Ela na assume a vida profissional

12 respostas [Último]
fernando
No PF desde: 07/05/2009

Bom... Primeiramente peço desculpas por estar invadindo um espaço destinado apenas a mulheres.

Se as administradoras deste site decidirem, podem excluir meu usuário e minha mensagem.


Acessei este fórum porque preciso conversar com alguém sobre um problema que tenho enfrentado a muito tempo e que não sei mais como resolver.


Sou casado a 14 anos com uma mulher linda, que me deu dois belíssimos filhos. Uma menina, que hoje tem 13 anos e um garotão, com 10.


Minha esposa tem a mesma idade que eu. 37 anos em 2009. É apenas alguns meses mais nova.


Quando a conheci, ela já trabalhava como sempre fez desde adolescente. Uma moça inteligente e muito educada. Dona de um sorriso impecável.


Veio de uma família grande, muito unida e também bastante batalhadora. Uma família financeiramente simples, mas sólida.


Família inclusive muito parecida com a minha, porém com um número de irmãos maior. Tenho 4 e ela 6, entre homens e mulheres.


Também comecei a trabalhar desde cedo, aos 12 anos mais precisamente, pois com 9 anos perdi meu pai, então com 42 anos, em um acidente de trânsito.


Meu pai era advogado e tinha um bom cargo como procurador do estado, o que garantiu a minha mãe (na época com 36 e que desde então se dedicou a criação dos filhos, o mais velho com 11 anos na época do acidente e a mais nova com 1,5 ano), uma boa pensão e uma bela casa, que havia sido construída a apenas 2 anos.


A morte repentina de meu pai sempre me deixou uma preocupação com relação ao futuro de minha família, pois ao contrário dele, trabalho como autônomo (sou analista de sistemas). O medo de também morrer jovem, e deixar minha esposa e filhos desamparados.

É um risco real, principalmente no mundo de hoje. Viajo em torno de 800 km semanalmente para visitar minha mulher e todos nós sabemos como são as estradas brasileiras.

Mesmo tendo seguro de vida, sei que isso não é para sempre, principalmente nas mãos de quem não sabe administrar.


Aprendi que uma pessoa tem que saber pescar. Se sempre ganhar o peixe, na falta do pescador, pode passar fome.


Por isso, sempre apoiei minha esposa em trabalhar fora, em abrir um próprio negócio, em estudar, em se preparar.


É uma forma de me proteger de um imprevisto. Se houver a certeza de que ela conseguirá se virar sem minha presença, acho que terei mais tranqüilidade com relação ao futuro dela e de meus filhos.


Nunca me importei com dinheiro e nos últimos 6 anos montei dois negócios diferentes para ela, incentivando-a a ter um crescimento profissional.

Em ambos os casos, a escolha do ramo a ser seguido foi 100% escolha dela. Não dei palpite em nada. Apenas conselho, e além do capital que investi, procurei ajudá-la no que pude, divulgando, vendendo, comprando, entregando, enfim; dei a maior força para que tudo desse certo.


Nas duas ocasiões, bastaram as primeiras dificuldades aparecerem para que ela desistisse do negócio e eu ficasse com um prejuízo de maquinas e coisas do tipo.


Da primeira vez montei uma fabrica de pão de queijo (comprei freezers, balança, matéria prima). Da segunda vez montei uma facção e comprei, juntamente com meu cunhado, 5 máquinas industriais novas.


Mais uma vez, dinheiro jogado fora e frustração.


A dois anos atrás ela inventou que queria fazer gastronomia.


Dei a maior força e assumi a despesa da faculdade e transporte.

Ela está entusiasmada e se forma este ano.


O problema é que até hoje ela não quis saber de treinar a profissão, de buscar uma experiência no mercado de trabalho ou de se preparar para ele, quando se formar.


Fica apenas no conhecimento acadêmico e não sai disto.


Hoje ela mora em um grande apartamento no centro de minha cidade, em Minas Gerais, com computador em casa e tv a cabo (que poderia ser usado para pesquisa). Um carro 100% dela na garagem (que poderia ser usado para procurar trabalho).


Meus filhos vão para a escola pela manhã e ela tem todo o tempo livre.


A tarde, a mesma coisa, pois quando eles chegam já logo arrumam algo para fazer, portanto não dão tanto trabalho assim, e mesmo diante desta mordomia toda, ela não faz nada o dia todo. Chega a dormir depois do almoço.


Sempre arranja uma desculpa, como tem feito a vários anos, para não assumir algo sério para se preparar para um futuro que é inserto para todo mundo.


A questão é que hoje ela não precisa trabalhar. Tem um marido para sustentá-la.


