Fui criado com princípios morais comuns.

7 respostas [Último]
imagem de Guardiã do Sol
Guardiã do Sol
No PF desde: 01/08/2011

“Fui criado com princípios morais comuns:

Quando eu era pequeno, mães, pais, professores, avós, tios, vizinhos, eram autoridades dignas de respeito e consideração. Quanto mais próximos ou mais velhos, mais afeto. Inimaginável responder de forma mal educada aos mais velhos, professores ou autoridades… Confiávamos nos adultos porque todos eram pais, mães ou familiares das crianças da nossa rua, do bairro, ou da cidade… Tínhamos medo apenas do escuro, dos sapos, dos filmes de terror… Hoje me deu uma tristeza infinita por tudo aquilo que perdemos. Por tudo o que meus netos um dia enfrentarão.

Pelo medo no olhar das crianças, dos jovens, dos velhos e dos adultos. Direitos humanos para criminosos, deveres ilimitados para cidadãos honestos. Não levar vantagem em tudo significa ser idiota. Pagar dívidas em dia é ser tonto… Anistia para corruptos e sonegadores… O que aconteceu conosco? Professores maltratados nas salas de aula, comerciantes ameaçados por traficantes, grades em nossas janelas e portas. Que valores são esses? Automóveis que valem mais que abraços, filhas querendo uma cirurgia como presente por passar de ano. Celulares nas mochilas de crianças. O que vais querer em troca de um abraço? A diversão vale mais que um diploma. Uma tela gigante vale mais que uma boa conversa. Mais vale uma maquiagem que um sorvete. Mais vale parecer do que ser… Quando foi que tudo desapareceu ou se tornou ridículo?

Quero arrancar as grades da minha janela para poder tocar as flores! Quero me sentar na varanda e dormir com a porta aberta nas noites de verão! Quero a honestidade como motivo de orgulho. Quero a vergonha na cara e a solidariedade. Quero a retidão de caráter, a cara limpa e o olhar olho-no-olho. Quero a esperança, a alegria, a confiança! Quero calar a boca de quem diz: “temos que estar ao nível de…”, ao falar de uma pessoa. Abaixo o “TER”, viva o “SER”. E viva o retorno da verdadeira vida, simples como a chuva, limpa como um céu de primavera, leve como a brisa da manhã!

E definitivamente bela, como cada amanhecer. Quero ter de volta o meu mundo simples e comum. Onde existam amor, solidariedade e fraternidade como bases. Vamos voltar a ser “gente”. Construir um mundo melhor, mais justo, mais humano, onde as pessoas respeitem as pessoas. Utopia? Quem sabe?… Precisamos tentar… Quem sabe comecemos a caminhar transmitindo essa mensagem… Nossos filhos merecem e nossos netos certamente nos agradecerão!”.Arnaldo Jabor


E aí pessoal,o que vocês acham disso tudo?

Será que um dia voltaremos a ter os mesmos valores morais de antigamente; ou daqui em adiante só iremos em entrar em colapso?

Ou ainda se concordam com o texto,se não, porque?


imagem de Nary
Nary
No PF desde: 20/08/2008

Concordo com o texto..


imagem de vica
vica
Offline
No PF desde: 25/08/2010

Concordo em partes com o texto...

Precisamos evoluir, gosto do acesso a técnologia que tenho hj, de poder mudar o que não me agrada no meu corpo. De falar abertamente qualquer assunto com minhas filhas, coisa que antigamente não faziam.. Principalmente com a figura masculina que é o pai. Portanto algumas coisas poderiam ficar como antigamente como o fio de bigode. Já outras, graças a Deus mudaram com o tempo!!!!


imagem de alinefloripa
alinefloripa
Offline
No PF desde: 15/08/2011

Não concordo com o texto, pelo menos não no ‘todo’, me parece contraditório, mas, o papel aceita tudo. Muita ‘poesia’ pra pouca atitude! Vale lembrar que o ‘criminoso’ de hoje, ontem, pode ter sido uma doce criança, portanto os direitos humanos valem para todos, sem exceção.

Quote:
‘(...)mães, pais, professores, avós, tios, vizinhos, eram autoridades dignas de respeito e consideração.’


