mulheres e homens

1 resposta [Último]
karolina
No PF desde: 08/12/2008

BOM GENTE LI ESSE ARTIGO ACHEI MUITO INTERESSANTE ENTAO COMOQUEI AUI PARA COMPARTILHA COM AS MINHA AMIGAS ESPERO Q GOSTEM

BJUS E BOA LEITURA :-)


Diferenças que se chocam ou individualidades que se completam?


A comunicação entre mulheres e homens sempre denotou um universo de conflitos que, observados, contam a história desta relação através dos tempos. Retrocedendo um pouco no tempo, observamos o universo feminino e masculino em completa separação, onde as mulheres desempenhavam papéis e cumpriam deveres exclusivamente femininos, ocorrendo o mesmo em relação aos homens que também exerciam a masculinidade de forma bem definida pelos costumes de cada época.


Assim, com os papéis e os deveres corretamente definidos por determinações sociais, principalmente a familiar e a religiosa, homens e mulheres seguiam estas origens de referências praticamente sem questionamentos, pois de um lado as mulheres acreditavam nestas determinações, pelo outro, os homens eram os maiores beneficiados com as mesmas. Nesse tempo, as individualidades de cada universo eram associadas a diferenças biológicas, intelectuais e mentais, onde o universo masculino levava muita vantagem em relação ao feminino, que sempre foi colocado como secundário e paralelo ao masculino e, portanto, inferior.


Com o passar do tempo, as necessidades sociais, principalmente as econômicas, levaram as mulheres a irem além das limitações socialmente definidas para o \"papel de mulher\" e assim deu-se início à obrigatoriedade da comunicação de forma mais próxima entre homens e mulheres, numa dimensão até então somente ocupada pelo universo masculino. Passado mais um tempo, o inverso começa a ocorrer e é a vez de os homens passarem a ocupar uma dimensão até então exclusivamente feminina; desta forma os papéis já não são mais rigidamente definidos e as mulheres e os homens se reúnem para ambos sustentarem as necessidades da vida atual, exercendo funções que antes certamente causariam escândalo em qualquer sociedade de nosso passado.


É certo que mulheres e homens são diferentes, pensam e agem diferentemente, mantendo aspectos comportamentais que são característicos das individualidades de cada universo, mesmo manifestando papéis, trabalhos e funções sem distinções entre os sexos. Mas estas individualidades são ainda muito mal compreendidas -tanto pelos homens quanto pelas mulheres-, e acabam por se conflitarem em vez de se completarem.

São comuns queixas e mágoas principalmente no sentido de não haver compreensão quanto ao sexo \"oposto\"... Será que estes universos são mesmo \"opostos\"? Bem, já começa daí a confusão. Acreditar na oposição original entre os sexos feminino e masculino gera a falta de espaço que acaba por não permitir harmonia nesta relação, permanecendo-se com certeza numa oposição eterna. Portanto, num primeiro momento, penso ser necessária uma limpeza nos conteúdos preconceituosos e geradores da crença de que as diferenças são negativas ou opositoras, para, então, podermos construir um entendimento que nos conduza à harmonia entre os dois universos.


Entendo por individualidade masculina e feminina, como sendo a essência da natureza dos homens e das mulheres que é possível de ser observada através do comportamento coletivo de ambos os universos. As individualidades devem ser observadas como características do âmago de cada ser ou de seu universo coletivo, não devendo ser confundida com o individualismo que procede das características de nossa personalidade ou de nosso ego. Infelizmente, tanto mulheres quanto homens desconhecem a individualidade de seus universos, o que ocasiona a falta de reconhecimento de si mesmos, bem como o não reconhecimento às individualidades do universo dito \"oposto\".

Uma vez compreendida a idéia de que os universos femininos e masculinos são individualidades que se completam, poderemos lidar melhor com algumas situações que ainda se mantém antagônicas em suas inter-relações, e com isto construir a harmonia necessária no dia-a-dia das relações entre masculino e feminino.


No meu trabalho no Instituto KVT, como terapeuta comportamental consciencial, observo muitas diferenças entre o comportamento feminino e masculino que geram desarmonia pelas dificuldades de ambas as partes em saberem lidar com isso. O que ensino às pessoas é o reconhecimento das individualidades dos universos feminino e masculino e a conscientização da necessidade da harmonia e da construção do elo entre ambos, principalmente no dia-a-dia.


Selecionei alguns pontos que normalmente aparecem como diferenças que se chocam:

- As mulheres pensam muito antes de irem para a ação; os homens agem mais rapidamente antes de pensarem. Ex.: a mulher pensa nos vários detalhes que possivelmente envolvam a ação e com isto, demoram mais em agir. Os homens não se preocupam com os tantos detalhes que envolvem a ação, agindo de forma mais objetiva e mais rápida.

- As mulheres mantêm o \"foco\" em relação à parte e também ao todo, porém muitas vezes se perdem por isto; os homens focam mais na parte e têm a tendência de separá-la do todo. Ex.: a mulher quando cozinha, além de fazer a comida, põe a mesa, lava a louça, limpa o fogão e a pia, varre o chão, às vezes não come e a ação de cozinhar acaba por ser confundida com as demais tarefas. O homem faz a comida, come e entende que já fez a sua parte, as demais tarefas não fazem parte do cozinhar.

- As mulheres cobram dos homens que adivinhem o que estão querendo, pensando, sentindo, necessitando. Os homens falam para as mulheres o que querem, pensam, ou aquilo de que necessitam.

- Os homens são mais exteriorizados, mas menos sensíveis, perceptivos e intuitivos, pois são mais tendentes ao uso do hemisfério esquerdo, potencializando mais a lógica e a razão objetiva, valorizando mais a visão de resultados. As mulheres são mais interiorizadas, mais emotivas, mais sensíveis, perceptivas e intuitivas. São mais tendentes ao uso do hemisfério direito, potencializando a profundidade, a razão subjetiva e são mais abertas à visão de construção.


Já é o tempo de homens e mulheres construírem suas bases de relações fundamentadas em novas referências que os conduzam para novos valores, desconstruindo, de tal modo, as origens do antagonismo seletivo e preconceituoso que permeiam de ignorância as diferenças entre mulheres e homens.


A natureza do universo masculino e do universo feminino não é antagônica, pois provém da unicidade de ambos, desta forma mulheres e homens são individualidades que se completam, permitindo a construção de suas bases de comunicação alicerçadas no elo que impulsiona a evolução de forma harmoniosa e sustentável, afinal cada um de nós nasceu do elo entre uma mulher e um homem.


imagem de Nary
Nary
No PF desde: 20/08/2008

Karolina, uma bela leitura Bjo