Família detestável

16 respostas [Último]
karolyneee
No PF desde: 05/10/2010

Oiee, seu problema é parecido com o meu, moro com minha mae, mas da parte dela so tenho primos de 2 e 3 grau.

Tenho tios e primos de sangue da parte do meu pai, sao umas pessoas tao estranhas, moram praticamente ao lado da minha casa, e nao me visitam, e nem para passar a mao no telefone para saber si estou viva ou não. Eles tem uma maanina muito feia, e por isso a cada dia que passa mas raiva tomo deles, eles tem mania de si meterem em tudo da vida da pessoa, e ainda mas na minha vida e na da minha mae tbm, é so chegar começo de mes que ja perguntam quanto ela recebeu? o que pagou? o que comprou de novo? e nao acho isso legal, eles tem tbm uma mania de si achar que sao os melhores que podem tudo, e eu e minha mae si fazer nos de menos, nos ofende com palavras que nos machucam por dentro, mas acho que pelo fato de nos ouvirmos e nunca ter dito nada, nao saber dar um fora, acho que por isso que eles acabam si aproveitando mas e mas de nos duas. Dia 21/09 fiz 18 anos, e pergunta quantos telefonemas recebi da minha familia? Praticamente uns 3, minha tia e minha madrinha, nem pra ligar, para dizer\" Parabéns Cachoora\",rs.

Assim como eles nao vem aki nos visitar, tbm nem dou as caras na casa deles, praticamente so vou uma ou duas vezes por ano,em aniversarios, e natal para dar um abarço, mas tbm vou por ser obrigada pela minha mae, pois por mim nem daria as caras lá. e sempre quando vou, saio de lá chateada, pra baixo, me sentindo no chão, pelas coisas que eles me falam.

Tenho um tio que é irmao do meu pai, gosto muito dele, mas as vezes ele me fala umas coisas que nunka vi um tio dizer isso a sobrinha, fala coisas bizzaras que ti ofende, ti humilha.

Eu namoro a 1 ano e 5 meses, e ele e todos os outros meus tios, ngm acc nosso namoro, esse meu tio msm ja me disse varias vezes que na casa dele meu namoro e eu nunca entraremos, fala coisas absurdas do menino, e sem conversar com ele para conhece-lo melhor, diz que isso que é uma forma de castigo, que ele nos dá. Vejo tantas familias por ai serem unidas uns com os outros, estao sempre reunidos em festas de fim de ano, sempre apioam uns aos outros, e minha familia nunca foi asiim, e tenho certeza de que nunca serão.

Queria mt que eles mudassem esse jeito rude deles serem.


imagem de Júpiter
Júpiter
No PF desde: 08/07/2010

Circe, por mais difícil que seja admitir isso, o fato é que as pessoas só fazem conosco aquilo que nós permitimos que elas façam.


Portanto, pela tua narração, teu pai é explorado e abusado há décadas pela família e nunca se insurgiu contra isso. Ou, se um dia o fez, não o fez com a devida contundência. Por quê ele permite isso, é um enigma a respeito do qual tu nunca vais ter uma resposta concreta, porque a história de décadas de relações interpessoais entre uma família com essas características às vezes é um mistério para os seus próprios membros. Então, é triste, mas não deves colocar a responsabilidade enorme de \'consertar\' isso, nas tuas próprias costas.

Primeiro, porque não cabe a ti. Segundo, porque dificilmente vais conseguir cumprir essa missão e isso só vai servir para que te tortures psicologicamente.


Em resumo: às vezes alguns componentes da família adotam cegamente algum tipo de comportamento - como essa complacência e submissão do teu pai - e nem tem resposta para explicar porque são/agem assim.


Portanto, sinto dizer mas não há muito o que fazer. Mesmo que vc tivesse a possibilidade de tirá-lo do lugar onde está, é provável que ele mesmo não fosse aceitar esse tipo de ajuda. Ou que aceitasse mas continuasse, à distãncia, se sumbetendo a esses caprichos da família folgada.


É um comportamento que está forjado há muitas décadas, provavelmente desde a infância, na alma dele, que o faz se sentir totalmente responsável por toda a família e obrigado a levar a vida para serví-los do jeito que eles quiserem. E isso não se altera com uma simples mudança de endereço.


Sendo assim, pode parecer um pouco cruel o que vou te dizer, mas diante da tua angústia, acho que deves tentar desencanar pensando que, se de um lado ele está sendo explorado, de outro ele está lá há muito tempo, então de alguma forma ele aceita isso. E está vivo até hoje, portanto, não vai morrer disso. E ele é adulto, não é uma pessoa indefesa, então se está lá aceitando isso, é porque ele acha que isso é o melhor para ele.


Então, siga em frente.


Eu entendo que esse pensamento pode parecer um pouco cruel, eu sei que isso talvez não vá suprimir toda a tua angústia pois agora tem o agravante de que ele está também doente. Mas, infelizmente, às vezes há situações absurdas que estão bem na nossa frente e que sabemos que deveriam ser mudadas, mas isso não nos cabe. Então o melhor a fazer é não tentar assumir uma responsabilidade que não é nossa, sob pena de só conseguirmos angariar frustração com isso.


E de outro lado, para que fiques em paz com a tua consciência, sugiro o seguinte: vc disse que liga todos os dias para eles. Então passe a abordar, com cuidado e devagar, esse assunto em algumas dessas ligações. Vá abordando o assunto aos poucos. Por exemplo, no meio do assunto, perguntar ao teu pai \"pai, a tia fulana continua te incomodando? ela tem ligado muito prái? ela não entendeu que tu está precisando repousar?\". Isso não vai resolver o problema, mas dará a chance de eles enxergarem que vc se importa com eles, enxerga o que está ocorrendo e é solidária na dor que estão sentindo. Confortará eles. Teus pais se sentirão melhor em saber que a filha enxerga essas coisas e mesmo não alterando o status quo, ao menos não se sentirão sozinhos nisso. E numa dessas, algum comentário teu pode servir para abrir um pouco mais os olhos deles.

