suscetibilidade com opiniões e comportamento alheio...

9 respostas [Último]
imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

sempre me perguntei muito sobre o tema suscetibilidade ao ler o PF...

o quanto opiniões alheias influenciam nosso comportamento... ou quanto o comportamento alheio pode alterar nossa auto estima...

acho que como sempre os excessos é que causam problemas... se colocar vulnerável ao outro, se deixar contaminar pelo o que outro quer ou pensa de nós... ter um comportamento como uma norma de conduta regida pelos outros...

por que muitas pessoas valorizam mais a opinião dos outros do que a sua? por que esta depreciação? tudo fruto de baixa estima, ou uma educação onde foram avaliados, por exemplo, pelas conquistas de irmãos ?

por que as atitudes do outro mudariam as nossas? por que esta necessidade de usar o outro como espelho?

dias atrás li algo que dizia +/- assim: minhas atitudes contigo depende de como voce me trata...

no primeiro instante concordei... mas ao pensar um pouco mais, começo a questionar:

- se o pessoa for violenta, serei também para dar resposta à altura?

- se a pessoa for desonesta, serei também para não ser taxada de trouxa? etc...

enfim... devaneios... perguntas e mais perguntas...


imagem de Nary
Nary
No PF desde: 20/08/2008

Interessante, o que vc colocou.....


imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010



"As coisas que fazemos e vivemos devem ser cada vez mais um reflexo daquilo que nós somos. Só se olharmos e reconhecermos a partir de dentro quais os nossos pontos menos favoráveis ou negativos é que poderemos efectivamente mudar de forma positiva, duradoura e equilibrada. E, sobretudo, só se aprendermos a reconhecer o que de melhor há em nós teremos força para perseguir o nosso sonho e realizar a nossa vida."


imagem de kvet
kvet
No PF desde: 05/06/2010

Ana, como já conversamos inúmeras vezes insegurança é algo inerente à maioria das pessoas. Inclusive nós.


Eu sou insegura, já disse isso aqui. Não lido bem com elogios, sempre acho que a pessoa está sendo bondosa e não sincera. E o fato de as pessoas me elogiarem mais ou menos não fará a menor diferença. O problema sou eu, não elas.

Por isso quando algo nos incomoda e não é externo não adianta a mudança de atitude dos outros, a única coisa que resolverá será eu mudar.

Eu vejo essa dificuldade na maioria das pessoas muito claro. Querem que o namorado/a, marido/esposa, amigo/a, etc mude e nunca elas. Isso traz uma frustração tão grande que dependendo do problema vira um monstro.


Se dar conta que a causa é interna e não fora de nós é meio caminho andado, mas não é isso que vejo, pelo menos por aqui.

As pessoas vem, postam seus problemas, falamos que ela tem que se modificar, o problema não é no outro, seja ele quem for, e elas passam páginas e páginas insistindo que se sentem mal com a atitude externa.

Sinceramente, acho que essas pessoas saem daqui mais frustadas do que quando chegaram. E a culpa é de quem? Quem é responsável por suas atitudes e pensamentos? Somente nós.


imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

concordo... além de valorizar mais a opinião do outro... ainda esperam que o outro resolva o seu problema... como se a solução e mudanças não devessem ocorrer de dentro pra fora....

aliás este de dentro pra fora, é a solução para quase tudo, né...

além de boa auto estima... buscar felicidade em pessoas e objetos não o fará mais feliz, talvez tenha alguns momentos de contentamento, e em breve buscará outras razões para ficar contente...

a pessoa realmente feliz é aquela que está bem consigo mesma.... que tem uma boa auto estima e que se valoriza...

uma pessoa com ótima auto estima não é egoísta ou esnobe... uma pessoa com boa auto estima reconhece qualidades alheias e sabe ceder e mudar de comportamento quando nota que seu comportamento é errado ou prejudicial ao outro...

enfim mudanças verdadeiras e duradouras só podem vir de nós mesmos.... não adianta fantasiar que o outro irá mudar para satisfazer ou resolver nossas deficiências emocionais...


imagem de Mauro Scherer Dornelles
Mauro Scherer D...
Offline
No PF desde: 29/06/2010

O comportamento alheio só influencia a nossa auto estima se ela estiver balançando, em assuntos e sentimentos que tenho convicção só a minha morte muda.

Quando afirmamos que não fazemos algo por medo da repercussão nos outros, nada mais é que a nossa crítica interna encontrando argumentos razoáveis para nos enrolar, justificar de forma convincente para nós mesmos não fazer ou não sentir algo.


imagem de Ro Samy
Ro Samy
Offline
No PF desde: 24/11/2012

Li esta frase e gostei:


Não existe má companhia quando se ter caráter.


Sempre fui firme em minhas convicções e se mudei de opinião, foi uma mudança dentro de mim, desencadeada por reflexões, por aprendizados.

Sempre fui muito autêntica, e por ser diferente da maioria das mulheres ja fui tachada de louca, de esquisita, de feminista rsrsrsrs nossa de tudo um pouco.

Mas sempre procurei seguir meu coração e minha razão. A opinião dos outros, é dos outros. Posso analisar e refletir a opinião alheia, mas a minha é fruto meu.


imagem de Corujinha
Corujinha
No PF desde: 16/01/2013

não tem muita haver com o tema mas eu me afeto muito pela opinião dos outros é um grande problema pra mim; opiniões negativas me afetam muito e eu me deixo afetar


imagem de Júpiter
Júpiter
No PF desde: 08/07/2010

Miguxinha, pense sempre na frase do Luis Fernando Veríssimo: "pode dançar, ninguém está te olhando".

S2!


imagem de Corujinha
Corujinha
No PF desde: 16/01/2013

:) S2