Alguém que entenda de direito de família...

9 respostas [Último]
imagem de joaninha2010
joaninha2010
No PF desde: 08/10/2010

Boa noite!!! Gente, minha sogra (73anos), cria um neto desde quando a mãe dele há entregou, isso já se faz 8 anos.O menino é filho do meu cunhado, porém só é registrado no nome da mãe biologica.Meu cunhado não é uma pessoa de muita responsabilidade, portanto quem faz o papel de pai, é o meu marido e mãe é a minha sogra. A mãe biologica do menino, aparece para ver o garoto quando bem quer, pra se ter ídeia em 2012 ela só veio visitar o filho 2 vezes, não está nem aí pra criança, pois ela sempre vem visitar o irmão que mora na outra rua, mais não passa aqui em casa pra ver o filho. Ano passado o menino só foi matriculado, por que aqui na frente de casa tem uma escola municipal e o pai dele (meu cunhado), conseguiu fazer a matricula dele por debaixo dos panos, coisa que pode até prejudicar a escola, porém no meio do ano o garoto resolveu desistir e ninguém aqui em casa fez nada.Ele simplismente desistiu por que havia coleguinhas que batiam nele,e como meu marido trabalha anoite e só chega pela manhã em casa, ele não foi atraz de saber o que realmente estava acontecendo. Bom, semana passada depois de muito insistimos a mãe do menino apareceu, e minha sogra pediu que ela levasse o menino(ele chorou muito) ou passase a guarde dele pra ela, a mãe dele, ficou de vim pra elas irem no conselho tutelar, porém, como isso sempre acontece, pois não é de agora que minha sogra pede a guarda...ela até agora não apareceu e não atende os telefonemas e nem apareceu pra fazer a matricula do filho. Como eu disse o menino não é registrado no nome do meu cunhado, mais ele aceita registrar o filho, o problema é que a mãe biologica, não quer, por ele não ter o que oferecer ao menino, e só pra constar que é pai, não precisa...Pro meu marido ela já manifestou interesse, e ele até que queria, porém eu não aceitei, pois o pai é vivo e é obrigação dele registrar o filho, e tb achei que ela é muito esperta em querer fazer isso, pois meu marido é bem empregado,temos transporte (moto e carro), e estamos juntando dinheiro p/ comprar nossa casa, depois ela vai querer o filho e meu marido ainda vai ter que pagar pensão pra ela. Bom, a mãe do menino tem uma filha, vive com o pai da criança e tem casa própria e quando veio aqui na semana passada queria elevar ele, porém o menino chorou muito e minha sogra pediu pra ela deixar ele, por mais 2 anos (ele tem 8 anos) e disse que queria a guarda dele pra ela, e que ela vinhesse fazer a matricula do filho...coisa que até agora nadaaaaa


Eu quero saber, o que pode acontecer nessa situação se minha sogra procurar um conselho tutelar e contar tudo isso ?


Minha sogra quer a guarda do neto, mais já está com 73 anos e não é muito saudavel, a justiça vai dá essa guarda pra ela, sendo que a mãe do menino tem saude e o pai não tem responsabilidade ?


O menino, pode ser obrigado a morar com a mãe biologica ?


obs: o pai do menino aceita registrar o filho se ela quizer, mais não tem interesse em entrar na justiça pra requerer esse direito.


imagem de kvet
kvet
No PF desde: 05/06/2010

Joaninha, o que vou dizer não te ajudará em nada, mas amanhã com certeza aparecerá alguém alguém aqui para responder e te ajudar a dar uma luz, pelo menos.


Eu só queria deixar registrado que eu sinto muita dó dessa criança. Desde a primeira vez que tu postastes sobre ele.

Nem estudar a criança consegue. Nem paz na escola... E ele só tem 8 aninhos.... É muita rejeição e muita dor para uma criança só..


imagem de Nary
Nary
No PF desde: 20/08/2008

Teria que procurar um advogado, p/ ajudar. P/ saber quais os direitos que ela tem sob essa criança


imagem de joaninha2010
joaninha2010
No PF desde: 08/10/2010

kvet


Eu lamento muito pelos pais inrresponsaveis que o menino tem.

