Afinal, qual é o problema?

35 respostas [Último]
imagem de Nandablue
Nandablue
No PF desde: 17/04/2010

Pois então, Carla, presenciar uma situação dessas é algo que angustia muito mesmo, dá vontade de sacudir a pessoa! O que para nós parece tão óbvio e natural, para outras é um terreno absolutamente desconhecido!


Esse tipo de problema não tem apenas uma causa, mas sim causas multi-fatoriais. São vários aspectos a serem analisados, pois cada caso tem suas particularidades no que diz respeito às origens do problema.


Existe uma condição que se chama Transtorno de personalidade dependente. Acho que essas mulheres podem sofrer disso, ou apresentarem traços do transtorno.


Sem dúvida que insegurança e baixa auto-estima fazem parte do conjunto.


As vivências pessoais também são importantes de serem analisadas. O que essa mulher viveu, desde a infância? Quais foram os exemplos de relacionamentos que ela teve? Como ela aprendeu a se relacionar com o outro?


Uma personalidade dada à compulsão também pode existir. Algo muito parecido com o que ocorre nos outros tipos de vícios.


Enfim...São tantas coisas! Por isso acho muito louvável, porém bastante difícil, ajudá-las. Acho que é importante sabermos de que elas têm realmente uma dificuldade muito grande de enxergarem a realidade sob o mesmo prisma que nós. É quase como um usuário de drogas...


imagem de Caramelo
Caramelo
No PF desde: 07/09/2010

Meu caso:


Meu ex abusava tanto emocionalmente de mim e por tanto tempo, que eu acabei por acreditar nas asneiras que ele dizia.

Eu realmente achava que só existia ele no mundo, que eu não era inteligente, bonita, e que não fazia absolutamente nada certo.


Ele fez uma \"lavagem cerebral\" em mim.


Acho que é isso que acontece...

Passamos a ver apenas o companheiro como centro do universo e nos rebaixamos a uma simples sombra da pessoa. Depois de um tempo tomamos isso por verdade única e a situação se complica.


Mesmo com várias amigas e familiares me dizendo que eu deveria terminar, que ele não me fazia bem, q ele era um ogro, eu não terminava, justamente por acreditar que as coisas q ele dizia eram verdade. Então se eu terminasse, morreria sozinha, desempregada e burra o.O


Pura falta de auto-estima.


Precisou aparecer uma pessoa de longe que não conhecia nada das nossas vidas pra abrir meus olhos. Ai finalmente terminei!


imagem de Carla Abbondanza
Carla Abbondanza
No PF desde: 22/06/2010

Outra pergunta:


Por que diabos mulher tem essa mania besta de achar que o outro vai mudar por causa dela? O cabra é um traste mas a mulher insite em acreditar que ele vai mudar e se transformar no prínc ipe encantado que ela sempre quis. Fala sério, gente. De onde vem essa crença?

Será mesmo que ainda tem mulher por aí acreditando que sapo vira príncipe? Aliás, tem mesmo mulher por aí que acredita em príncipe?


imagem de dobemh
dobemh
No PF desde: 06/01/2010

Carla, vejo que a mulherada tem muito medo de ficar solteira.

Portanto a meta é conseguir alguém antes dos 30.


Nesse grupo estão inclusas aquelas que aceitam tudo para não ficarem sozinhas.


juhjuh
No PF desde: 25/11/2010

kkkkkkk Pior que tem viu Carla.Vivo isso na pele com minha mae....vixiii meu pai jah fez todas as barbariddaes possiveis com minha mae e ela continua la.......eu ja ate levei ela para ficar comigo em casa,mas ela nao aguentou 1 dia.Disse q nao gosta de apartamento.Sei.

Ate ja entendi ela algumas vezes, a situacao dela e financeira ficou dependente demais do meu pai,mas acho q ela ja teve tanto tempo pra tentar ganhar dinheiro.Ai ela me diz que abriu mao da vida dela para cuidar de nos filhos que somos em 3 em diferenca muito pouca de idade.E ai o que eu digo pra ela??? vou criticar depois de saber q ela abriu mao de td prta cuidar da gente.Sao situacoes e situacoes, agora tem umas mulheres novas ai sem filho que se submetem a cadaaaa coisaaaa......


imagem de Belle D´Jour
Belle D´Jour
No PF desde: 19/07/2010

Olha, Carla, é como eu comentei com você. Acho que além de toda essa questão da dependência que pode ser patológica, existe a questão fortíssima do \"amor romântico\" em nossa sociedade, recheado com matizes de cristianismo.

