Será que existe 'jeito certo'?

18 respostas [Último]
imagem de Moça!
Moça!
No PF desde: 12/10/2010

E o interessante é que isso é super bem aceito socialmente, não?

As pessoas chegam a fazer menção à lista de presentes no próprio convite!! Acho impressionante. Uma tremenda deselegância. Todos acham muito normal. Alguns até acham conveniente. Eu não me sinto bem de ser assim direcionada a que 'presente' dar.


imagem de alice55/RJ
alice55/RJ
No PF desde: 01/06/2009

Oi, Moça!


A lista de presentes pode parecer uma imposição, sim, mas por outro lado, o objetivo é evitar muitos itens repetidos; num casamento, por exemplo, o que uma noiva fará com 5 panelas de pressão de mesma capacidade? Assim, quem a presenteou com as outras panelas, deixou de comprar um presente mais adequado e que ela ainda não tivesse recebido.

Mas nada impede que voce dê um presente que não faça parte da lista.


imagem de Moça!
Moça!
No PF desde: 12/10/2010

Sim, alice55/RJ...

entendo... entendo mesmo...

Mas não te parece estranho tratar com tanto pragmatismo algo que por pressuposto deveria vir do coração, da alma?

O que é presente afinal? É ajuda de custo então? Será que presente deveria ser escrito com $?

;)


imagem de alice55/RJ
alice55/RJ
No PF desde: 01/06/2009

Olha, voltando ao casamento, acho que os presentes são mesmo direcionados para facilitar o início de vida dos noivos, tanto que algumas pessoas (geralmente os padrinhos de casamento ou os pais), dão dinheiro ao casal como forma de presente: voce nunca viu aquela cena do filme em que a madrinha de casamento entrega um envelope à noiva, e nele contém um cheque?


Mas o mesmo não ocorre nos aniversários, no Natal, no Dia dos Namorados...

E outra ocasião em que os presentes são direcionados são os chás: chá-de bebê, chá de-panela, e agora o também criado chá-de-lingerie e chá-bar (para os homens, geralmente). Nesse caso, concordo com voce: presente é ajuda de custo.


imagem de Moça!
Moça!
No PF desde: 12/10/2010

alice55/RJ, no fim das contas, pra mim, mencionar lista de presente (principalmente no próprio convite) é falta de noção mesmo. É embarcar numa idéia totalmente deselegante simplesmente porque ela já é estabelecida socialmente.

Já fui convidada para inúmeras festas que custaram bem mais que R$ 50.000 reais (igreja, salão, jantar, decoração, vestido, cerimonialista, papelaria, fotos, etc) e adotar a lista de presentes como "facilitador do início da vida dos noivos" me parece além de indelicado, hipócrita.

Também acho uma falta de noção gente que tem um bom poder aquisitivo, que engravida planejadamente, que vai comprar enchoval em Orlando, fazer um chá de bebe COM lista de presente. Francamente...


imagem de Dani*
Dani*
No PF desde: 15/01/2011

Concordo com a Moça..


Presentes tem q ter valor sentimental, pois é um ato onde o objetivo é agradar a pessoa, isso é uma das coisas que analiso quando vou presentear. E quando sou presenteada admiro simplismente o gesto da pessoa q deu, independente de já ter ou não o presente dado.


imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

sobre presentear noivos, eu acho legal lista para termos noção do que precisam... é útil, assim não damos presente repetidos ou desnecessários... sabemos que montar uma casa é difícil e caro... se podemos auxiliar os amigos nesta hora, porque não?

mas

acho de mau gosto e sem noção colocar lista em determinada loja... e especificar marca e modelo dos presentes....isso eu acho o ÓÓ


imagem de alinefloripa
alinefloripa
Offline
No PF desde: 15/08/2011

Tanto ao presentear quanto ser presenteado vale sempre o bom senso.

O bom seria se pudessemos fazer como as crianças: expor nossa "super sinceridade" com um baita AMEI ou uma cara de decepção, mas mesmo, adultos, nem sempre dá pra segurar ou disfarçar.