Essa noite mesmo tive uma conversa com meu marido, e disse pra ele pegar a mãe e o irmão dele e procurar um conselho tutelar, por que conversar com a mãe do garoto, não adianta nada e eles precisam resolver isso.Meu marido ja foi até a escola que o menino estudava e conversou com o rapaz que fez a matricula dele no ano passado, e hj ele vai tentar ajudar a rematricular o garoto.Ele me disse que já fez ligações pra mãe do garoto, mais ela não está atendendo e nem retorna.

Queria entender o que ela pensa e por que não tem um pingo de amor pelo filho dela ?


Enquanto à mim, continuo sustentando que não quero o menino no meu relacionamento, e isso tb foi abordado na minha conversa. Pedi pro meu marido ajudar a resolver a situação do menino, mais que ele não se comprometa e nem assine documento nenhum em relação a guarda do garoto.Ele me disse que já havia falado pra mãe dele que se ele quizer a guarda , ela pode ficar, porém ela tem que deixar a mãe do garoto avisada, que quando não der mais pra ela cria, ela vai ter que pegar o filho dela..


INFELIZMENTE O MENINO SABE TUDO QUE SE PASSA NAQUELA CASA, TUDO SE CONVERSA NA FRENTE DELE, O DESCASO DA MÃE, TUDOOOO... Vejo que quando o assunto é a guarda dele, ele fica pensativo quando dizem que a mãe dele não quer ele, a vó ás vezes em momentos de raíva diz que quer entrega-lo...é cada coisa !!!

o menino há tempos não pegava dinheiro escondido, e essa semana achou de tirar dez reais da minha bolsa..só senti falta do dinheiro quando cheguei no trabalho, e quando cheguei em casa chamei ele pra conversar, até que ele me disse que havia pego o dinheiro pra comprar bombom.

é uma criança criada com vó, só fica dentro de casa quando meu marido ou pai dele está, pois quando eles saem e trancam o portão, ele pula o muro pra ir pra rua e a coitada da minha sogra, como não consegui andar direito não pode ir atraz.


Gente, a mãe biologica do garoto sabe de todo esse comportamento, por que eu falei pra ela em uma das vezes que ela apareceu.


Bom gente,tenho pedido a Deus que coloque amor no coração da mãe desse menino,


imagem de Júpiter
Júpiter
No PF desde: 08/07/2010

Miguxa, vai no conselho tutelar e conta isso tudo, eles vão te orientar.

A mãe abandonou o filho, deve responder por isso. Tua sogra quer a guarda, não importa se tem 73 anos, se ela quer cuidar e a mãe não quer, ela pode pedir a guarda, nem que seja provisoriamente, e inclusive postular judicialmente, depois, que a mãe pagua pensão alimentícia para o menino. Se essa moça pôs filho no mundo e não quer cuidar, então que pague para alguém que cuide.

Se teu marido registrar a criança no nome dele, não vai ter que pagar pensão para a mãe da criança não. A obrigação de alimentos, neste caso, seria em favor do menino, mas como ele estará sob a guarda do teu marido e tua sogra, obviamente que a mãe não terá direito a receber coisa alguma.

Ainda acho o mais correto registrar em nome do pai verdadeiro - não importa se a mãe não quer porque ele é vagabundo, ela não tem que querer nada, isso é um DIREITO DO FILHO - e tua sogra pedir judicialmente a guarda da criança e depois cobrar alimentos de ambos, pai e mãe. e se eles não tem nada para dar pro filho, ao menos a Justiça vai botá-los periodicamente atrás das grades para que reflitam sobre o que estão fazendo com essa criança. Ausência de pagamento de alimentos é a única coisa que dá cadeia CERTO.

Mas o primeiro passo é esse: tua sogra levar o menino no conselho tutelar e narrar tudo isso pra eles.

Boa sorte.


imagem de Ro Samy
Ro Samy
Offline
No PF desde: 24/11/2012

Vcs precisam buscar orientação na Vara de Infância de sua cidade, provar quem é que criar a criança, e entrar com um pedido de destituição do pátrio poder da mãe. ( com essa idade ele já é ouvido pela justiça).

E o pai biológico pode (e deve) entrar com uma ação de reconhecimento de paternidade. Não tem essa de a mãe não querer.

Mas é na Vara de Infância que um promotor vai analisar a situação e orientar a melhor conduta. E este serviço tem a opção de Ajuda jurídica gratuita.

