Os gaúchos são bairristas?

41 respostas [Último]
imagem de n@ny
n@ny
Offline
No PF desde: 15/04/2010

Eu como gaúcha acredito que o RS é um estado maravilhoso,mas concordo que tem muita gente trabalhando para afasta-lo do resto do pais,e para quem sabe por porteiras nele.Não vivo de tradição,mas muitos por aqui vivem.Respeito a opinião de todos, mas meu conceito é de que a fila anda!Fico triste ao saber que vcs não gostaram por uma razão ou outra daqui.Mas não deixem que isso os impeçam de realmente conhecer o nosso estado e saibam que o RS é bem mais do que vcs viram.


imagem de Nary
Nary
No PF desde: 20/08/2008

Concordo com a Marianna Beijos


imagem de precisofalar
precisofalar
No PF desde: 28/04/2008

Então, Carla, Samirrots, quais foram os acontecimentos desagradáveis que aconteceram no sul com vcs? Bem, se quiserem contar...


imagem de Caronte
Caronte
No PF desde: 03/03/2010

Todos são bairristas, só que alguns, como nós gaúchos, assumem este bairrismo, enquanto outros simplesmente fingem que não o vêem.


Cariocas, em geral, acham que o RJ é o paraíso na Terra. Paulistas, em enorme quantidade, acham que SP é o único estado brasileiro que fica no primeiro mundo. E assim por diante.


Não há nada de errado em ser bairrista, desde que se consiga ver as coisas com distanciamento crítico, desde que o bairrismo não embote demais a nossa objetividade.


imagem de Themis
Themis
No PF desde: 18/09/2009

A diferença é que nós, gaúchos, sentimos orgulho de ser GAÚCHOS! Não tem um único Gaúcho que não saiba decor e salteado o Hino Rio-grandense. Nós, antes até mesmo de sermos brasileiros, somos Gaúchos. Temos uma história e a respeitamos, nos orgulhamos dela. Acho que é mais ou menos por aí, nosso estado vai além de paisagens bonitas e desenvolvimento... conhecemos a história dele e por isso a admiração e respeito!


imagem de Australopithecus
Australopithecus
No PF desde: 10/02/2010

Sim, sim, a Província de São Pedro é a verdadeira terra santa.


imagem de claraluz
claraluz
No PF desde: 17/01/2010

Eu não diria bairrismo, mas protecionismo cultural. Nós temos uma história de lutas (guerras) para forjar cada palmo do estado, somos muito protetores de tudo o que nos pertence, nossa herança maior é nosso tradicionalismo. Temos sangue quente, não tememos desafios e trabalhamos pelo que queremos em vez de inventarmos jeitinhos malandros. Aqui uma palavra empenhada tem valor de honra. Temos orgulho da nossa origem, dos nossos costumes, das nossas vestimentas tradicionalistas, de falarmos corretamente, entre tantas outras coisas. Sabemos o hino do nosso estado de cor e o cantamos a plenos pulmões (confesso que eu canto com mais entusiasmo o hino do meu Rio Grande do que o hino do Brasil), e não baixamos a cabeça ao favoritismo do sudeste.

O Brasil tem muita história, cada pedacinho dele, e os cidadãos que tem orgulho de suas origens deveriam ostentar como nós o que sentem pela sua terra, seu chão! Não o fazem se não o quiserem. Aqui, para nos lembrarmos até o fim da eternidade de como somos bravios, temos um dia especial, uma semana de festividades e nunca deixaremos de ser quem somos em parte alguma do mundo.

Minhas considerações finais: falo por mim, mas sei que falo do que passa pelo íntimo de cada gaúcho. Meu pensamento é este, não mudará mesmo que chovam críticas: antes de ser brasileira, sou GAÚCHA. Pertenço ao meu estado e nasceria gaúcha tantas vezes quantas tivesse que voltar à terra para poder dizer: \"Sim, vim das bandas mais buenachas deste vasto país!\"


imagem de gtslg
gtslg
No PF desde: 29/05/2010

MAS É CLARO QUE GAÚCHO NÃO É BAIRRISTA.


\"MAS ANTES DE SER BRASILEIRA,SOU GAÚCHA\"


hehehehehe


imagem de Maridofiel
Maridofiel
No PF desde: 04/03/2010

Sou brasileiro,mais antes de ser brasileiro sou Gaucho,se isto é ser bairrista,sou sim e assumo,com orgulho isto.


imagem de Maridofiel
Maridofiel
No PF desde: 04/03/2010

Não e preconceito amar mais seu estado que que seu pais,somos um pais continental e isto e facil de explicar,até por que o nosso patriotismo é tão forte como gelatina,so endurece na copa,nosso nacionalismo é tão forte que so lutamos por mudanças quando nos doi na carne.Eu ja viajei para são paulo,fui bem tratado,só achei um ar petulante e arrogante dos paulistas,no rio fui bem tratado tambem,só que achei o pessoal meio acomodado e desleixado,mais isto são opiniões pessoais,assim como acham o gaucho grosso, estupido e coisa e tal.