No ano que vem (2010), vamos nos mudar para uma cidade próxima a São Paulo. Hoje moro com um irmão em São Paulo - Capital.


Estou apenas aguardando a formatura para buscá-la em Minas.


O que já estou prevendo é que ela vai chegar no mercado totalmente despreparada e será mais uma desculpa para não arrumar emprego e mais uma vez todo um investimento e planos jogados no lixo.


Sempre que toco no assunto de trabalho e preparação, termina em briga.


O tempo está passando e acho que criei uma madame de classe média.


Espero que ela acorde enquanto há tempo.


Não sei mais como abordar o assunto sem me irritar.

Estou pensando seriamente em sair de casa e deixá-la passar um pouco de dificuldades para entender como o mundo funciona hoje.


Mas acho um comportamento infantil.


Não sei mais o que fazer.


Aguardo comentários de quem tiver algo de produtivo para me dizer.


Já não sei mais o que falar ou fazer para mudar esta situação que me incomoda profundamente.


Fernando – São Paulo-Capital.


imagem de michele
michele
No PF desde: 13/08/2008

Olha, Fernando é difícil encontrar homens como vc! Q apoie a esposa em estudar e ter seu próprio negócio, eu tb penso como vc, nunca sabemos o dia de amanhã, seu pai faleceu e deixou sua mãe com filhos, e realmente a mulher tem q trabalhar e se preparar pois nunca sabemos o dia de amanhã. Na minha familia foi diferente minha mãe sempre foi do lar, pq meu pai não aceitava q ela trabalhase fora, dai depois de anos ele trocou ela por outra e deixou ela com 4 filhos, imagina uma mulher q nunca trabalhou fora com 4 filhos sem heira e nem beira?

Bom, sua esposa tem q acordar e ela só vai dar valor o dia q ela não ter mais esta teta, acho eu.


imagem de Neilinha
Neilinha
No PF desde: 17/11/2008

Oi Fernando

Eu penso o seguinte, você sempre deu tudo a ela , então como ela já recebeu o conhecimento que precisava para se inserir no mercado de trabalho agora ela tem que se virar e inserir nesse mercado. Por exemplo dê a ela a responsabilidade pelas coisas dela ex: roupas , perfumes, cabelereiro acessórios etc. Mulher não aguenta ficar muito tempo sem essas coisinhas he he he Essas coisas terão que sair do bolso dela. Você garante o sustento da casa e ela que corra atras para se garantir. Parece maldade né... mas não é não, acredito que é uma forma para ela acordar!

Abraços e boa sorte


imagem de Nary
Nary
No PF desde: 20/08/2008

Fernando concordo com a Neilinha. Faz isso, q será bom p/ ela Beijos


marciam
No PF desde: 13/08/2008

Fernando, tem pessoas q sao maravilhosas e q nunca trabalharam e provavelmente, nao vao mesmo, nao aprenderam, nao sabem se comportar, procurar trabalho, assumir responsabilidades...

e talvez a culpa disso tudo seja da criação dela, como os pais dela criaram ela para o mundo real?

e sera q vc dando tudo de mao baijada pra ela nao ta alimentando ainda mais tudo isso?

é complicado, e facil dizer q ela nao quer sera q ela nao tem vontade?


cuidando de mim
No PF desde: 04/02/2009

OI FERNANDO, PARABÉNS POR SUA DEDICAÇÃO E AMOR PELA SUA FAMÍLIA!!! VC É UM MARIDÃO PELO QUE EU LI!

QUANTO A SUA MULHER, A NELINHA TEM RAZÃO: SEGURE OS GASTOS PESSOAIS DELA, E DEIXE-A SE VIRAR, INVENTE QUE TEM DÍVIDAS, ETC. MAS, UMA COISA ME PREOCUPOU: ELA GOSTA MESMO DE GASTRONOMIA? ELA GOSTA DE CULINÁRIA, FICAR À COZINHA, FAZENDO PRATOS MARAVILHOSOS? ELE QUER ISSO FERNANDO? PQ SE ELA NÃO TEM QUEDA PRA ISSO, ELA NÃO DECOLARÁ!!! SALVO SE ELA PEGAR GOSTO PELA COISA! SE ISSO NÃO É A PRAIA DELA, PENSO QUE ELA DEVERÁ BANCAR SOZINHA OUTRA FACULDADE/CURSO TÉCNICO Q MAIS SE ADEQUE A ELA. E QUE ELA BANQUE E NÃO VC. ABRA-SE COM ELA PQ SE NÃO ISSO PODE TRAZER PREJUÍZOS PARA O CASAMENTO DE VCS, SE ELA TE AMA, ELA VAI DAR OS PULOS DELA!! OS FILHOS ESTÃO BEM GRANDINHOS E NÃO DEPENDEM TANTO ASSIM DELA!!! ABRAÇOS E BOA SORTE


imagem de maya
maya
No PF desde: 02/07/2008

Fernando, bem-vindo ao Preciso Falar - aqui vc está em casa e pode contar, como já deve ter percebido, com a compreensão e opinião da mulherada - que parece estar ao seu lado nessa situação.


