Andar com as proprias pernas

9 respostas [Último]
julia31
No PF desde: 21/10/2010

Boa tarde a todos!

Preciso desabafar.

Moramos eu, minha filha e meu marido na casa da avó dele. Passamos por alguns problemas e precisamos ficar la um tempo. Minha mãe faleceu tem 5 meses e meu pai não tem muito custo em casa ( isso que ele fala ). Moram ele, e dois irmãos. um dos irmaos trabalha, o outro não quer saber de nada, viciado em drogas, meu pai sustenta ele. Meu pai me ajuda demais so que isso anda me deixando triste. Parece que não sei andar com minha pernas. Ele diz que ajuda a netinha dele, mais eu aproveito tambem ne!

Meu marido trabalha, mais paga pensão, resolveu estudar pra tentar algo melhor, ai vem o custo da faculdade, fora os outros custos. Eu pago a escolinha da minha filha que vai mais da metade do salario e fico por conta das pequenas coisas. Fico triste quando meu pai ajuda, parece que estou sugando ele. Ele esta ajudando a pagar nosso carro, quando vai na minha casa sempre me da dinheiro, Ja disse que se o curso do meu marido pesasse ajudaria ele a pagar. Meu pai é muito bom. Ele é aposentado e ainda trabalha. Quando falo que ta gastando muito ele diz que agora que minha mãe faleceu ele nao tem com que gastar, so com alimentação e contas da casa. As vezes penso: antes comigo que gasto com coisas boas do que com meu irmao que com certeza vai usar na gandaia e nas drogas. Mais depois fico triste por estar aceitando.

Sempre quando estamos no sufoco recorremos a ele. Não estou querendo mais. E outra, olhamos uma casa pra alugar e uma pessoa da minha familia ofereceu ajuda por um ano, relutei um tempo mais acabei aceitando. Quero dar um jeito de pagar essa pessoas, apesar de saber que ela vai relutar em aceitar.


Obrigada por me escutarem.


imagem de Nary
Nary
No PF desde: 20/08/2008

Vc é uma pessoa maravilhosa, por pensar assim.. Deus vai te ajudar no que for preciso


imagem de precisofalar
precisofalar
No PF desde: 28/04/2008

Julia... Eu tive um professor de educação física que, há uns 6 anos atrás, e eu soube pela chefe da menina... Bem, há uns 6 anos atrás, ele chegou no Posto de Gasolina onde sempre abastecia o carro. Desceu e foi tomar um cafezinho no escritório, como sempre fazia... Conversa com um, com outro... E chegou na menina que é auxiliar de escritório e perguntou se ela estava estudando. Ela disse que tinha concluido o ensino médio, mas que não pode entrar na faculdade porque era muito cara. Ele perguntou qual era o curso, ela falou Direito.

Dias depois ele voltou com formulário de inscrição no vestibular e disse que era para ela estudar para passar... E que ele arcaria com toda a faculdade dela...

Todos ficaram surpresos no local... E perguntaram "mas como, pq?"... E ele "eu tinha prometido a mim mesmo que qdo pudesse, ajudaria alguém que realmente quisesse estudar. Posso. Já fiz doutorado, minha esposa tb, minha filha vai estudar... Enfim... é a oportunidade dela".

Pq falo isso?

Pq acho que ele, assim como o seu pai, fazem com gosto, para poder ajudar... Compete a ti fazer bom uso da ajuda e não explorar. Conversa com teu pai, diga como se sente e como ele gostaria que, quando vcs estiverem em melhor situação, ele gostaria que vc devolvesse.

Mas assim... Enqto vc ficar aceitando favores, vai ter de saber que todo bônus tem seu ônus. Seja quem for que emprestou a casa, pergunte como pode pagar... As vezes mantendo a casa, ou plantando no jardim...

Enfim...

Mas não pense que vc tem mais direito que seu irmão... Ambos têm o mesmo direito, indiferente do que fazem com o que ganham...


imagem de Melliss@
Melliss@
No PF desde: 28/04/2011

Julia,


Vc é abençoada querida!

Um pai maravilhoso! QUE GRACINHA VIU!


