Cunhada folgada

11 respostas [Último]
jujupg
No PF desde: 20/01/2011

Olá pessoal preciso mto desabafar.


Tenho 24 anos, sou casada há 5 meses e estou gravida de 4 meses. Desde que me casei moro com a minha sogra e meu sogro, e nos fundos da casa moram meu cunhado (Ricardo), sua esposa (Carla), uma menina de 4 e um bebe de 2 meses(Gustavo). Eu tenho uma casa em meu nome, só não moramos lá porque a casa esta alugada para meu tio (tio esse que meu pai adora)

Como sempre me dei bem com meus sogros, eu pensava que a minha estadia na casa seria tranquila pelo menos até que meu tio resolva sair de lá e com o $$ do aluguel nós tivéssemos condição de juntar dinheiro e mobiliar a casa; mas aos poucos td foi ficando diferente devido a presença da Carla em casa. Desde que o bebe dela nasceu(em Outubro do ano passado), toda a atenção da casa ficou voltada pra ele, inclusive a mnina de 4 anos (q eh filha dela com outro homem) ficou um pouco de lado. Como eh o primeiro neto da minha sogra, ela as vzs exagera nos cuidados com o bb e nem deixa a mãe cuidar direito da criança, ela se mete em tudo. A Carla por sua vez não se importa que a sogra fique dando banho, embalando o bebe o dia todo enquanto ela dorme e assiste TV. A Carla vai voltar a trabalhar no início de Março e vai deixar o bebe aos cuidados da minha sogra, além da mnina que tem 4. Quem já morou/mora com os sogros como eu, sabe que não eh facil a convivencia, eh mta gente dando palpite na sua vida, além de não termos o mínimo de privacidade. Minha sobrinha de 4 anos não tem limites e fica o quase o dia inteiro na casa dos meus sogros que tbmm não chamam a atenção da menina pq pra eles esta td bem ela entrar no meu quarto e do meu esposo e ficar chereteando as minhas coisas. Meu esposo trabalha e faz faculdade a noite e não ve nada disso acontecer, qndo vou contar td isso ele apnas diz: TENHA PACIENCIA...


Enfim...a gota d\'água foi esses dias que a Carla falou. \"Ai Ju, eu estava conversando aqui com a Dna Irene (minha sogra) pra vc amamentar o Gustavo (meu sobrinho de 2 meses) enquanto eu estiver fora e vc estiver de licença pq daí tbm fica ateh melhor pra vc amamentar o Guilherme (meu bb q ainda nem nasceu) pois estimula a produção de leite (momento médica obstetra) neh, o que que vc acha? (Nesse momento minha sogra olha pra mim sorrindo e achando td mto lindo). EU na hora, totalmente chocada com o pedido/ordem disse: Claro, pq não?!?

Mas soh depois eh que me toquei do tamanho do problema...O problema, nesse caso (gente, não me entendam mal, criança eh uma benção de Deus, soh estou fazndo um comparativo) tem 2 meses e pesa 7,5kg - esse eh meu sobrinho, imaginem soh daqui a 5 meses esse bebezão mamando no meu peito?!?.. Ele suga forte já com essa idade e eh super mamão, coitado do Guilherme, será que ela não pensou que o bebe dela, então com 7 meses vai esvasiar meu peito em vez de \"estimular\"?Não pensou que o bebe dela pode me machucar, levando em conta que essa eh minha 1a gestação?


PArece egoísmo da minha parte, mas qndo contei isso pra minha comadre e minhas colegas de trabalho, todas me disseram pra sair de lá antes do meu bb nascer pra ter a minha vida e evitar maiores confusões futuras, devido a falta de simancol da Carla.


Preciso mto da opinião de vcs, por favor me ajudem...estou mto nervosa e não sei o que fazer!!!

Desde já agradeço.


imagem de Kathya34
Kathya34
No PF desde: 06/06/2010

Querida, não fique nervosa...A questão de machucar e esvaziar é relativa, uma colega minha de trabalho amamentou o filho dela que nasceu com 4,5kg e uma sobrinha cuja mãe não tinha leite.

Deixe claro que a prioridade é o SEU FILHO, porque você quer ser uma mãe presente.

Elas não tem que pensar, e decidir sobre você, sobre o seu filho ou seu corpo, mas você sim. Fala para o seu marido resolver isto com a família dele.

Pelo jeito a convivência tá difícil, a sua sogra é intrometida, há um bebê novo na casa, sua gravidez te deixa com os nervos mais a flor da pele, a cunhada tomou conta, as crianças idem...

De repente dá uma pressão no seu tio, alega que você precisa da casa, pois quer fazer um quartinho para o neném, e que vocês gostariam de ter o canto de vocês.

Você pensa muito nos outros, pensa um pouco em ti e no teu bebê.


jujupg
No PF desde: 20/01/2011

Ola Kathya,


Fiquei feliz com sua resposta, pois achava que era neurose minha e ciumes do bb da minha cunhada, mas cmo vc disse, a minha gravidez me deixa com os nervos a flor da pele mesmo...

Então, como sou mãe de 1a viagem não entendo mto de amamentação, o caso da sua colega foi mto legal, gostaria de poder amamentar meu sobrinho tbm, não tenho problema com isso, mas minha prioridade eh meu bb, lógico.


Muito Obrigada pelas palavras, Deus te abençoe.


imagem de Kathya34
Kathya34
No PF desde: 06/06/2010

De nada...

E que sua gravidez corra muito bem!

Independente de qualquer coisa, não se sinta constrangida ou obrigada a fazer algo que te deixa desconfortável.