Existem algumas variações em relação ao modo de vida de sua mulher - ela não deve ter sido preparada para enfrentar a realidade da vida e vc acabou invariavelmente contribuindo ainda mais para dar continuidade a isso!

Acho q hoje vale vc fazer uma experiência - deixar ela se \'virar\' sozinha profissionalmente e assumir as responsabilidades das ações dela.

Parece q ela precisa disso para crescer como profissional e assumir sua relação com o mercado de trabalho.

Vc é uma pessoa centrada e parece ter uma boa visão de gestão de negócios, deixe agora ela se \'quebrar\' sozinha - não passe pra vc as responsabilidades finais do negócio dela.

Boa sorte e tente faze-la entender q isso só vai contribuir para o crescimento e fortalecimento da situação econômica dela.

um abraço!


cintia
No PF desde: 14/10/2008

É meio complicado opinar quando é uma situação bem diferente da nossa. Mesmo assim, dariei meu \"pitaco\". Bem, eu sempre tive de trabalhar, embora o que desejasse mesmo era ficar em ksa. Mas qdo estou em ksa, sinto falta de trabalhar. Então, acho que temos de achar alguma coisa. Possivelmente, como sua esposa tem tudo de mãoes beijadas e naum existe a preocupação com o amanhã, ela vive assim, como dondoca. Acredito sim que possa ser por \"criação\", afinal muitas mulheres são educadas p/ serem do lar... Boas esposas, boas mães. Nada mais.

Vcs se mudando, ela vai sentir falta de amizades, comcerteza. A aconselhe a participar de algum trabalho voluntário, em um hospital, uma comunidade, uma ONG. Assim ela aumentará seu grupo de amigos. Com o tempo, ela, com certeza, terá vontade de modificar sua vida, de contribuir mais com vc.

Acho que é isso.


rita
No PF desde: 09/08/2008

fernando, pena q vc nao me conheceu antes, kakaka

mas eu acho q vc so vai ajudar ela e vc de tabela deixando ela dar a cara, tentando buscar sua necessidade real, a dela ne...

ela tem q sentir e perceber isso, senao, nao funciona


imagem de dudy
dudy
No PF desde: 02/07/2008

Fernando, as vezes os homens também precisam falar... a gente entende rsrsrs, é interessante ouvir o outro lado da história, ouvir um homem se abrir e mostrar sua preocupação com a esposa.


Bem, pelo q li, vejo que o perfil dela não é de empreendedora, então por favor não abra mais nenhum negócio pra ela. Talvez vc devesse incentivá-la a fazer um concurso público ou um emprego meio-turno para q ela vá se acostumando com o novo momento.


Acho que essa mudança de cidade pode ser um bom motivo para as coisas mudarem de rumo, vc deve ter uma conversa muito séria com ela, que assim q chegarem a SP ela precisará tomar as rédeas da sua vida, pq vc está cansado de se desgastar pensando no que ela vai fazer de seu futuro profissional, aliás vc não deveria de jeito nenhum ser responsável por isso... e se em 15 dias ela não se mexer, as coisas irão mudar muito, talvez vc vá cuidar da sua vida e ela terá q viver com uma pensão, talvez vc cortará o seu cartão de crédito e cada vez q ela for comprar algo terá que te pedir e vc irá avaliar se dará ou não... pra tirar ela da inércia vc terá q dar uma boa sacudida nela, caso contrário tudo continuará como está... boa sorte!


imagem de mara
mara
No PF desde: 16/07/2008

Sabe, Fernando, acho que a culpa não é só dela, nao! Pq assim, quem está acostumada desde pequena a arregaçar as mangas e ir à luta muitas vezes o marido reclama que está muito focada em trabalho e esquece da casa e da família. A Dudy está certa qdo diz que ela não é empreendedora, então não adianta vc colocar um negócio que VC tem interesse, e não ela. É assim, como preto e branco: algumas pessoas nasceram p/ isso, outras não. Sabe incentive-a a fazer outras coisas que possa ser legal, como cursos, artesanato, comida, pé e mão... sei lá... Acho que vc ainda está no lucro que ela ainda estuda e é boa mãe e esposa. Muitas nem isso fazem. Talvez mude vc o jeito de pensar. Pode ter certeza de que, se preciso form, ela saberá se virar.

Acho que vc está se estressando a toa. No momento certo, aparecerá algo sim!