Casamento de/com adolescente: pode/deve dar certo?

28 respostas [Último]
imagem de musa
musa
No PF desde: 12/02/2009

Quote:
não entendo essa coisa de se casar tão cedo. Sério, não entendo mesmo.


2X


imagem de Carla Abbondanza
Carla Abbondanza
No PF desde: 22/06/2010

Não é, não, Musa?


Imagina só, sair debaixo da asa de pai e mãe pra ir direto pra debaixo da asa de marido. Não experimentar nada da vida, não ter liberdade nunca, não construir nada exclusivamente seu e principalmente nunca ser a única responsável por si mesma. Sério, não entra na minha cabeça. Nunca entrou.


imagem de musa
musa
No PF desde: 12/02/2009

Sem contar carla, que qrendo ou não, nessa idade vc não tem estabilidade financeira. Daí dependerá do seu marido ou arrumará qualquer coisa pra ajudar nas despesas de casa. Provavelmente brigas irão acontecer por falta de grana, e a rotina irá tomar conta aos poucos, depois filhos... e o futuro que é bom? Nada né?

Graças a Deus não sou assim!


imagem de Carla Abbondanza
Carla Abbondanza
No PF desde: 22/06/2010

Pois é, Musa.


Eu estava me referindo apenas ao lado emocional e pessoal dessa história, mas é óbvio que o aspecto prático também fica muito mais complicado. Aos 16/17 anos não se tem experiência profissional suficiente e muito menos formação acadêmica para se pensar em autonomia financeira. E com certeza os problemas se avolumam, especialmente quando os filhos entram em cena.


Pra quem ainda acredita que amor e uma cabana são suficientes, é bom lembrar da máxima: \"quando a fome entra pela porta, o amor sai pela janela.\"


K_A
No PF desde: 26/12/2010

Concordo que é difícil de entender, Carla. Eu particularmente acho que essas coisas sempre têm como pano de fundo uma falta de apoio ou de estrutura familiar. Mesmo quando a família é estruturada em termos práticos, se faltar o apoio emocional, a pessoa pode procurar uma fuga ou até mesmo \"outro pai\". E, como você disse, família existe é para cuidar disso, para impedir que coisas assim aconteçam, não é não? Eu me revolto com as famílias e com os que se casam com essas crianças.


Como eu disse, eu me casei muito jovem duas vezes (é... uma cabeçada só não bastou), mas eu consegui me separar, cuidar de mim, construir a minha carreira, mesmo com filhos e tudo, mantendo-os unidos, dando estrutura para eles, mas foi uma luta muito dura. Pelo menos eu soube escolher maridos que me respeitavam e que nunca se atreveram a me tolher, e soube exigir isso deles tbm.


Só que tem gente que dá essas cabeçadas, mas não tem forças para se libertar. E ainda fazem escolhas péssimas. Quanto a elas, eu torço para que se libertem dessa armadilha e consigam recuperar algo do tempo perdido.


imagem de Carla Abbondanza
Carla Abbondanza
No PF desde: 22/06/2010

Mas é o que eu disse, K_A


Eu entendo a impulsividade da adolescência, a sensação de que aquele momento é o último e aquela é a única chance de ser feliz na vida. A ilusão de que aquele homem é O tal e tudo mais. Entendo a pressa de \"ser mulher\". Eu me lembro vividamente de ter passado por todas essas sensações e mesmo angústias.


Só que eu, assim como muitas outras mulheres, tive freio. A minha família refreou esses impulsos de duas maneiras: 1) a longo prazo, me cobrando nos estudos sempre, me incentivando a desejar a independência e me mostrando todas as alternativas possíveis; 2) de forma pontual, dizendo \"não\" quando eu ameaçava sair dos trilhos e aconversa não funcionava. \"Não vai sair com esse cara e ponto final\", \"não vai parar de estudar nem nos seus sonhos\".


E não se engane, minha família nunca teve posses e meu pai faleceu quando eu era muito novinha, antes de me tornar adolescente. Foi minha mãe quem teve que dar conta do recado, com a eventualíssima ajuda do meu irmão. Com certeza não foi fácil pra ela, mas quem disse que criar filhos é fácil?


Marge
No PF desde: 11/03/2010

Carla e Musa


Sou fão dos seu comentários (Carla), mas me desculpe. Preciso entender...

Casei nova com alguém mais velho e vi que não deu certo, ok! Minha opinião? Difícil dar certo mesmo. Achava isto tb, mas me envolvi. Acreditei, enfim.

Pensava como tu. Casar? NÃO. Acabei me vendo nesta situação com 19 anos.

Minha família? Obrigada! É ótima!

Impedir qquer coisa? Adolescente faz de qualquer forma se realmente quiser. Pode engravidar, fugir...inúmeras coisas.

Minha mãe teve a vida dela. Criou-me da forma mais íntegra e carinhosa que encontrou, mas com a minha cabeça, fiz o que quis (nada grave, além de ter tentado casar novinha).

Nossas vidas são uma impressão digital. Cada um tem uma.

Aceito vcs não entenderem. Eu tb não entenderia se seguisse o que pensava. Só gostaria de ajudar na compreenção um pouco, e que pensem.

Não quero ofender, por favor, somente entender, pois achei meio \"chumbo\" os comentários.


Marge
No PF desde: 11/03/2010

Carla e Musa


Sou fão dos seu comentários (Carla), mas me desculpe. Preciso entender...

Casei nova com alguém mais velho e vi que não deu certo, ok! Minha opinião? Difícil dar certo mesmo. Achava isto tb, mas me envolvi. Acreditei, enfim.

Pensava como tu. Casar? NÃO. Acabei me vendo nesta situação com 19 anos.

Minha família? Obrigada! É ótima!

Impedir qquer coisa? Adolescente faz de qualquer forma se realmente quiser. Pode engravidar, fugir...inúmeras coisas.

Minha mãe teve a vida dela. Criou-me da forma mais íntegra e carinhosa que encontrou, mas com a minha cabeça, fiz o que quis (nada grave, além de ter tentado casar novinha).

Nossas vidas são uma impressão digital. Cada um tem uma.

Aceito vcs não entenderem. Eu tb não entenderia se seguisse o que pensava. Só gostaria de ajudar na compreenção um pouco, e que pensem.

Não quero ofender, por favor, somente entender, pois achei meio \"chumbo\" os comentários.


imagem de Nary
Nary
No PF desde: 20/08/2008

Concordo com a Sol Beijos


imagem de Gisinha
Gisinha
No PF desde: 05/03/2009

Resposta curta..


NÃO !


beijos.