A arte de encerrar ciclos

8 respostas [Último]
imagem de NandaHarper
NandaHarper
Offline
No PF desde: 29/05/2011

Boa tarde, caros foristas. Ando encontrando situações aqui entre os tópicos (e até mesmo na vida real) de fins de relacionamentos, pessoas insistindo em casamentos e relações falidas simplesmente por estarem acostumados ao convívio com o parceiro ou por causa dos filhos e eu já vi desculpas até mesmo por causa de animais de estimação, acreditem. E não estou falando somente de relacionamentos amorosos, não. Falo num todo. Existem pessoas que se prendem à um passado que não voltará jamais, seja ele bom ou ruim. Se o passado não volta, então qual o motivo dele assustar tanto o presente e o futuro das pessoas? Bom, ao passar por uma conflito de ideias aqui dentro de mim, andei lendo bastante sobre esta questão e encontrei nas palavras de Paulo Coelho uma breve e genial explicação que deixo de reflexão para os foristas.

PS: O texto é de um autor desconhecido e foi modificado por Paulo Coelho.


[i]Sempre é preciso saber quando uma etapa chega ao final…

Se insistirmos em permanecer nela mais do que o tempo necessário, perdemos a alegria e o sentido das outras etapas que precisamos viver.

Encerrando ciclos, fechando portas, terminando capítulos.

Não importa o nome que damos, o que importa é deixar no passado os momentos da vida que já se acabaram.


Foi despedida do trabalho? Terminou uma relação? Deixou a casa dos pais? Partiu para viver em outro país? A amizade tão longamente cultivada desapareceu sem explicações?

Você pode passar muito tempo se perguntando por que isso aconteceu….

Pode dizer para si mesmo que não dará mais um passo enquanto não entender as razões que levaram certas coisas, que eram tão importantes e sólidas em sua vida, serem subitamente transformadas em pó.

Mas tal atitude será um desgaste imenso para todos: seus pais, seus amigos, seus filhos, seus irmãos, todos estarão encerrando capítulos, virando a folha, seguindo adiante, e todos sofrerão ao ver que você está parado.


Ninguém pode estar ao mesmo tempo no presente e no passado, nem mesmo quando tentamos entender as coisas que acontecem conosco.

O que passou não voltará: não podemos ser eternamente meninos, adolescentes tardios, filhos que se sentem culpados ou rancorosos com os pais, amantes que revivem noite e dia uma ligação com quem já foi embora e não tem a menor intenção de voltar.


As coisas passam, e o melhor a fazer é deixar que elas realmente possam ir embora…


Por isso é tão importante (por mais doloroso que seja!) destruir recordações, mudar de casa, dar muitas coisas para orfanatos, vender ou doar os livros que tem.


Tudo neste mundo visível é uma manifestação do mundo invisível, do que está acontecendo em nosso coração… e o desfazer-se de certas lembranças significa também abrir espaço para que outras tomem o seu lugar.

Deixar ir embora. Soltar. Desprender-se.

Ninguém está jogando nesta vida com cartas marcadas, portanto às vezes ganhamos, e às vezes perdemos.


Não espere que devolvam algo, não espere que reconheçam seu esforço, que descubram seu gênio, que entendam seu amor.

Pare de ligar sua televisão emocional e assistir sempre ao mesmo programa, que mostra como você sofreu com determinada perda: isso o estará apenas envenenando, e nada mais.

Não há nada mais perigoso que rompimentos amorosos que não são aceitos, promessas de emprego que não têm data marcada para começar, decisões que sempre são adiadas em nome do “momento ideal”.

Antes de começar um capítulo novo, é preciso terminar o antigo: diga a si mesmo que o que passou, jamais voltará!


Lembre-se de que houve uma época em que podia viver sem aquilo, sem aquela pessoa – nada é insubstituível, um hábito não é uma necessidade.

Pode parecer óbvio, pode mesmo ser difícil, mas é muito importante.

