Miguxês

38 respostas [Último]
imagem de Marimel
Marimel
No PF desde: 08/05/2010

Bom respeito todas as opiniões,mas como mesmo eu sei e todos vcs sabem, estamos aqui para ajudar a todos com seus segredos e não para corrigir erros de português.(Vâmu ki vâmu) ahuehauehe bjuus a todos! :D


imagem de Caronte
Caronte
No PF desde: 03/03/2010

Urge criar o Desmiguxator Plus Tabajara.


imagem de JoãoZ
JoãoZ
No PF desde: 28/10/2009

Creio que são correntes. Como eu uso o perdão para base de tudo, eu estou me afastando cada vez mais da internet. Eu escrevo diáriamente crônicas para dois jornais e já me cobraram que tenho que parar de escreve \"vc\", \"pq\" e etc. Com o \"pq\" matou-se uma charada do correto uso dos \"porquês\" e tal. Então farei como a fiz com a televisão: dei de presente para a tiazinha que fazia limpeza na minha casa e desde então não assisto nem futebol. Preciso me desligar da internet. Eu não sei como passam no vestibular escrevendo \"encomodar\", \"impecilho\", \"amanham\". Como sou músico sofri muito com o advento da música eletrônica, em que DJs analfabetos juntam um amontoado de efeitos e dizem que isso é música, e eu pego uma partitura de \'brasileirinho\' e levo 15 dias para tirar ela no piano, no violão, e agora, acordeón também... Tivemos a lambada que era para ser um marco da música... Depois tivemos a famosa e destemida e brava \"éguinha pocotó\". Vão me achar louco, mas o cara vendeu 5 milhões de cópias daquela porcaria... Não para por ai: uma das coisas mais perniciosas no Brasil são as novelas, e 98% das pessoas as assiste. O BBB era malhado por 99% da população: quer dizer que quem malha, assiste. Eu não tenho TV portando não posso emitir opinião... Quando conto que não tenho TV as pessoas se surpreendem e perguntam o que faço com meu tempo. Lhes digo: tenho 2 livros escritos, leio livros que deveria ter lido na infância, escrevo duas crônicas diárias, e me sinto bem assim, sem ter que assistir problemas alheios (novelas são feitas principalmente de problemas cotidianos) e sem receber notícias tendenciosas e verdadeiras que nunca terão solução. Exemplo? ACM manipular resultados no painel eletrônico no Congresso, Tuma Junior envolvido com a máfia chinesa. Sabemos ser verdade, sabemos que aconteceu de fato, não podemos fazer nada então o melhor de tudo é não tomar conhecimento... No MSN, meu maior prazer é corrigir TODAS as pessoas quando hablam comigo. Todos. Minha filha disse que é chato falar comigo. Fale claro que não sou chato. Não sou melhor do que ninguém, mas ouvir éguinha pocotó ninguem me obriga!


Cris*77
No PF desde: 17/09/2009

Só esclarecendo, na maioria dos casos, conseguimos entender os posts, na verdade,tem a pessoa certa a que me referi......desculpe a sinceridade mas é vc BAYMA....melhore seu português...por favor....antes de tudo será melhor para vc....critica construtiva. Abraço.


imagem de JoãoZ
JoãoZ
No PF desde: 28/10/2009

Entender, depois de vc tentar sentir o que a pessoa está querendo dizer é possível. Porém é doloroso... A língua pátria deveria ser algo natural. Não saber inglês, francês, italiano? Ótimo. Eu não sei nenhuma dessas, poderia dizer que sei inglês mas ele é mais sofrível que o miguxês. Crescemos aprendendo as primeiras palavras em português. O que está acontecendo é que estamos modificando o modo de nos comunicar. No meu tempo (e minha primeira faculdade), Ciências Contábeis não continha português nas caderias. Hoje tem porque sem ele não se consegue entender o enunciado que uma questão de qualquer matéria... Um dia, e não lembro quem deixou um comentário aqui \"dica da nova ortografia: jamais trema sobre a linguiça\". não lembro quem foi, mas disso e com bom humor se faz uma escrita correta.


imagem de Circe
Circe
No PF desde: 17/04/2010

JoãoZ,


Sua história de correção lembra uma que passei ainda na faculdade. No meio de uma prova de direito civil, larguei um \"tb\". O resto da prova estava correto, fui até elogiada. No entanto, o professor me passou um sermão por conta do internetês. Disso para cá, tento separar bem as coisas.


Como meu trabalho exige uma escrita impecável, tento ser o mais correta possível até mesmo na internet, embora relaxe um pouco vez ou outra.


E eu não estou pedindo a ninguém que use o português machadiano, mas que simplesmente escrevam direito e facilitem a vida de quem vai ler. E como alguém sabiamente disse, esse é o tipo de coisa que é útil para a vida, sobretudo a profissional.


imagem de JoãoZ
JoãoZ
No PF desde: 28/10/2009

Obrigado Circe. Como eu disse, vc não tem obrigação de escrever segundo a norma culta, porém... é no mínimo obrigatório posto q foi alfabetizada nela.


imagem de Diego_floripa
Diego_floripa
No PF desde: 17/12/2009

olá

Dr. Pessoa

eu tenho que fazer um meia culpa aqui

sei que o meu portugues é horrivel

que troca letras quando é S ponho Ç ou outra tipo de troca

mas eu num sei como melhor

mesmo pq eu num gosto nadinha de portugues

:P

mas pelo menos o que eu posto as pessoas intendem e me responde

pelo menos isso

mas sei que o meu portugues é horrivel!!!!!

abraço


imagem de senhorita
senhorita
No PF desde: 02/03/2010

Sempre leio esse blog e nao quero parecer grossa, mas o português dessa BAYMA dói mais q ler um texto em miguxês, nao me levem a mal, é só uma crítica construtiva mesmo como já foi dito anteriormente.


imagem de JoãoZ
JoãoZ
No PF desde: 28/10/2009

Diego: ja falaram que se fazendo entender é o suficinente, porém vai chegar num instante em que vais precisar do português em dia... (vestibular, entrevista de emprego, onde exigem redação, e etc).

Quando ao emprego de S, SC, Ç ou SS, nem eu que escrevo sei tudo de cór, então, convém procurar saber. Uma dica básica é que, no início dos dicionários existe a lei que definiu todas as regras da lingua e tem uma que fala exatamente sobre isso. É interessante, e quando vc começar, vais ver que é mais fácil que pensas, é uma questão de hábito. Eu já fui um pouco como vc tb e todos relaxaram em alguma coisa, em alguma matéria. Só por curiosidade, Rui Barbosa anotava no seu dicionário todas as vezes que o consultava. Resultado: todas as folhas, contracapas, espaços em branco, estavam tomados de datas das consultas. Pelas datas estimou-se que ele consultava o dicionário pelo menos 3x por dia. E pra citar como exemplo, procure ver o que esse cara fez em Haya... (e o porquê de ele ser conhecido como a \"água-de-haia)