Será que sofri preconceito? heheheh

47 respostas [Último]
imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

Roberta

voce se sentiu inferiorizada? o comentário depreciou a tua raça?


imagem de Nary
Nary
No PF desde: 20/08/2008

Talvez ela só fez um comentário...


imagem de Kátia.Aquiles
Kátia.Aquiles
No PF desde: 09/12/2009

Nem vou falar do caso da Roberta especificamente, mas dessa história geral de "preconceito" contra maiorias nunca antes na história desse país oprimidas e a tal balela da camiseta 100% branco.

Tão difícil entender que tem muita diferença entre usar uma camiseta escrita 100% negro e uma escrito 100% branco?

Brancos tem passado de opressão? Brancos são inferiorizados pela sua "raça"? Brancos sofrem preconceitos única e exclusivamente por serem brancos?

O que uma pessoa com a camiseta escrita 100% branco quer dizer? Ou que ela se orgulha de não ser 1% negra, ou parda ou amarela, ou vermelha, que ela é legitimamente branca... ou que é mesquinha mesmo, incapaz de entender que os negros passam, ainda hoje, por uma série de preconceitos e tem que ter orgulho de ser negro dia após dia. Parece coisa de criança mimada... "Se eles podem eu também quero".

Não existe preconceito contra grupos que não sofreram ou não sofrem discriminação histórica, como negros, homossexuais e etc.

O que pode existir é um ou outro fato isolado. E aceitem.

Por que raios, querem competir nas "Olimpíadas da opressão" para ver quem sofre mais preconceito?

Eu ficaria muito feliz de fazer parte de um grupo que não é discriminado dia após dia.

Parece que "querem" sofrer preconceito. Virou moda agora?


imagem de Poivre
Poivre
No PF desde: 12/01/2011

Acho que a questão nem é querer "sofrer" o preconceito, mas sim o que ele propriamente significa. É lógico que negros, homossexuais, até judeus e etc sofrem e sempre sofreram uma reprimenda muito maior. Eu, pelo menos, não questiono isso.


Só que é possível, sim, preconceito contra gente branca. Por parte dos negros, de outros, eu não sei, só sei que existe. E as pessoas acham errado falar disso, eu até entendo, por vergonha do passado, de termos sidos nós, os brancos, os opressores, os geradores dessa distinção besta que se faz com relação à pele.


Mas que existe, em minoria, lógico, existe sim.


imagem de Kátia.Aquiles
Kátia.Aquiles
No PF desde: 09/12/2009

Vou dar um exemplo um pouco menos polêmico que a questão racial.

Mulheres gordas tem uma vida muito mais sofrida que as outras. Infelizmente.

E em sites ou blogs que se fala da aceitação do corpo, eu detesto quando se referem às mulheres magram com termos perjorativos ou com comparacões (eu prefiro ter carne do que ser um saco de osso e blá, blá, blá). É uma inversão, é reclamar de uma coisa (deboches, piadas por ser gorda ou pura discriminação mesmo) e fazer o mesmo com outro grupo.

Porém são fatos isolados.

Quem sai na rua e é xingada por ser magra?

Quem ouve piadas constantes sobre ser magra?

Quem vê seu tipo fisico sendo repudiado em todas as mídias? Gordas ou magras?

Essa inversão acontece sim, mas não é 1% do que as outras pessoam passam.

Tinha uma novela em que uma negra não queria se relacionar com o filho do patrão por ele ser branco. Ela só queria namorar negros. Existe isso na vida real, deve existir, é claro. Mas como eu disse, fatos isolados é muito diferente de preconceito histórico.


imagem de Poivre
Poivre
No PF desde: 12/01/2011

Kátia, é lógico que é muito diferente. É lógico que, pra cada 100 negros, existe um branco que foi hostilizado por ser branco. É óbvio que mulheres mais gordinhas sofrem muito mais do que as magrinhas. Não se questiona isso, e sim o fato de se aceitar com mais brandura um situação preconceitusa com um branco do que com um negro, com uma magra do que com uma gorda.


Do jeito que tu falou, ficou parecendo,pelo menos pra mim, que um negro tem mais direitos, por toda a história de sofrimento, de ser hostil, do que um branco, numa mesma situação de racismo/preconceito!


imagem de Kátia.Aquiles
Kátia.Aquiles
No PF desde: 09/12/2009

É óbvio que se aceita com mais brandura! Exatamente pelo fato de ser uma proporção ínfima e não carregar a carga histórica desse preconceito.

Ser chamada de loira branquela é muito diferente de ser chamada de negona.

Ser chamada de modo perjorativo de loira branquela é um fato isolado.

Ser chamada de negona de modo perjorativo, retrata o preconceito que a raça negra sofre todos os dias, pelos mais variados motivos.

Ou seja: a sociedade não tem preconceito contra loiras braquelas e a sociedade tem preconceito contra negras.


imagem de Poivre
Poivre
No PF desde: 12/01/2011

Ou seja, é desrespeito do mesmo jeito. Assim, numa situação IGUAL, tu age com um grupo de pessoas de uma forma, e com outro de outra.


Eu acho errado. Não acho certo justificar um erro com outro.


imagem de Gulherme
Gulherme
No PF desde: 13/05/2010

Quote:
O que uma pessoa com a camiseta escrita 100% branco quer dizer? Ou que ela se orgulha de não ser 1% negra, ou parda ou amarela, ou vermelha, que ela é legitimamente branca... ou que é mesquinha mesmo, incapaz de entender que os negros passam, ainda hoje, por uma série de preconceitos e tem que ter orgulho de ser negro dia após dia. Parece coisa de criança mimada... "Se eles podem eu também quero".


Eu pessoalmente não usaria uma camiseta destas, mas o fato de alguém usar, não quer dizer que esse indivíduo é um simpatizante da KKK. Pode ser apenas fator de auto determinação...afinal, não usamos camisetas exaltando a "brasilidad"? Os alpinos não usam adesivos pitorescos como "Mi so talian grazie a Dio"?


Não há nada de errado em ter orgulho de si e de suas raízes se a liberdade de expressão concede o mesmo as marchas gays, e a todo tipo de direito civil. Quem quer usar, que use, a maldade está na cabeça dos...preconceituosos!


imagem de alice55/RJ
alice55/RJ
No PF desde: 01/06/2009

Acho que voce foi vítima de preconceito, sim. No seu caso, chamaram de "loira e branquela", mas poderia ter sido "gorda", "baixa", "mulher", etc.

Aqui no RJ há um salão de beleza que tem como especialidade cuidar dos cabelos afros. Eles anunciam isso em revistas e tem produtos específicos para cabelos afros.

Pois bem, meu cabelo é cacheado, e fui barrada lá; disseram que o meu cabelo não é afro, que eu deveria procurar um "salão de brancos", e que o produto que eles usam é muito forte, faria meu cabelo cair na hora!!!


Ou seja, mesmo que eu QUISESSE, o salão não me atenderia, só por causa do meu tipo de cabelo.

E na Bahia? A gente vê tanta "loira e branquela" querendo fazer tranças rastafari, e fazem... Por que na Bahia pode no RJ não?