Os gaúchos são bairristas?

41 respostas [Último]
imagem de Miss.Krug
Miss.Krug
No PF desde: 26/02/2010

Me orgulho das cores da bandeira do meu estado... Já fui pra outros lugares a trabalho e poucas vezes fui tratada sem as piadinhas por causa do sutaque ou pelo fato de ser gaúcha e não comer churrasco em outros estados que vizitei...

O RS sofre um certo boicote da imprensa sim!!


imagem de Themis
Themis
No PF desde: 18/09/2009

Também acho que sofremos um grande preconceito da imprensa. Prova disso é o Casseta e Planeta, que passa enchendo o saco, o dia que vieram aqui e tomaram um [***] no Mercado Público ainda acharam ruim, hehehehehe...


imagem de Kátia.Aquiles
Kátia.Aquiles
No PF desde: 09/12/2009

Isso é tão estranho...


Se eu for para outro Estado e ficar 2 dias lá, cruzar com sete pessoas e elas forem estúpidas, vou inevitavelmente ter péssimas lembranças daquele lugar.


Mas, porque isso?

Já que sete pessoas não são o Estado inteiro?


Eu fico imaginando alguém vindo ao RS e encontrar pela frente uma pessoa insuportável que eu conheço. Ela vai ficar pensando que o RS é isso?


Nem vou entrar no quesito \"generalizações\", porque isso é uma coisa que ocorre inevitavelmente.


Se eu chegar na casa de um namorado que mora com 5 pessoas, e der o azar de ser recebida pela única chata que mora lá, vou ficar com essa primeira impressão e nunca mais querer voltar.


Então só me resta torcer para que nenhum visitante tope com certas figurinhas que eu conheço...


imagem de Miss.Krug
Miss.Krug
No PF desde: 26/02/2010

Corrigindo...

Sofri preconceito nos outros estados...

Me julgavam uma falsa gaúcha pois não como carne de forma alguma e diziam \"Que gaúcha é essa que não come carne, nem churrasco, mas tomar essa agua amarga ela toma(chimarrão)\", e uma simples elevação no tom de falar, me julgavam grossa, estupida.. E olha que moro na grande Porto Alegre, ou seja imagina se vai um peão de estancia pra São Paulo, ou Rio de Janeiro??? Eles levam susto do vivente... Hehehehe


imagem de Frésia
Frésia
No PF desde: 30/12/2009

Olha, não sei se os gauchos são bairristas porque pouco estive lá.

Os Catarinenses com certeza são. Mas principalmente contra gaúchos e paulistas.


Mas.. sinceramente, tem gaúcho em toda parte do país, mas eles sempre reclamam, que o RS que é a maravilha do universo.. PRA QUE SAEM ENTÃO???? Acho que é por isso que o pessoal daqui fica irritado com gaúcho, vem pra cá só pra reclamar.


imagem de Carla Abbondanza
Carla Abbondanza
No PF desde: 22/06/2010

Preciso Falar,


Então, eu realmente não gosto muito de lembrar daquela época. Prefiro mesmo tentar passar uma borracha para não ser injusta com as pessoas de lá (ou daí) que conheço hoje. Aliás, esse fórum e um ou dois gaúchos que conheço hoje são o que me impedem de considerar o RS um lugar de onde me manter cada vez mais longe.


Mas pra resumir um pouco, os seis meses que passei em Porto Alegre me foram de explícita discriminação. Não bastasse eu não ser gaúcha, ainda me atrevo a ser paulistana. Fui a trabalho e na empresa sempre fui olhada de soslaio e jamais referida pelo nome, mas sim como \"paulista\" em claro tom jocoso. Jamais fui convidada a um happy hour do pessoal da empresa, que acontecia quase todas as semanas. O pouco que conheci da cidade, devo a apenas uma pessoa que se dignou a ser minha anfitriã. Mas vejam a coincidência: ela também não era gaúcha, era mineira.


Alguns poderiam me perguntar se eu não coloquei uma barreira entre mim e as pessoas que me cercavam à época. Eu digo sinceramente que não. Sempre fui extremamente sociável e aberta a novas experiências. Parecia que me bastava abrir a boca para que as pessoas puxassem o freio de mão. Não tenho como esconder meu sotaque...rs. Ouvi muitas coisas desagradáveis, algumas até em relação às minhas escolhas pessoais, que prefiro não repetir. Nem mesmo quando morei na Europa me senti tão isolada.


Mas realmente prefiro deixar isso pra trás e tentar não julgar todos por uma minoria. Fui para o RS com uma imagem muito diferente, muito mais positiva e vivenciei o oposto. Mas prefiro continuar acreditando que aquela imagem ainda se justifica, apesar de ter encontrado o lado negativo do orgulho gaúcho. E prefiro acreditar nisso porque, me perdoem, mas antes de ser paulista e paulistana orgulhosa do meu estado e da minha cidade, eu SOU BRASILEIRA e gosto de saber que O MEU PAÍS tem muitos lugares dos quais se orgulhar.


imagem de Australopithecus
Australopithecus
No PF desde: 10/02/2010

# Carla Abbondanza


O pessoal aqui é bairrista sim por uma série de coisas, coisas que só quem nasceu aqui entende. Acredito realmente que tua experiência tenha sido desastrosa. Sabemos ser insuportáveis quando assim queremos. A única coisa que posso dizer em defesa do meu chão é que vc tenha convivido mais com os bairristas toscos, que nunca puseram os pés fora do RS ou passaram da fronteira de SC. Lamento pela tua experiência aqui.


imagem de Themis
Themis
No PF desde: 18/09/2009

Lazevedo


Só pelo fato de terem saído daqui, não quer dizer que achem o estado menos maravilhoso.

Muitas vezes temos de deixar nossa cidade, estado, ou até mesmo país, por trabalho!

Acho que o fato de terem saído daqui, não significa que não amem esta terra.... assim como têm muitos paulistas que vêm estudar na UFRGS que eu conheço. Conheci bahianos, pernambucanos e cariocas na PUCRS, enfim, seja qual for o motivo, eles moram aqui, mas não deixaram de preferir a sua terra natal. Aliás, menos um, que é um bahiano amigo meu, que veio morar pra cá de vez, pois se apaixonou por uma prenda e disse que as mulheres mais lindas são as do Sul (agora sim, me matam aqui!).

Enfim, cada um com seu cada qual! Não conheço muitos outros estados, mas tenho certeza que posso ir para qualquer lugar, que jamais vou me sentir em casa. E não tenho orgulho nenhum de ser brasileira, pelo contrário... se o RS fosse um país, seríamos mto mais desenvolvidos, isso é fato!


imagem de Carla Abbondanza
Carla Abbondanza
No PF desde: 22/06/2010

Austra,


Como eu disse, tento me concentrar em outras coisas e não julgar por uma minoria.


Mas devo dizer, Themis, que é por frases como essa -


\"E não tenho orgulho nenhum de ser brasileira, pelo contrário... se o RS fosse um país, seríamos mto mais desenvolvidos, isso é fato!\" -


...que o bairrismo do gaúchos é mais visado. Sinceramente, é triste ver isso.


imagem de Themis
Themis
No PF desde: 18/09/2009

Se isso é ser bairrista, então sou, não nego. Mas acho que somos perseguidos, é uma pena que não são todos que têm orgulhos de seus estados. O que me deixa triste é não ter nenhum orgulho de ser brasileiro!!