Assim, \"sofrer por amor\" e a humilhação se torna meio que inconscientemente o caminho para a “Glória” ou o paraíso, cujo desfecho será a modificação do parceiro através de um amor incondicional e a felicidade do casal. É por isso que muitas mulheres demoram ou deixam de perceber a gravidade da questão. Antes de cair em si e entender efetivamente que isso é uma violência, a mulher usa a estratégia de buscar milhões de justificativas para os maus-tratos do parceiro, projeta em sua mente uma imagem “enfraquecida” do mesmo, o que vai justificar sua adequação a um papel maternal: “ele teve uma infância difícil”, “ele trabalha muito”. Assim, uma situação de abuso se transfigura em complacência, compreensão e piedade.

E tudo vira uma mímese, onde como a colega acima tão bem colocou, a mulher passa a acreditar e a vivenciar as humilhações do parceiro, dificultando cada vez mais sair desse circulo vicioso.


imagem de Caka
Caka
No PF desde: 09/03/2010

Sabe entre tantas opiniões e justificativas sobre o pq as mulheres aguentam relacionamentos ruins e acredito que tenha um q seja o principal de muitos... comodismo!


Comodismo é uma palavra derivada do verbo acomodar, que vem de acomodação (ato ou efeito de acomodar-se, adaptar-se a algo). Comodismo se pode definir como um estado crítico, causado pelo excesso de acomodação.


(Pessoas que se adaptam as situações ou coisas, mesmo que sejam terríveis, ou tragam prejuízos. Ele é acomodado, comodista).


Falo por mim mesma...

Meu casamento passou por uma fase terrivel logo de inicio, aguentei poucas e boas do meu marido mas me separei.

Só q comecei a pensar na minha casa, minha familia,minha vida e tudo que ja tinha acontecido ate então...

Não tive coragem de mudar tudo q ja ava encaminhado... me acomodei!

Aconteceu deu trair ele e bem... to deixando a vida me levar!

Mas assumo que continuei meu casamento por puro comodismo e não tenho orgulho disso mas... deixei acontecer!!

Tive sorte ainda pq hoje vivemos bem... algumas coisas mudaram!


Mas é isso ai... acho que muitas aguentam e sofrem caladas (ou não tão caladas) por se acomodar e achar que é ruim como ta mas se mudar pode ficar pior. Pq arriscar!!


imagem de Australopithecus
Australopithecus
No PF desde: 10/02/2010

Ah, mas tem uns homi que aguenta umas bruxa tb.


imagem de cadu82
cadu82
No PF desde: 01/05/2010

não consigo ler, parecem oradoras de cerimonia de formatura, são muiitas letras e palavras juntas, ai minha cabeça.


imagem de Mauro Scherer Dornelles
Mauro Scherer D...
Offline
No PF desde: 29/06/2010

Faz tempo que não filosofo sobre esse assunto, e um resfriado forte me deixa quase fora de combate, mas vou tentar escrever algo compreensível.

Há múltiplos fatores, como escreveu a Nanda, vou me deter em dois:

Fator cultural, onde a sociedade patriarcal impõe suas ideias que são reproduzidas pelas pessoas que nem papagaio, sem questioná-las ou tentar entendê-las. Quando ouço frases que iniciam com \"a mulher tem...\", \"toda mulher deve...\", \"mulher que se preze...\", \"mulher isso...\", \"mulher aquilo...\", iiihhhhhhhh me seguro nas patas de trás porque lá vem bomba, e das grandes porque são frases que terminam com bobagens históricas.

É sempre bom desconfiar daqueles que dizem o que a gente tem que fazer, um pouquinho, pelo menos.

Fator família: pais tem várias funções e alguns deveriam ir para a cadeia devido ao assassinato psicológico que fazem com os filhos: não elogiam, só criticam, não dão liberdade, só restringem sem explicar o porquê (óbvio, não sabem os motivos, pois só reproduzem o que ouvem), não deixam o filho se quebrar, superprotegem, enfim, reproduzem o modelo feminino de submissão ao homem.

Meu resfriado não me deixa prosseguir, mais tarde, talvez.