No mais, fique firme e boa sorte.


imagem de joiarara
joiarara
No PF desde: 05/09/2010

Circe, sou sensível às histórias envolvendo famílias e passei para te desejar luz e sabedoria, para intervir no momento adequado, evitar ou amenizar a dor de teus pais e tua revolta por sentir-se impotente.


Teus amigos, que a conhecem bem melhor que eu, postaram o suficiente para tentar propor soluções para que alcances teus objetivos: livrar teus pais da exploração e até humilhação por parte de uma família nada acolhedora, fora as outras questões que pontuaste.


Encaminho através dest post boas energias desejando de coração que consigas manter coração e mente serenos para encontrar um meio de desfazer o nó que te aperta o peito e que oprime teus pais.


Abraço e coragem!


imagem de Jalia
Jalia
No PF desde: 18/08/2009

Circe.. Se o teu pai quiser \"sobreviver\" ele vai ter que aprender a dizer NÃO e de preferência cortar toda e qualquer relação com essas pessoas!! Eu falo por mim!! Já passei por situação semelhante... fizeram-me de idiota e otária. Resultado: tais pessoas, digo psicopatas (prefiro não proferir os nomes, pq não merecem) SIMPLESMENTE MORRERAM NA MINHA VIDA!!! A \"morte\" e o \"sepultamento\" se deu a + ou - 1 ano!!!


E é assim que sanguessugas devem ser tratadas: isoladas e distantes de cidadãos de bem!!

Torço pelo teu pai. Dê força a ele.. Quem bom que ele tem você ao lado ...


imagem de Si Cal
Si Cal
No PF desde: 06/08/2010

é... quem disse que \"nossa familia\" não tem pessoas com desvios de caráter... isso nao acontece so com a familia do vizinho... (a vida e os aspectos que a envolvem estão ai para todos).


Circe o seu PAI tem que resolver os problemas dele... vc pode ajudá-lo aver aspectos bons, ruins, etc... das pessoas das situações, mas quem realmente define o caminho é SOMENTE ELE.


Vc por sua vez.. deves fazer oq fazemos em situações de desvio de carater...


SE FOSSE COM A FAMILIA DO VIZINHO oq vc faria (oq todos fariam??) simples: IGNORAVAM!!! pois entao como eu disse no começo e com \"tua familia\" mas a regra deve ser a mesma... IGNORAR!


Beijos


imagem de Dame Lauriere
Dame Lauriere
No PF desde: 29/08/2010

Oi Circe. Tua história familiar tem pinceladas da minha.Injustiças familiares, pessoas sanguessugas, meu pai tendo que pagar remédios pros pais dele e o filhinho preferido dos meus avós, o mais novo, roubando dinheiro dos próprios pais pra dar pras amantes e comprar carro novo, jogando fora as terras do meu vô (herança da família), sei como é essa revolta com pessoas interesseiras, irresponsáveis, sem caráter. Meu pai também tá doente, tomando remédios, e a grossura dele recai em mim, por isso mal espero pra sair de casa e não depender um centavo dele. Ele também prefere meu irmão porque é homem, toda a família dele é bem machista, pro meu irmão sempre tem $ e fala mansinho, comigo é só esporro e xingão pra qualquer coisa. Mas aqui se faz, aqui se paga...


Acho que teu pai tá pagando por um erro de sempre ter deixado pisarem nele. Esse erro é tão grave como o contrário, de pisar nos outros, embora seja um erro, digamos, meio \"benevolente\" e por isso menos condenável em geral. Mas é um grande erro. Eu cometi esse erro também. Meu pai comenteu, acobertando o irmão dele que agora tá jogando fora a herança da família.


O pior é que \"jogar umas verdades na cara\" quase nunca adianta. Essas pessoas são assim mesmo. Parecem aquelas trepadeiras (as plantas), onde dá pra \"trepar\"... é pra já. E teus pais também já viveram as vidas deles, difícil mudarem agora. Tem marcas que ficam. Eu morro de indignação por causa de coisas que acontecem na minha família paterna, fico p*, esmurro a parede. E meu pai, que é um grosso comigo, se faz de desentendido com a família dele.


O que eu te aconselho, e serve pra mim, é que não podemos mudar certas coisas, não adianta ficarmos querendo carregar o mundo nas costas. Se teu pai agiu errado, e tá nessa situação, infelizmente ele vai ter que arcar com as consequências. O que tu pode e deve fazer é tentar não deixar isso te atingir demais, prejudicar TUA vida, porque TU ainda tem uma vida pela frente e o melhor que pode fazer é não repetir os erros que viu, não se deixar pisar, explorar, saber dizer NÃO. Porque dificilmente as coisas vão mudar na tua família. É dar soco na parede tentando derrubá-la.


Mas tu, claro, como boa filha deve dar apoio e assistência a teus pais, certo sofrimento da tua parte é inevitável. Só não deixa isso atrapalhar muito tua vida, como uma metástase que se espalha pra tua geração.


Uma das piores coisas da vida é termos que ver injustiças e ficarmos quietos, principalmente no tão íntimo ambiente familiar. Mas que essas coisas sejam lições de vida pra nós.


Talvez seja bom tu fazer uma terapia pra lidar com esses sentimentos nocivos de mágoa, raiva, impotência, confusão. Isso pode até te deixar doente. Digo o mesmo pra mim.


Kisses.