\"tempos modernos\"

18 respostas [Último]
imagem de Moretti
Moretti
No PF desde: 18/06/2009

Responda uma coisa; Você que teve sua infância durante os anos 60, 70, 80...Como pôde sobreviver???


Afinal de contas...


Os carros não  tinham cintos de segurança, apoios de cabeça, nem air-bag!!!


Íamos soltos no banco de trás fazendo aquela farra! E isso não era perigoso!


As camas de grades e os brinquedos eram multicores e no mínimo pintadas com umas tintas duvidosas contendo chumbo ou outro veneno qualquer.


Não havia travas de segurança nas portas dos carros, chaves nos armários de medicamentos, detergentes ou  produtos químicos domésticos.


A gente andava de bicicleta para lá e para cá, sem capacete, joelheiras, caneleiras e cotoveleiras.


Bebíamos água da torneira, de uma mangueira ou de uma fonte e não águas minerais em garrafas ditas \' esterilizadas\'.


Construíamos aqueles famosos carrinhos de rolimã e aqueles que tinham a sorte de morar perto de uma ladeira asfaltada, podiam tentar bater recordes de velocidade e até verificar no meio do caminho que tinham \'economizado\' a sola dos sapatos, que eram usados como freio... E estavam descalços.


Alguns acidentes depois... Todos  esses problemas eram resolvidos.


Íamos brincar na rua, com uma única condição; voltar para casa ao anoitecer!


Não havia celulares...E nossos pais não sabiam onde estávamos!Tinhamos aulas só de manhã e íamos almoçar em casa.


Gessos, dentes partidos, joelhos ralados... Alguém se queixava disso ? Todos tinham razão, menos nós...


Comíamos doces à vontade, pão com manteiga, bebidas com o \'perigoso\' açúcar. Não se  falava de obesidade- brincavamos sempre na rua e éramos super ativos...


Dividiamos com nossos amigos uma \'Tubaína comprada naquela vendinha da esquina, gole a gole e nunca ninguém morreu por isso.


Nada de Playstations, Nintendo 64, X boxes, Jogos de vídeo, Internet por satélite, Videocassete, Dolby Surround, Celular com câmera, Computador, Chats na Internet.


...Só Amigos


E  nossos cachorros ? lembram?Nada de ração. Comiam a mesma comida que nós ( muitas vezes os restos), e sem problema algum!


Banho quente ? Xampu? Que nada ! No quintal  um segurava o cão e o outro com a mangueira ( fria) ia jogando  água e esfregando-o com ( acreditem se quiserem) sabão ( em barra) de lavar roupa!


A pé ou de bicicleta , íamos a casa dos nossos amigos, mesmo que morassem a kms de nossa casa, entravámos sem bater e íamos brincar.


É verdade ! lá fora, nesse mundo cinzento e sem segurança! Como era possível ? Jogávamos futebol na rua , com a trave sinalizada por duas pedras, e mesmo que não fôssemos escalados...ninguém ficava frustrado e nem era o \' Fim do Mundo\'!


Na escola tinha bons e maus alunos. Uns passavam e outros eram reprovados. Ninguém ia por isso a um psicólogo ou psicoterapeuta. Não havia a moda dos superdotados, nem se falava em dislexia, problemas de concentração, hiperatividade. Quem não passava, simplesmente repetia de ano e tentava de novo no ano seguinte!


Tinhamos liberdade, Fracassos, Sucessos, Deveres e aprendíamos a lidar com cada um deles!


A única verdadeira questão é ; Como a gente conseguiu sobreviver???


E acima de tudo, como conseguimos desenvolver a nossa personalidade ?


Você também é dessa geração?


 Se sim, então mande este texto aos seus amigos desse tempo, e também aos seus filhos e sobrinhos, para que eles saibam como era no.. No nosso tempo !


Sem dúvida vão responder era uma chatice, mas,...


 


Como éramos felizes!!!


imagem de Eisbrecher
Eisbrecher
No PF desde: 15/12/2009

Moretti,

O texto é antigo mas valeu pelas lembranças...

Quando critico as novas gerações, não quero parecer reacionário, mas alguém preocupado com o futuro. Nem quero pensar em como seria ser comandado por um(a) guri(a) de apartamento...

