Vigiar o parceiro nas redes sociais pode acabar até com casamento.

14 respostas [Último]
imagem de Mauro Scherer Dornelles
Mauro Scherer D...
Offline
No PF desde: 29/06/2010

por Tatiana Ades.


O estudo Vigilância no Facebook de antigos parceiros realizado na Universidade de Brunel (Londres), indica que vigiar ex namorado no Facebook leva ao aumento da angústia e ansiedade.

Agora, imagine as consequências de *stalkear o namorado (a) ou o marido (esposa)?

* Stalkear: obsessão em perseguir a vitima sem parar, seguindo, telefonando, enviando mensagens, etc.


Relacionamento amoroso: mau uso das redes sociais

A forma como parte das pessoas usa as redes sociais vem provocado brigas e até separações entre casais. Em consultório, uma das principais queixas dos pacientes está vinculada ao uso que se faz dessas redes. O motivo é o ciúme decorrente de postagens e de novos contatos feitos pelo companheiro.

Ana Amelia (nome fictício) me conta que passa cerca de seis horas por dia no Facebook vigiando o perfil do namorado. Ela observa tudo: quais postagens ele “curte “, quais pessoas entraram pra sua rede de amigos, quantas mulheres falam com ele, de que forma falam e se ele responde ou não a elas.

Sua insegurança chegou ao ponto de ficar conectada à página do namorado até mesmo no trabalho, perdendo o foco de suas tarefas como secretária. As discussões com seu parceiro são diárias e ele chegou a cancelar o perfil várias vezes e voltou, pois ela assim lhe exigiu, argumentando que ele poderia criar um fake para enganá-la.

Eduardo (nome ficiticio) também chega no consultório eufórico e exclama:


- Consegui as senhas ... as senhas do Facebook e de outras redes sociais dela!


Ele me conta que passou a noite digitando senhas até sentir o prazer de ter acesso ao mundo secreto da namorada, ler mensagens pessoais e verificar com que amigos ela conversava em segredo. Ele não encontrou nenhum sinal de traição, mas está tão obcecado com a possibilidade de vigiá-la virtualmente, que não consegue parar; diz que algum dia achará uma pista.

Amélia (nome ficiticio) terminou um casamento por causa do Facebook. Ela começou a mandar mensagens para as mulheres da lista de contato do marido, chamando-as de nomes vulgares e pedindo para ficarem longe dele. Além disso, criou um perfil fake para testar a fidelidade do marido, seduzindo-o e enviando mensagens eróticas e provocadoras. E no dia em que ele aceitou receber uma foto da desconhecida e se mostrou mais aberto e simpático, ela diz que sentiu ciúme do próprio fake e esperou ele chegar em casa para iniciar mais uma briga violenta. Mas dessa vez ele não suportou e foi embora de casa.

Cada vez mais a sociedade se transforma numa espécie de stalker virtual. Muito próxima ao objeto amado, tem a possibilidade de espioná-lo.

A brincadeira de estar numa espécie de reality show cibernético transforma as pessoas em seres muito mais desconfiados, ciumentos e bisbilhoteiros. As possibilidades de traição aumentam com a internet, por isso a desconfiança também.

Mas... confiança é incondicional, independe de época e de valores sociais. Deveríamos aprender a exercitar mais esse canal tão fechado.


Fonte: UOL http://migre.me/b2NeL


imagem de tischa
tischa
No PF desde: 13/08/2011

Quote:
* Stalkear: obsessão em perseguir a vitima sem parar, seguindo, telefonando, enviando mensagens, etc.


Entre muitos adolescentes que conheço este é o namoro padrão.


imagem de Melliss@
Melliss@
No PF desde: 28/04/2011

Eu vejo que só atualizou as ferramentas, pois quem tende a vigiar os passos do parceiro sempre arrumou um jeito para invadir, perseguir, bisbilhotar a vida do outro, até que o “caldo” entorne e tudo vire uma merda, e de nada adianta alertar, falar, mostrar, pois enquanto a coisa não desanda a pessoa não toma jeito.


imagem de Nary
Nary
No PF desde: 20/08/2008

Interessante o texto..


imagem de Júpiter
Júpiter
No PF desde: 08/07/2010

Pior é quando a vigia dá resultado e o outro responde asssim: "Quem procura acha!" - ou seja, a culpa é do TRAÍDO por ter procurado!

kkkkkkkkkkkkk


Iani
No PF desde: 13/01/2011

Mauro


Eu não tinha visto o seu tópico! Excelente postagem. As situações relatadas pelo texto são similares aos relatos que vejo frequentemente aqui no fórum.


Às vezes, lendo certos comentários, me passa pela cabeça que estou no planeta errado, pois jamais me interessei em checar bolsos, carteira, email, ou seja lá o que for de meu companheiro.


Concordo com as colocações da Melissa, a questão refere-se a ter ou não confiança nas pessoas com as quais nos relacionamos. Quando não se tem, utiliza-se as ferramentas disponíveis para bisbilhotar.


imagem de Mauro Scherer Dornelles
Mauro Scherer D...
Offline
No PF desde: 29/06/2010

Quando li a matéria imaginei que muitos que acessam o PF podriam se beneficiar lendo-a, também, e identificando o que é saudável e o que não é em suas relações afetivas.


imagem de MaryJane
MaryJane
No PF desde: 04/06/2011

O texto me caiu como uma luva!

Eu estava assim. Aliás, sempre agi assim, até mesmo com o meu ex.

E além de ficar bisbilhotando o face do meu namorado a todo instante, fuçava no da ex dele para ver se tinha alguma coisa.

Ficava querendo achar coisas para afirmar o motivo da minha desconfiança. Mas nunca vi nada de estranho.

Resolvi mudar a situação e me controlar pra não ficar futicando!

Ele mesmo já me disse que não olha o meu face assim, a não ser para ver as minhas fotos quando a saudade aperta! Isso é um sinal de confiança, segundo ele que está certíssimo. Já que com a sua ex, ele também agia da mesma forma que eu estava agindo.


Moral da história: entendi que confiança ou vc tem ou não! Não adianta ficar caçando coisa onde não há. E se tiver, a verdade nunca fica escondida! Então, o melhor é relaxar e não ficar se importando tanto com coisas banais...


imagem de musa
musa
No PF desde: 12/02/2009

Esse é o mundo do "futuro", rs.


imagem de Roberta Penélope
Roberta Penélope
No PF desde: 15/09/2009

Não tenho face e nem mau marido, portanto não tenho o que vigiar nesse sentido heheheh.

Porém existe hora do almoço, celular, e-mail... ou seja, que quer trair trai quando e onde quiser.

Não fico fuçando nas coisas do meu marido e nem quero que ele fuce nas minhas coisas heheheh.


imagem de Australopithecus
Australopithecus
No PF desde: 10/02/2010

Ué, se o RH vigia, pq o parceiro(a) não pode? :D