Meu pai precisa de ajuda!

3 respostas [Último]
tita_h
No PF desde: 10/05/2010

Ola gente, tudo bem?

Meus pais se separaram há 2 anos e minha mãe que saiu de casa, eu tb fui morar fora.....de uns tempos pra cá percebemos (eu, meus irmãos e minha mãe) que ele anda meio descuidado com ele mesmo e inclusive com a casa onde mora. Enfim, só come bobagens, linguiça, coisas fritas, tá engordando e a casa suja e descuidada. Ele conversa, sai com os amigos, até viaja com eles, não aparenta que está triste ou deprimido, o problema é que ele é cabeça dura, as vezes agressivo e uma pessoa dificil de lidar. Eu mesma não tenho muita intimidade com ele para conversar ou dar conselhos. Achamos que ele precisa de um tratamento psicologico ou psiquiatrico, mas não sabemos como levá-lo, pq ele é do tipo de pessoa que acha que quem vai nesses profissionais é pq tá louco. Não tomaria jamais nenhum remedio, se precisasse ou coisa parecida. O que vcs acham que devemos fazer? Cada um ficou de pensar em uma alternativa e a família discute o que vamos fazer. Se puderem me ajudar...Obrigada.


imagem de Nary
Nary
No PF desde: 20/08/2008

O jeito, é convencer ele a se tratar com psicologo. Vai ser muito p/ ele. Mesmo que ele se recuse a fazer isso Beijo


imagem de Apple Pie
Apple Pie
No PF desde: 10/05/2010

Olha talvez ele ache que dessa forma esteja aproveitando a vida. Quem sabe qdo eram casados, sua mãe não \"controlava\" ele, e agora ele se sente \"livre\" pra comer bobagens, largar a casa suja e sair com os amigos... Isso acontece com mta gente que se separa... Mas se realmente vc acha que ele mudou demais e precisa de ajuda, tenho duas idéias.

1) Apesar de não ter abertura com ele, criar coragem e falar pra ele oq e vc anda observando. Ressaltando que vc só quer o bem dele e se preocupa. Dê a ele exemplos do que vem vendo, etc. Mostre que vc se preocupa com ele, e não que está tentando induzi-lo a fazer algo que ele não concorda, ou convece-lo. Simplesmente fale, e não fique forçando a barra.


2) Procure artigos sobre comidas que faem mal, sobre exercícios, sobre casa, etc... E fale que andou observando e que acha que estes artigos podem ajudar... Como quem não quer nada, sabe?


Vc pode tentar isso e outras idéias, mas lembre-se que uma pessoa só melhora se ela quiser...


imagem de maya
maya
No PF desde: 02/07/2008

Tita, se vc não tem intimidade com seu próprio pai, agora é uma boa oportunidade de iniciar quem sabe uma amizade verdadeira.

Mostre a sua preocupação em relação a vida q ele está levando e tente chama-lo pra sair com com, cinema, jantar, futebol, seja lá o q for - é o melhor caminho de se iniciar uma relação mais saudável.

De restante, ele é o único responsável pela vida dele, é adulto e deve saber se cuidar, não tente inverter os papéis pq ele não é nenhum velhinho morimbundo...

Tentar ajudar é uma coisa, ser responsável por...é outra bem diferente.

boa sorte e fique na paz!

bjo gr!