Boa sorte, protejam este anjo, por favor, quanta coisa essa criança passa!

e um tratamento psicológico era uma boa pra ele, pois ser rejeitado dessa forma destrói uma pessoa por dentro ( experiência própria).


imagem de COALA
COALA
No PF desde: 16/12/2012

vai no conselho tutelar..la tem um advogado que fica de plantão...ele vai te explicar tudo direitinho.


imagem de joaninha2010
joaninha2010
No PF desde: 08/10/2010

Acabei de ver uma msg da mãe do garoto no face do meu marido, dizendo que na segunda ela vai vim aqui em casa sem falta, pois tb está com problemas.

Eu disse pra minha sogra e ela vai aguardar.


COALA,Ro Samy e Júpiter


Estou dando corda pro meu marido levar a mãe e o irmão no conselho tutelar pra tentar resolver a situação, e fazer o pai do menino registrar ele.


vamos ver no que vai dá.


imagem de Melliss@
Melliss@
No PF desde: 28/04/2011

Quote:
Ele simplismente desistiu por que havia coleguinhas que batiam nele


Até eu desistiria, apanhar dos coleguinhas e saber que ninguém tomaria nenhuma providencia.

Joaninha a vida dessa criança é complicada, quanto mais deixar rolar, mais a situação ficará complicada.

Não tem mistério para se resolver o problema, sua sogra tem toda a vizinhança para atestar que cuida dele e ele tem idade para relatar os fatos, então basta alguém com boa vontade para resolver a situação.

Seu cunhado já propôs o teste de DNA? Existe a possibilidade do filho não ser dele?


imagem de joaninha2010
joaninha2010
No PF desde: 08/10/2010

Melliss@

hj pela manhã no café, a minha sogra perguntou do meu marido o que ela deveria fazer se a mãe do garoto aparecer...meu marido disse pra ela combinar o dia pra irem no conselho tutelar e que ela avise o pai do menino, pra ierem todos juntos no dia...Eu disse pra minha sogra, acompanhar ela até á escola da frente de casa, pra verificar a matricula do menino...Falei pra minha sogra ser dura com ela, e deixar claro que caso ela não procure resolver a situação do menino, ela íra procurar a justiça.


Seu cunhado já propôs o teste de DNA? Existe a possibilidade do filho não ser dele?


Meu cunhado não é do tipo responsável, até mesmo por que ele se confia no meu marido e na minha sogra, então ele pouco se incomoda com o menino...ele no nomento está em uma fase boa, por está amigado com uma mulher, ..não anda mais bebado e nem usando porcaria.Minha sogra , coitada, anda orando muito pra esse relacionamento dele dá certo...e eu tb !!

Ele aceita registrar o filho, mais não quer andar atraz de justiça pra ter que fazer isso...ele quer que a mãe do menino queira isso.


Bom, existe essa dúvida...até mesmo porque a mãe do menino quando estava grávida andou falando que não era do meu cunhado, e depois voltava atraz do que falava...o menino tem semelhança como os tios e até com o próprio pai..


GENTE EU PEÇO MUITO A DEUS, QUE A MÃE DELE PEGUE ELE PRA TERMINAR DE CRIAR E EDUCAR..COMO EU DISSE O MENINO SÓ FICA EM CS QUANDO O PAI OU O TIO ESTÃO EM CASA, ÁS VEZES CHEGO DO TRABALHO ÁS 19 HORAS E O MENINO AINDA ESTÁ NA RUA, O GAROTO NÃO OBEDECE A MINHA SOGRA, É DO TIPO DE CRIANÇA QUE ESTAMOS FALANDO E ELE ESTÁ RESPONDENDO...SINCERAMENTE, PRO BEM DELE , EU ACHARIA MELHOR ELE ESTÁ COM A MÃE BIOLOGICA...O PROBLEMA É QUE O POVO LÁ DE CASA, ESTÃO AGINDO PELO CORAÇÃO, E NÃO PELA RAZÃO...POIS A SOGRINHA CANSA DE SE LAMENTAR, QUE NÃO PODE FAZER MUITA COISA PELO MENINO, QUE NÃO PODE DESCANSAR QUE O MENINO NÃO DEIXA,QUE NÃO PODE IR ÁS REUNIÕES DA ESCOLA E TEM QUE INCOMODAR OS OUTROS PRA ÍREM POR ELA...