A sua cunhada é abusada, ela deveria de ter trocado uma idéia contigo, antes de falar com sua sogra.


imagem de vica
vica
Offline
No PF desde: 25/08/2010

Bem pra começo de conversa se cunhada e cunhado fosse bom não começava com essas duas letrinhas.....brincadeirinha. Isso não vai dar certo é muita gente morando junto, acho que suas amigas estão certas, tente estar na sua casa, na sua privacidade quando seu bb nascer, essa cunhada é pra lá de abusada, além de amamentar você vai ter que cuidar de dois bbs.


imagem de Belle D´Jour
Belle D´Jour
No PF desde: 19/07/2010

Nossa, menina! Vcs precisam sair desta casa e ter a vida de vcs. É muita gente junto e se intrometendo um na vida do outro. Acho que ter o canto de vcs deve ser a prioridade máxima. Ainda mais agora com o bb a caminho é bom que vcs possam fazer as coisas a seu próprio modo, sem muita gente em cima. O nenê precisará de um ambiente mais tranquilo, com toda certeza.

Quanto ao pedido de sua cunhada: absurdo dos absurdos. Primeiro porque a prioridade é SEU FILHO., deixe isso muito claro a ela. Segundo porque o CORPO É SEU e ninguém tem que dizer a vc o que fazer com ele.

Se vc não começar a colocar limites nas pessoas que te cercam, ninguém o fará por vc. Falo isso por experiência própria. Não precisa ser grossa, mas vc pode sim dizer com todas as letras que NÃO, pois além do seu bb ser a prioridade, amamentar não é nada fácil. É um processo doloroso e cansativo. E a cara de [***] da sua cunhada deve muito bem saber disso. Vc ficará exausta a cada mamada de seu bb, imagina ainda ter que fazer hora extra com o bb dela. É muita falta de noção!


imagem de Moça!
Moça!
No PF desde: 12/10/2010

juju


Eu seeeeeeempre parto do princípio que:

Se determinada pessoa não fica constrangida em me pedir algo, EU É QUE NÃO FICAREI constrangida em manifestar minha vontade e negar o pedido.


Note também que as pessoas costumam ocupar os espaços que estão livres. Elas são espaçosas porque NÓS damos espaço. Você deve se impor mais. Por um bom tempo as pessoas continuarão forçando uma barra (pois estavam acostumadas com a dinâmica antiga) mas com o tempo elas respeitarão o seu espaço - espaço QUE VOCÊ DELIMITOU.


Não espere que seu marido veja/compreenda/defenda. Não espere que sua sogra e cunhada passem a te respeitar do nada. Entenda que VOCÊ deve iniciar uma nova postura.


Hoje é um pedido pra amamentar o filho, amanhã sabe lá o que vai ser. Não trate como casos isolados. Apenas se imponha. Mude de postura. E com isso não estou falando que deves ser grossa, rude ou respondona. A gente tem como impor respeito de forma respeitosa e esse, aliás, é o melhor caminho.

;)


jujupg
No PF desde: 20/01/2011

Meninas obrigada pelas orientações...


Vcs não tem noção de como essa mulher eh...como bem colocou a Moça; espaçosa.

Ela eh mto esperta, e sabe como manipular e persuadir as pessoas e, realmente, se a pessoa que convive com ela não se impor logo de cara; ela vai tomando o espaço que não eh dela.

Parece que esse ano será realmente difícil...pois quando eu for me impor do modo que preciso e então minha opinião ser respeitada ela vai se colocar de vítima e a harmonia entre as famílias não sera mais a mesma.


imagem de pequenina
pequenina
No PF desde: 01/07/2010

Menina, você precisa de um cantinho para vocês.

Sim, sua cunhada é bem folgada mesmo.


Sobre amamentar seu sobrinho,não tem muito propósito. Médicos não indicam que outra pessoa amamente seu bebê e vice-versa. Isso já foi costume há muito tempo atrás, hoje não tem razão de ser, mesmo sendo parente próximo.


A verdade é, seu bb ao nascer vai precisar amamentar em livre demanda, ou seja, a hora que ele tiver vontade. E você terá que estar disponível para ele. Para sair dessa sem criar maiores transtornos com as duas sem noção, converse com seu obstetra acredito que ele vai contra indicar que amamente outro bb.


Quanto ao seu sobrinho, oriente sua cunhada a procurar o pediatra da criança que poderá orientá-la a realizar ordenha e conservar o leite dela para ser oferecido ao bb dela enquanto ela estiver fora. Sem falar que ela tem direito legal de 30\' por dia no trabalho para amamentar o bb. Com um pouquinho de esforço ela consegue manter o bb com o leite dela mesmo. Porém, ordenhar e armazenar dá trabalho e se ela for mesmo tão folgada vai achar mais fácil transferir essa responsabilidade para você.


Não faça o que não quer só para agradar terceiros.


imagem de LiLies
LiLies
No PF desde: 22/10/2010

JuJu, sai dessa com certeza. Caraca, me desculpa, mas não consegui deixar de rir ao ler isso. Ri pelo descaramento dela. Que isso.. se isso não é abuso o que mais pode ser?


Fala sério, diz que não quer. Não precisa sair de lá e ficar sem rumo, claro que se tiver um lugar pra ir, se mude logo, caso não, continue, mas bota essa prerguiçosa no lugar dela.. eu hei!


imagem de juliowave
juliowave
No PF desde: 22/12/2009

Na minha minha família têm um lema antigo: Quem casa quer casa, portanto...