Realmente nós que crescemos nos anos 60, 70 e 80 éramos felizes e não sabíamos.


imagem de Moretti
Moretti
No PF desde: 18/06/2009

é bem antigo mesmo ,,,, mas ainda é um bom texto ,rs


imagem de Frésia
Frésia
No PF desde: 30/12/2009

Tá.. eu fiquei a primeira vez com um guri aos 11 (ele tinha 11 tb), não acho isso grande coisa! Natural, as crianças se descobrem juntas.. Não tendo um desparate de idades.. (Eu tenho 27 anos.)


Esse medo é normal, nossos pais e avós também sentiram isso posso apostar.


Eisbrecher, a gente que educa nossos filhos.. Poxa a minha tem 10 meses, eu digo não e ela já obedece (as vezes chora, e é dificil não ceder, mas não é não, não se pode voltar atrás). A gente tem que mostrar autoridade, os pais andam muito \"culpados\" por não terem tempo para os filhos, trabalham muito para lhes dar \"o melhor\".. e estão deixando os filhos mandarem.

A gente tem que ser presente, pra poder pesar um pouco no outro lado da balança, do lado de lá tem toda a ideologia podre da mídia. Mas pior que não ser presente é querer compensar isso com sins.


imagem de Eisbrecher
Eisbrecher
No PF desde: 15/12/2009

Lazevedo,

Antes de mais nada gostaria de parabenizar-te pela filha linda que tens (dá pra ver pela foto).

Voltando ao assunto, já estou me demovendo da idéia de ter filhos.

O mundo como está reserva muitos perigos para eles e muita atenção por parte dos pais... não sei se tenho a paciência/vocação/tempo disponível suficiente para dar uma boa educação ao meu filho. Penso que contribuirei mais com a sociedade pondo menos gente no mundo... O brabo é que eu evito de ter um filho, e nas favelas nascem 10.


imagem de musa
musa
No PF desde: 12/02/2009

Pois é tbm tenho medo de ter filhos e deixar nesse mundo que só piora a cada dia que passa.


Imagino que se nos dias atuais as crianças e adolescentes estao assim, imagina daqui a 20 anos?

E a poluição do mundo? agua...


Me preocupo mto com isso, com futuro... mas ngm faz nada, as autoridades so qrem saber de grana e o mundo que se foda!


Lamentavel!


imagem de Brigatto
Brigatto
No PF desde: 16/07/2009

Isso ai ja eh de cada um..

Se vc souber educar, eles n vao dar tanto trabalho assim!!

Se os pais ensinarem os seus filhos e serem como exemplos,

obviamente eles vao querer seguir.

Mas como eu ja disse \" isso ai ja eh de cada um \", nem todas

as crianças sao assim. Se os adolescentes tiverem cabeça no

lugar, com certeza nao vao fazer isso.


imagem de Lilica_NH
Lilica_NH
Offline
No PF desde: 23/10/2009

Bah Moretti... eu adoro este texto que tu colocou aee!!!

Lembra tanto minha (nossa) infância!!! É díficil ver que tudo está tão mudado hj em dia, mas certamente nossos pais tbm pensavam nisso quando nascemos! Mas concordo com a Brigatto... se os pais tem uma boa abertura com os filhos, se conseguem conversar e entender o que se passa na cabeça deles, tudo fica mais fácil! Eu nunca tive uma boa abertura com meus pais... mas nem por isso me \"perdi\" por aee! Pelo contrário... mas não culpo meus pais por isso... eles foram criados desta forma (sem conversar com os pais)! Mas sempre soube que uma boa conversa resolve (quase) tudo!

Certas vezes passando na rua vejo meninas \"brincando\" de boneca... mas \"bonecas\" de verdade! É tão triste isso... ver meninas de 14 / 15 anos mães! O que estes bebês terão no futuro? O que serão? No mínimo terão seus filhos tbm com 12/13 anos e assim irá seguir!

Não que isso seja regra, gente... não me levem a mal! Mas são estatísticas que comprovam isso! E todos que conheço que tiveram filho mtoooo cedo, seus filhos acabaram seguindo os mesmo \"passos\" da mãe!

Mas discordo do Eisbrecher que não quer ter filhos per medo do futuro... eu trabalho pra caramba, faço facul, cursos e mais 30 mil coisas durante a semana! E quero SIM ter, pelo menos, um filho! E quando este dia chegar, CLARO que meus compromissos terão que diminuir! Até por este motivo não pretendo seguir minha carreira de jornalista... justamente pra ter mais tempo pra família que eu ainda quero formar!

Quero dar amor, carinho, atenção... com isso, certamente, terei um filho com a educação que eu tive e tenho!

Se uma criança tiver atenção e regras certamente ela será um adulto responsável como nós somos!