Não era bem assim, por trás dessa autoridade existia muito medo, o que nunca foi sinônimo de respeito. Professor sempre detinha a razão, estando certo ou não. Sempre respeitei as pessoas, mas não por ‘autoridade’ e sim por confiança, admiração, afeto e principalmente exemplo.

Como falei anteriormente, o papel aceita tudo, assim fica bonito e fácil. O problema é que as pessoas querem tudo isso sem ter trabalho, como num passe de mágica, e isso não existe. É mais fácil reclamar do que fazer algo, porque mudar dá trabalho, aceitar o outro então, muito mais trabalho, ainda mais se for um ex detento, se for um morador de rua, se nasceu e cresceu na periferia, se ‘fez’ a vida na prostituição, se é crackeiro, afff, uma infinidade de ‘SEs’.


Quote:
Será que um dia voltaremos a ter os mesmos valores morais de antigamente; ou daqui em diante só iremos em entrar em colapso?


“Antigamente’, afff, e quais seriam esses valores morais? Crianças obedientes, seguindo a cartilha do pai (pq a mãe era empregada)? Casamentos de ‘aparência’? Família estilo comercial de margarina? Homens criando os filhos pra serem garanhões e as filhas pra santa? A religião ditando a vida das pessoas?

Bom, sinceramente? Não quero não...


imagem de vica
vica
Offline
No PF desde: 25/08/2010

PERFEITO ALINE!!!!


Foi mais ou menos isso que pensei do texto, só que bateu uma preguiça de escreve tudo isso...Mas penso como você!!!


imagem de alice55/RJ
alice55/RJ
No PF desde: 01/06/2009

Pelo o que eu compreendi do texto, este ressalta o retorno aos valores morais, que eram sagrados há algum tempo e atualmente, estão, em alguns casos, virados do extremo avesso.


Antigamente , uma mulher que se mantivesse virgem (por exemplo) era digna; hoje é considerada problemática, frígida e que não gosta de sexo... ou será homossexual?


E assim, podemos citar outros exemplos de como as coisas mudaram. Algumas, para melhor; e outras... bem, poderiam ter continuado do jeito que estavam, porque a mudança nesses casos só trouxe à tona as más condutas, a falta de solidariedade, a desonestidade.


A meu ver surge uma outra reflexão: acaso o conceito de BEM/MAL mudou em essência? Algum de nós considera agora correto o roubo, o assassinato, mesmo com todas essas mudanças? Então, por que permitimos que os comportamentos e hábitos, em muitos casos, se tornassem tão negativos e prejudiciais a nós mesmos? Talvez, encontrando essa resposta, que me parece tão complexa, poderemos retomar o que não precisava ser mudado.


imagem de Vanessa Versiani
Vanessa Versiani
No PF desde: 19/11/2009

Não quer grades nas janelas? Muda pro interiorzão do Brasil. Simples!

Concordo com a Aline em td q ela disse. Antes se obedecia os mais velhos por medo, não por respeito. Aí hj, alguém q tá (ficando) velho e quer ser obedecido da mesma forma escreve isso.... rs.... Os tempos mudam e quem para no tempo fica pra trás. E isso não quer dizer q bato palma pra crianças mimadas e menos ainda pra adultos sem limites e sem caráter. Só acho que o texto, no geral, foi mto infeliz.


imagem de rosa xok
rosa xok
No PF desde: 07/12/2011

Vanessa sou do interiorzão, e te digo aqui temos q/ ter grades nas janelas, a violencia existe em todos os lugares, infelizmente,,,

Mas referente ao texto, concordo c/ a Li, voltar no tempo acho q/ dificilmente voltaremos, uma q/ voltar seria cometer os mesmos erros do passado, a tecnologia está aí, o mundo moderno nos exige mtas mudanças, mudança de comportamento, e da forma de educar nossos filhos, mas os principios básicos sempre serão os msm, só temos q/ saber a forma de passá-los aos nossos filhos.

"Vale lembrar que o ‘criminoso’ de hoje, ontem, pode ter sido uma doce criança"... isso é fato, e aí quem culparemos??? os pais??? a sociedade??? é p/ parar e pensar!!!