Nadismo X Tudismo

3 respostas [Último]
imagem de dani_
dani_
No PF desde: 05/09/2008

As gurias gaúchas devem ter visto no caderno Donna da Zero Hora de hoje um debate interessante sobre essa história de \"Nadismo\" ou \"Tudismo\". (Quem não tiver acesso, sugiro que entrem no site da Zero Hora www.zerohora.com.br e dêem uma olhada na íntegra nos textos que eu achei bem interessantes, vale a pena mesmo!)

O movimento do \"Nadismo\", criado pelo gaúcho Marcelo Bohrer, consiste (resumidamente) em aproveitar certos momentos do dia para simplesmente não fazer nada (isso excluir dormir, por exemplo, momento que, segundo o autor, se está fazendo alguma coisa). Fazer nada, para ele, é fazer nada MESMO.

No mesmo caderno a colunista Martha Medeiros (de quem eu sou, particularmente, uma fã incondicional e eterna) fala do \"tudismo\", ou seja, para ela uma maneira melhor de se aproveitar o tempo livre é ocupá-lo com atividades que nos proporcionem prazer: ler um livro, assistir a um filme, namorar, ouvir música, etc. (exemplos da própria escritora).

Achei interessante trazer esse tema para nós aqui do Preciso. O que vocês acham, gurias? Qual a melhor forma de desacelerar da rotina enlouquecedora da sociedade pós-moderna? Não deixem de ler os textos no site! São ótimos! Beijos a todas e um ótimo domingo!


imagem de dudy
dudy
No PF desde: 02/07/2008

Bom tema mesmo! ...uma forma de desacelerar: falar e navegar pelo precisofalar hehe... outras que utilizo são as sugeridas pela querida Martha, da qual tb sou fã, adoro seus textos... e viajar sempre que der, mudar de ares ajuda muito, um fim de semana na praia ou na serra nos renova para iniciar uma nova semana. bj.


imagem de maya
maya
No PF desde: 02/07/2008

Olá Dani,

Legal q vc escreveu sobre isso, pq ontem iniciei um texto sobre \"a preocupação em não fazer nada\" - para o blog.

Li a reportagem sobre o livro do Marcelo Bohrer e ....resolvi meter meu pitaco na coisa... hehehe

Mas nâo cheguei a ler o ensaio da Martha Medeiros, pq como ia escrever, não queria ser influenciada...

Um abração e não deixe de ler no blog até o final desta semana sobre esse assunto...

maya


imagem de dani_
dani_
No PF desde: 05/09/2008

maya, não deixe de ler depois a crônica da Martha Medeiros! Como já disse, sou fã dela e achei ótima a abordagem que ela fez do assunto (particularmente concordo mais com ela do que com o Marcelo Bohrer, apesar de não ter lido o livro dele ainda)

É a velha coisa que a vovó dizia da \"cabeça vazia, oficina do diabo\". Sou a favor da \"ocupação\" sempre! Nos momentos de relax, devemos nos ocupar de atividades que nos dêem prazer! beijos gurias, ótima semana!!