Olha, não seja orgulhosa, aceite de bom coração e diga a ele que sempre poderá contar com vc, que um dia ele se orgulhará de ter te ajudado e ponha isso em prática.

Veja, daqui a pouco chegam os anos para ele e vc retribuirá em forma de muito carinho, ele vai precisar como todos nós precisamos daí vc fará sua parte, pois será a hora de vc investir no seu pai!

Minha Avó dizia que o orgulho é extremamente necessário, mas quando sabemos usá-lo, então faça desse desconforto que vc sente com a ajuda dele em algo que dará retorno a todos, então por que vc não entra para faculdade?

Enfim... Faça de tudo isso uma troca maravilhosa!


imagem de Dani*
Dani*
No PF desde: 15/01/2011

Ao menos você é uma pessoa consciente, pois outro no seu lugar "sugaria" até o sangue do seu pai.

Pessoas aproveitanto da bondade das outras é o que não falta!

Principalmente no meio familiar.


Parabéns pela atitude...


imagem de alice55/RJ
alice55/RJ
No PF desde: 01/06/2009

Olha, concordo que seu pai é muito bom e quer ajudar, mas sem um planejamento financeiro, voces vão ficar eternamente dependendo da ajuda dele. Sejamos realistas: e se ele falecer, como será?

Voces estão com apertos financeiros e ainda compram um carro... que é ótimo, mas dá uma despesa danada...

Acho que falta mesmo voce e seu marido conversarem, fazerem o levantamento mensal de quanto gastam de verdade e, de um jeito ou de outro, cortando os extras, começarem a se preparar para sair ou diminuir a ajuda de seu pai, porque não será para sempre...


Desculpe se falo dessa forma, mas penso que não há outro jeito. A velhice chega, a morte pode nos surpreender a qualquer momento... o quanto melhor estivermos preparados pra esses eventos inevitáveis, melhor.

É a minha opinião, tá?


julia31
No PF desde: 21/10/2010

Alice, concordo com você. Em relação ao carro já tinhamos um mais estava dando muito trabalho, muito custo, entao trocamos por outro. Como temos uma menina pequena, ajuda um bocado. Uma amiga uma vez me passou uma planilha de custo, ela disse que depóis que ocmeçou a usa-la sobrava até dinheiro. Estamos por todas as despesas no papel . Eu tem horas que não sei nem com o que gastei. Ai é complicado.


imagem de Melliss@
Melliss@
No PF desde: 28/04/2011

Alice tem razão!!! Ainda bem Julia que está se abrindo para tudo que ela escreveu.


Cate
Offline
No PF desde: 06/02/2012

Julia,


você tem muita sorte em ter uma familia e amigos dispostos a ajudar!


Aproveite e retribua...com muito carinho que tem para dar para eles.


Todos nós precisamos em alguma altura de alguma coisa. temos de aprender a dar e tambem a receber. E as vezes custa muito receber. Mas pense que vai retribuir, nem que seja de outra forma, não monetaria, mas há muita forma de agradecer.

De cereteza que a vida não tem sido facil para seu pai. Sentir o apoio e carinho da filha, talvez já seja retribuição suficiente para ele.


O passado ano, tambem foi para mim foi uma loucura para esquecer. marido desempregado e eu com ordenado em atraso. os meus pais estão na capital, eu no interior.

Tive de telefonar para eles e contar-lhes o que se passava. E eles logo me ajudaram dentro das possibiidades e ofereceram casa e tudo o que precissasse.

Sempre pensei que nesta idade, seria eu a ajudar os meus pais e não o contrario, mas enfim, a vida dá muitas voltas e temos de nos ajudar uns aos outros. O ano passado eles ajudaram a dar de comer as minhas filhas, logo que eles precisarem de algo eu estarei lá para eles, seja o que for.

penso que a vida é assim e pronto.


Mas claro que temos de aproveitar essas ajudas para nos reerguer e não nos encostar a isso. Vamos simplesmente tomar balanço para voltar a voar.


julia31
No PF desde: 21/10/2010

Obriga pessoal, não sabem a força que está me dando.