Projeto Social

3 respostas [Último]
imagem de Bree
Bree
No PF desde: 25/11/2010

Pessoas, bom dia!


Algum tempo venho pensando em um projeto social na minha cidade, como é minha primeira vez não sei como organizar direito então gostaria de sugestões, opiniões, se alguém trabalha com assistência social e pudesse me aconselhar eu agradeço.


Todos os anos (natal) eu costumo “adotar” algumas crianças do correio (fazem o pedido de natal) e eu realizo esse “desejo”, a empresa que eu trabalho também realiza esse projeto e faço a minha parte. No momento estou contribuindo na organização de kit de higiene pessoal para as mamães da maternidade decidimos doar 200 kits. O que eu tenho em mente...


Ajudar uma instituição carente, um instituto de crianças com câncer, um hospital infantil deixando claro que esse trabalho será direcionado a crianças. Pretendo arrecadar roupas, brinquedos, livros, material didático, leites especiais (são caros), não aceitando dinheiro se ocorrer alguma doação em dinheiro irei reverter em leites ou alimentação... Não entregarei dinheiro para a instituição escolhida.


Não quero divulgar nome de empresas que contribuirão e nem nomes das pessoas, sou da seguinte opinião “basta ajudar, não precisa se mostrar”.

Inicialmente decidi como prazo o dia das crianças, acredito que até lá eu consiga boas arrecadações. Se esse projeto der certo quero transformá-lo em mensal, dedicar um dia na semana ou a cada 15 dias ...ex.: a hora da história no hospital, uma tarde de brincadeiras num lar, etc.


O que vocês acham? Como eu posso desenvolver? Até o momento conversei apenas com meu namorado e ele ficou super empolgado com a minha idéia, mas ele também nunca fez isso e estamos com sede de trabalho e precisamos de ajuda. :)


Grata,

Bree


imagem de Miss Audrey
Miss Audrey
No PF desde: 04/02/2011

Bree, um belíssimo trabalho...parabéns pela iniciativa!


Vou te passar informações de nível organizacional...


1) Reuna colaboradores, pra isso divulgue a proposta para sua rede

de contatos. Quanto mais colaboradores melhor e só depois disso sentem pra definir as diretrizes do projeto.


2) Registrem tudo que foi acertado em ata e peça para cada um assinar no final dela. A partir disso, façam a organização do doc. oficial (um projeto social geralmente contem justificativas, objetivos, listagem de recursos necessários, organização hierárquica/cargos e funções, cronogramas/período de validade do projeto, normas de funcionamento, metas semanais/mensais e anuais, dentre outros itens...).


3) Importante seguir o que foi determinado e te aconselho a fazer reuniões mensais (sempre com ata), para fazer os ajustes necessários (há itens que mudam constantemente...).


4) Caso posteriormente o projeto tiver a captação de um número grande de voluntários, façam um documento por escrito, em que cada pessoa se dispõe a trabalhar de forma voluntária, sem receber quaisquer gratificações pra isso.


Caso vocês desejem depois criar uma ONG ou OSCIP, consultem um advogado especializado ou outras entidades já registradas pra verificar os procedimentos.


Boa sorte!!!


imagem de Bree
Bree
No PF desde: 25/11/2010

Obrigada, Miss Audrey!


Cheguei a pensar que ninguém iria me aconselhar... rs


Ótimas suas informações, já separei para colocá-las em pratica. Tenho reservado uma hora de cada dia para pesquisar, conhecer os ambientes, montar esse plano de ação e apresentar para algumas pessoas. Sou um pouco \"detalhista\" então até conseguir deixar o projeto dentro da \"metodologia\" eu vou levar um tempinho (15 dias talvez).


Se você tiver mais algumas informações ou idéias e queira compartilhar ficarei grata.


imagem de Miss Audrey
Miss Audrey
No PF desde: 04/02/2011

Bree, é isso aí, faça o diagnóstico, levante os dados, monte o plano e divulgue, com certeza aparecerão muitos colaboradores. Eu tenho um pouco de experiência em voluntariado, participo de um projeto e estou montando outro em minha área acadêmica, podemos trocar ideias sim, deixo meu e-mail de contato:


mistikoaroma@gmail.com (não é msn ok).


Mais uma vez...boa sorte! :-)