Encerrando ciclos. Não por causa do orgulho, por incapacidade, ou por soberba, mas porque simplesmente aquilo já não se encaixa mais na sua vida.

Feche a porta, mude o disco, limpe a casa, sacuda a poeira. Deixe de ser quem era, e se transforme em quem é.[i]


[b]Esqueça quem você era, e passe a ser quem é.[b]


imagem de NandaHarper
NandaHarper
Offline
No PF desde: 29/05/2011

Ah, errei o código ao tentar pôr o texto em itálico, mas a mensagem foi passada.


imagem de Nary
Nary
No PF desde: 20/08/2008

Adorei o texto


imagem de Moreniinha
Moreniinha
No PF desde: 14/04/2010

Nanda


Não concordo com o texto e nem é pq tenho uma certa aversão a Paulo Coelho, mas pq ele sugere se esquecer de quem somos e de relações q foram importantes em nossa vida, concordo q ciclos se fecham, q etapas são cumpridas, mas e as lições q devem ser tiradas disso? Então pq meu namoro acabou, eu tenho q virar a página e fingir q ele nunca aconteceu, comentendo os mesmos erros q cometi enquanto dentro desta relação?


As coisas não são assim, simplesmente esqueça quem vc é, passe uma borracha em cima de tudo e vamos continuar comentendo os mesmos erros, continuar nas mesmas paranóias. Então de que adianta ter vivido aquilo, se é pra não ter significado nenhum?


Passado é passado, mas é ele quem determina quem seremos no futuro, é ele q nos faz olhar pra trás e perceber q nada precisa ser igual, mas q a partir destas experciencias vividas somos pessoas diferentes e mais amadurecidas, não deixei de ser quem sou, minha essencia é a mesma desde criança, porém não cometo mais os mesmos erros, justamente pq não esqueço do meu passado, fiz dele um aprendizado e tirei muitas lições.


imagem de NandaHarper
NandaHarper
Offline
No PF desde: 29/05/2011

Moreniinha,


Acredito que é possível virar a página sem repetir os erros do passado. É possível mudar pra melhor, sim. A gente aprende com os erros. :)


imagem de Moreniinha
Moreniinha
No PF desde: 14/04/2010

Sim, mas não esquecendo de quem vc era.


Entendi o texto, q há pessoas q dificultam as coisas q insistem em algo q já não dá mais certo, porém na minha opinião, esperiências de todo tipo são importantes e fazem parte do amadurecimento.


;)


imagem de musa
musa
No PF desde: 12/02/2009

Adorei o texto Nanda.

Realmente precisamos aceitar o que passou sem ficar remoendo, pra que novas \"coisas\" venham até você.


imagem de NandaHarper
NandaHarper
Offline
No PF desde: 29/05/2011

Torna-se até cabível diversas vezes a dificuldade que as pessoas possuem de desprender-se de um alguém e iniciar um novo caminho, encerrando assim um ciclo de sua vida. Existem pessoas sem escrúpulos, pessoas que usam as outras como se fossem objetos de prazer, como marionetes. Brincam com os sentimentos dos outros inflando assim o seu ego. Quando vem a \"queda\", um sofre enquanto o outro ri. As pessoas perderam o bom senso das coisas e agem por impulso sem pensar nas consequências. Eu agradeço sempre à Deus por ter o coração que tenho. Bobo, isso é, muito bobo. Mas é bom. Nunca usei e tenho certeza que nunca usarei ninguém como um objeto, como uma conquista. Nunca disse \"eu te amo\" só para conseguir alguma coisa. Todas as vezes em que essa frase foi dita por mim, veio lá do meu coração. Enfim, foi só o desabafo de uma pessoa extremamente magoada com mentiras, falsas palavras, falsas promessas... Está escuro agora, mas logo o sol aparece.


imagem de Themis
Themis
No PF desde: 18/09/2009

Esse texto é muito bom.

Minha amiga me mandou quando terminei o meu turbulento namoro, pode parecer idiota, mas me ajudou muito.

Sempre é bom se reinventar.