A Lógica do Inevitável

50 respostas [Último]
imagem de Nandablue
Nandablue
No PF desde: 17/04/2010

O sofrimento, mesmo que seja óbvio, previsível e inevitável em diversas situações, não deve deixar de existir.


Dançamos conforme a música. Fatos tristes nos deixam tristes e vice-versa. Independente de serem situações inevitáveis e previamente conhecidas. Isso mostra nossa saúde emocional e psicológica.


No meu ponto de vista, o problema não está em sofrer frente a esses acontecimentos, mas sim o de vestir o sofrimento como única roupa capaz de ser usada e não se permitir deixá-la de lado quando não couber mais.


O sofrimento continuado, a vitimização, o vício na tristeza, o pessimismo crônico... Isso passa a ser realmente um problema.


imagem de Caronte
Caronte
No PF desde: 03/03/2010

A verdade, Manela, é que nós negamos a nós mesmos nossa certeza de finitude.


Sabemos que o fim de tudo o que é humano é o pó. Nossa vida, nossos sentimentos, nossas obras, tudo vira pó, em algum momento.


Mas ainda assim, recusamos aceitar nossa finitude como inevitável.


imagem de LivT
LivT
No PF desde: 23/07/2010

Parênteses:


Lembrando que os gremistas já superaram esses sentimentos mundanos, uma vez que para nós as coisas realmente acontecem aos 60 minutos do segundo tempo, com sete homens em campo. :P


Desculpa, não resisti.:P


imagem de Caronte
Caronte
No PF desde: 03/03/2010

Nanda


Acho que a forma como lidamos com a dor tem a ver com nossa vivência e maturidade. Podemos usar nossa dor ao redor do nosso pescoço, e usá-la para justificar nossa falta de atitude.


Ou podemos apenas enfrentar esta dor, às vezes sozinhos, em silêncio. E aprender com ela, e nos fortalecer com ela. Mas não sermos escravos dela.


A dor é inevitável. Como a sentimos, e como reagimos a ela, define muito do que somos.


imagem de Manela
Manela
No PF desde: 05/01/2010

Nandablue, o pior problema do sofrimento é que há tendência de não querer sair dele, um vicio de verdade.

Acontece comigo de as vezes me pegar tentando me fazer chorar. Aff!


Sabe Caronte, parece que as vezes o que eu quero é compartilhar a dor com a humanidade, mas ela é só nossa.


É Caronte, talvez por isso tanta gente acredita em deus ou em reencarnação, pra não aceitar que acaba aqui.


imagem de Jotun
Jotun
No PF desde: 04/01/2011

Quote:
Que me dera ser tão racional assim...
Quote:


Racionalidade sempre acima de tudo, ninguém é igual a ninguém.


Quote:
O sofrimento nunca será opcional.
Quote:


\"Para mim\" sempre será.


imagem de Nandablue
Nandablue
No PF desde: 17/04/2010

Exatamente que eu penso!


Tudo tem o seu lado bom, inclusive o sofrimento. Usá-lo de forma a amadurecer e evoluir pessoalmente é um exemplo. Cultivá-lo apenas pela inércia de não conseguir superar uma frustração é um tremendo equívoco.


imagem de Nandablue
Nandablue
No PF desde: 17/04/2010

Pois é, Manela.


Sofrer não é o problema, mas sim sofrer em excesso, além da conta, sofrer por não conseguir ou não saber viver de forma diferente.


imagem de Marianna
Marianna
No PF desde: 02/03/2010

Quote:
É Caronte, talvez por isso tanta gente acredita em deus ou em reencarnação, pra não aceitar que acaba aqui.


Manela, comigo aconteceu justamente o contrário, quando passei a acreditar em reencarnação minha responsabilidade com os efeitos das minhas atitudes aumentou e muito.


Se eu tivesse a certeza de que tudo acaba com a morte, seria bem mais tranquilo. Até diante de um problema mais grave poderia considerar o suicídio, afinal se não acontece nada mesmo depois da vida, por que não abreviar isso?


imagem de Caronte
Caronte
No PF desde: 03/03/2010

O sofrimento é inerente ao ser humano. Como o usamos é que varia. Qualquer que seja a dor, qualquer que seja a intensidade do sofrimento, o que nos define é como reagimos a ele. Podemos nos entregar, ou podemos reagir.


Mas não podemos evitar sofrer. E esta seria a grande mágica. Termos uma racionalidade que controlasse nossas emoções de tal forma que o inevitável não nos afetasse. Mas nos afeta. Não conseguimos dizer ao nosso emocional \"comporte-se, pois já sabias que era assim\". Nosso emocional não sabe. Ele apenas sente. E sente a despeito do que pensamos ou sabemos.