Pensata: O William Wilson que habita em nós!

46 respostas [Último]
imagem de Australopithecus
Australopithecus
No PF desde: 10/02/2010

Belo tópico, camarada Gulherme!


Logo mais, acalentado pelo sabor hidromel e de um puro, entregar-me-ei às reflexões aqui sugestionadas.


A noite se anuncia erma e sombria!


imagem de Júpiter
Júpiter
No PF desde: 08/07/2010

May the Force be with you, Jundiah Brother! S2!


imagem de Gulherme
Gulherme
No PF desde: 13/05/2010

No mais puro espírito "Edponiano" caro Austra!


"Lúgubre o céu, cinzento, ó o mais imemorial das noites de algum ano"


imagem de Melliss@
Melliss@
No PF desde: 28/04/2011

Quote:
Quando nos entregamos a apatia e ao senso de pena de nós próprios, quando matamos uma aula, quando atrasamos uma conta por pura falta de organização, quando idolatramos idéias pequenas...quando fizemos isso e muito mais, somos uma espécie de William Wilson!


Com a questão levantada eu pensei: E se não fossemos falíveis?


Estaríamos questionado outro buraco existente em cada um de nós, a angustia de não ter opção, talvez a graça esteja justamente no poder de escolha de uma coisa a outra e isso seja o estimulo para nosso desenvolvimento.


E as grandes questões na maioria das vezes não nascem dos embates?


O ponto e vírgula esta no desequilíbrio, quando somos vencidos por Caim ou por Abel.


Mas, creio que as coisas são perfeitas para o fim que se destinam.


Adorei o tópico!


imagem de Gulherme
Gulherme
No PF desde: 13/05/2010

Saudações cara Melissa!


Bem apontado; e se não fossemos falíveis? Talvez a coisa ficasse muito chata, muito acadêmica....


O conto fala sobre renegar qualquer esperança de voltar ao bom caminho, de ignorar e odiar a tentativa de mostrar nosso lado bom, que ainda valemos a pena, que não estamos perdidos totalmente no lado escuro da lua (Poe nos deixa poéticos, ignore!).


William Wilson é o extremo da negação da esperança; acaba em morte..mas é uma senda que começa tão frívola como tantas outras: as pequenas trapaças, o ocaso do respeito alheio, as faltas morais que vão se acumulando e crescendo em magnitude.


imagem de Melliss@
Melliss@
No PF desde: 28/04/2011

Gulherme,


E o outro lado com toda a sua sensualidade?

Estava assistindo uma dessas comédias bobas (adoro!!! Quanto mais boba mais me divirto.) e era a manipulação do mal (uma mulher linda e atraente e inteligente em forma do demo) sobre um rapaz bobo e trapalhão, de bom coração e atitudes corretas, e durante todo o filme ela o engana de forma divertida.

É bem assim a representação dos dois lados para nós, conscientemente temos gravado que o mal é exótico e o bem é comum e enfadonho; o paradoxo se dá quando somos vitimas de um dos dois, ai sim, egoisticamente sabemos distinguir o que realmente é bom ou ruim, quando sentimos na pele a consciência emerge para o que é certo ou errado ( o nosso certo e o nosso errado).

Enquanto a atitude é nossa em relação ao mundo, o mal pode ser essa moça (o) deslumbrante, exótica e inteligente enganando o que estiver ao alcance e o nosso lado bom um garotão bobão que pode ser facilmente desconsiderado.

Mas o inverso, ah! Sim, o inverso ...quando a atitude é do mundo para conosco, por favor, essa (e) moça (o) bonita(o) se transforma em um monstro a ser eliminado e o garotão tem que se fazer um Super Herói por quem clamamos ardorosamente!


imagem de byonce
byonce
No PF desde: 31/08/2011

Quote:
- adiamos nossa tomada de decisões, resoluções internas - quem em tese - seriam altamente benéficas;


As vezes esse "Will"toma conta hein...essa frase é bem o que vivo hoje...não ter coragem de fazer algo "bom pra mim"que precisa ser feito.


Muito bom o texto,não esperava menos de vc Gu !


Vou mandar ele"o will" embora ...então!

kk


imagem de Gulherme
Gulherme
No PF desde: 13/05/2010

Grato pelo elogio cara Byonce!


Essa manhã, tive uma severa prova do quão é importante afastarmos os "Will's" de nossas vidas; lembrando o que o miguxo Júpiter escreveu anteriormente neste tópico, pude ir armado de mais confiança para enfrentar de uma vez um problema terrível que estourou na minha mesa.


imagem de Júpiter
Júpiter
No PF desde: 08/07/2010

Folgo em saber que meus escritos te serviram de inspiração, miguxo! Que tenhas conseguido vencer o desafio que se apresentou! Amplexos! S2!


imagem de Melliss@
Melliss@
No PF desde: 28/04/2011

Nobre Gulherme,

Quote:
pude ir armado de mais confiança para enfrentar de uma vez um problema terrível que estourou na minha mesa


Peço perdão por abrir um parêntese nessa questão e dizer que se armar de confiança para enfrentar algumas questões pode ser o mesmo que se transvestir e não ser vc mesmo, sair da sua essência por motivos outros que não são o que se deve ser.

Cautela com os excessos é sempre o aconselhável, pois, no enfrentamento constante, tendemos a ver tudo como Dom Quixote e seus monstros imaginários e nos tornar seres engessados e não nos permitir ver e viver os outros lados das questões da vida.

De uma boba viu!

Vou procurar o conto, quero ler.