vá mudar agora.

O irônico - é que ela às vezes fala a mesma coisa da mãe dela, já falecida. Minha avó a expulsou de casa porque ela não gostava do namorado dela - meu pai. Eu tento mostrar a ela que ela, sem perceber, está cometendo os mesmos erros da mãe dela, mas ela ignora.

Enfim...eu queria ir morar junto do meu namorado, mas ele ainda não está preparado pra isso e me explicou seus motivos, e não vou tocar nesse ponto agora *assunto pra outro tópico,ks*

A solução é que quero morar sozinha. Finalmente agora que vou começar num novo emprego, bem melhor que o meu antigo, vou poder ser independente financeiramente e pretendo fazer isso quando tiver um dinheiro guardado, daqui uns 3 ou 4 meses.

Eu resolvi falar antes da minha decisão com a minha mãe, do que deixar pra última hora. Ir convencendo-a aos poucos, meses antes...mas foi um fracasso. Ela não me ouve. Diz que vou virar \"mulher da vida\", que nunca mais poderei voltar em casa, nem pra visitá-la...

Então, gente (desculpem se escrevi demais, ks). O que eu posso fazer??

Já tentei conversar, mas ela não me escuta. Só grita e me xinga. (e quando perco a paciencia, acabo xingando também.)

É claro que apesar de tudo, eu a amo. Então, o que faço?


imagem de cleópatra
cleópatra
No PF desde: 03/11/2010

Querida se sua vida for tudo o que vc está descrevendo eu te aconselho a sair de casa o quantoa antes!

Mas pense bastante p/ depois ñ ter que voltarpra casa de sua mãe com o rabinho entre as pernas.


imagem de Dr. Pessoa
Dr. Pessoa
No PF desde: 21/12/2009

Amadureça melhor essa idéia e faça a conta do valor e da responsabilidade que terás. Se o saldo for positivo, podes sair que não vais correr o risco do fracasso. Agora...se tiveres alguma dúvida sobre \"dar conta de tudo sozinha\", fique em casa e tolere um pouco mais essa situação familiar.


A vida é feita de escolhas e essas tem conseqüências. Precisas estar preparada para tomá-las com acerto e arcá-las com responsabilidade. Qualquer passo em falso podes comprometer toda a tua vida futura!


imagem de precisofalar
precisofalar
No PF desde: 28/04/2008

Bem... Acho que sua mãe age assim por excesso: de zelo, de amor, de medo de te perder. Isso vc tb sabe, que ela não deseja seu mal, pelo contrário, lhe quer tão bem que exagera na proteção.

Eu diria a vc para conversar com uma tia, ou uma amiga de sua mãe... Alguém com quem ela tem intimidade... Pedindo que a ajudasse nessa conversa.

E seu pai?

Tb, digo: só vá morar sozinha qdo vc tiver condições para isso. Pq a pior coisa seria vc, após 1, 2, 3 meses morando sozinha, vir pedir dinheiro...

Boa sorte!!


imagem de Carla Abbondanza
Carla Abbondanza
No PF desde: 22/06/2010

A idéia é boa, mas espere mais do que esses 3 ou 4 meses. Você está começando em novo emprego agora e precisa antes estabilizar-se nele. Não conte com o ovo no fiofó da galinha.


Quanto à sua mãe, não se preocupe. Ela vai espernear, mas vai acabar aceitando. Especialmente depois de ver que sair de casa não significa virar \"mulher da vida\". Afinal, ela foi expulsa e não virou uma, virou?


imagem de Mayarinha
Mayarinha
No PF desde: 12/01/2011

Muito obrigada pelas respostas, gente...

Dr. Pessoa e Cleópatra, eu já venho colocando em lápis e papel tudo o que vou ganhar e quais serão meus gastos. É claro que nos primeiros tempos vai ser apertado, mas acredito que em 1 ano já vou ter minha casa/quitinete completinha, toda mobiliada...Quanto à estabilidade no emprego, isso eu vou ter, porque vou trabalhar na prefeitura, passei num concurso, sou funcionária pública efetiva, logo não poderei ser mandada embora. Isso é um fato importante que influenciou minha decisão.


Usuária Preciso Falar, o meu pai é menos rígido do que a minha mãe, mas ele simplesmente repete tudo o que ela fala, sabe? A minha mãe é que manda na casa, ks. Já pensei em um dia conversar sozinha com o assunto com ele, mas minha mãe está sempre por perto, então fica difícil...espero fazer isso quando tiver oportunidade.


E acho que vou esperar mais tempo pra fazer isso sim...ainda tenho esperança de conseguir sair daqui \"pacificamente\", pode ser que pra isso, eu tenha que esperar mais...

Mais uma vez pessoal, obrigada^^


imagem de Maria.C
Maria.C
No PF desde: 07/12/2010

Morar sozinha não é só glamour, não!

As contas chegam no fim do mês e imprevistos (pequenos e grandes) acontecem a todo momento. Quando vc menos espera, aparece um gasto extra. E aí... O que vc vai fazer? Voltar pra casa pedindo ajuda? Não é bem assim, né?


Aconselho vc continuar morando com seus pais por um tempo enquanto junta uma grana para mobiliar a casa e fazer um fundo de reserva para imprevistos, de no mínimo, 3 salários seus. Quando digo mobiliar a casa, me refiro ao fogão, geladeira, colchão e no melhor dos mundos, uma máquina de lavar roupa! Rs.


Enquanto vc junta essa grana, vc sentirá se seu emprego vai ser realmente estável.


Tenha calma. Atitudes desse porte exigem muito planejamento. :)


imagem de Maria.C
Maria.C
No PF desde: 07/12/2010

Não tinha visto sua resposta! Rs...

Mesmo como funcionaria publica vc pode ser mandada embora no estagio probatório sim! Não conheço a legislação do seu município, mas ate onde sei isso é padrão e conheço alguns casos!


No mais.... Acho ainda que vc deve esperar um pouco! Pelo menos para fazer um fundo de reserva. ;)


imagem de lilika
lilika
No PF desde: 03/01/2010

Acho que está acontecendo com você muito parecido que está acontecendo comigo. Nossas mães nos amam tanto que a ideia de nos ver sair de casa, ter um namorado, ter amigos independentes e uma vida sozinhos e - o que mais dói nelas... - felizes, amedronta elas imensamente, pois elas têm a sensação de nos perder como filhas. Sendo que isso jamais vai acontecer né?

Mas essa desaprovação dela tem um fundo de maternidade, nada mais do que isso. Acho que \"água mole em pedra dura tanto bate até que fura\", e uma hora ela vai ter que ceder e entender que isso é o que você realmente quer. Ela pode até ser contra, mas vai ter que se acostumar com a ideia, assim como sua vó também teve que se acostumar com a ideia de ela ir viver com seu pai.


Tempo, paciência, conversa e perseverança! Vai dar tudo certo e você ainda vai conseguir morar sozinha! Boa sorte.