Proteger/cuidar de idoso, mesmo não sendo parente.

4 respostas [Último]
katita
No PF desde: 15/09/2008

Mulheres. Aqui ao lado de minha ksa tem um senhor, já entrou nos 80 anos. Mora sozinho. Não tem uma vida miserável não, até vive bem. Só que nunca, nunca mesmo, ele recebe visita dos filhos. As vezes vem um irmão/irmã, cunhado/cunhada. E ele nos disse q tem 3 filhos homens e 2 filhas mulher. Todos morando aqui, na mesma cidade.

Fazemos nossa parte aqui... Qdo fazemos um almoço com mais gente, convidamos ele, ou levamos p/ ele, até p/ ele saber q lembramos dele. Dias atrás ele estava meio tonto, vi qdo ele passou e fui ver, acabei indo atrás e pedindo p/ ele voltar. Ficou na minha ksa uns minutos, disse q era o klor. Me deu uma dó! Ninguém poderia ser \"largado\" assim, por pior que tenha sido na vida.

Mas eu tenho receio de me meter, de procurar a família dele. O q vcs me aconselham?


imagem de Nary
Nary
No PF desde: 20/08/2008

Se eu fosse vc, ficaria na sua Bjo


imagem de maya
maya
No PF desde: 02/07/2008

Realmente é um problema sério o abandono do idoso por parte da família. Não consigo entender esse contexto, já que tenho mãe e pai com essas idades e tenho todo o cuidado com eles além de minha atenção, lógico.

Existe hoje por parte do governo até mesmo um programa de conscientizaçao de como o idoso precisa conviver com a família e participar da comunidade para viver melhor e mais...

Isso é um caso de problema crônico no Brasil, e muito triste de se assistir. Enquanto cada um de nós fizermos um pouquinho a nossa parte, quem sabe lá na frente poderá melhorar?

bjos,

maya


helena
No PF desde: 14/12/2008

Vá atrás, se não por amizade, por cidadania. Converse... Ou então ele tem de ser encaminhado p/ um lar geriátrico, e se tem condições financeiras, pode até ficar em um mais legal, onde terá além de cuidados especiais, companhia e distração!

Não deixe sem fazer algo.


Dona Helena
No PF desde: 14/11/2008

Olha minha filha, tu estás fazendo o correto olhando por ele. Digo pelo meu lado. Minha idade não é tanta, mas já estou na terceira delas! O que acontece é que os filhos nem lembram que a pessoa pode passar por alguma necessidade, de repente porque o pai é independente eles acham que jamais irá acontecer algo com ele. Digo por mim. Procuro carregar sempre comigo telefones de amigos, porque meus filhos moram longe, nem sempre podem estar por perto. Sim, eu gostaria de todos aqui, mas como fazer? A vida deles é deles. Eles me ligam, mas devo confessar que não os vejo tanto como gostaria.

Digo algo que sempre ouvi, que de repente pode te mostrar que tu estás mesmo no caminho certo com esse senhor: \"o parente mais próximo da gente são nossos vizinhos\"! Por quê? Numa emergência, tu chamarias quem primeiro?

Olhe por ele e podendo entre em contato com alguém sim!