Afinal, qual é o problema?

35 respostas [Último]
imagem de Si Cal
Si Cal
No PF desde: 06/08/2010

Carla... vou tentar explicar um pouco da situação que vivi.. não era exatamente isso de \"não sei viver sem ele\" mas a dinâmica de continuar em uma situação...


Apos algum tempo de casamento eu/ele sabiamos que a coisa não encaixava mais... mas mesmo assim ambos permanecemos na situação (que não era totalmente desgastante pois não havia traições, continuava a ter um certo desejo, um certo sentimento).. mas já era uma situação \"não tão comoda\" poderiamos ser mais felizes (não que não eramos necessariamente) mas poderiamos ser mais, ter mais (ambos).


Chegou o dia que realmente foi necessário o rompimento.. mas voltando ao caso, pq demorou mais que o necessário:


Inúmeros fatos


Acomodação, costume, rotina, supostos compromissos com a filha, suposto \"amor\", medo de enfrentar situações sozinha(o), suposta \"recriminação por parte de terceiros\", enfim... varios sentimentos que resumidamente encaixa-se em um único FALTA DE CORAGEM DE ENFRENTAR AS DIFICULDADES E AS MAZELAS DA VIDA SOZINHO(A), sempre achamos que uma MULETA nos ampara melhor que nossas proprias pernas. PONTO E BASTA!


imagem de Carla Abbondanza
Carla Abbondanza
No PF desde: 22/06/2010

Mas Si Cal, o seu caso não chega nem perto de alguns absurdos que vemos aqui. Eu entendo a acomodação, a incerteza e coisas afins. Não concordo, mas entendo, especialmente quando há filhos na jogada.


O que eu não entenderia é se você dissesse que insistiu em permanecer num relacionamento onde seu parceiro a humilhasse repetidamente, a agredisse psicológica e/ou fisicamente, que a traísse ostensivamente, etc., e ainda assim você me dissesse \"não sei viver sem ele\". Ou perguntasse \"o que eu faço pra ele me amar de novo?\"


Entende onde eu quero chegar? Eu sei que dar um basta numa relação não é uma coisa fácil, mas há certos extremos - vemos vários deles diariamente - que realmente desafiam a minha capacidade cognitiva. É essa dependência patológica que eu quero tentar entender, ainda que superficialmente.


imagem de Nandablue
Nandablue
No PF desde: 17/04/2010

Carla,


Esse assunto tem tudo a ver com o MADA- mulheres que amam demais. Elas têm uma dependência patológica, mesmo, principalmente por relacionamentos destrutivos.


Acho que é uma situação altamente complexa, inclusive do ponto de vista psiquiátrico. Por isso mesmo não é nada fácil entender esse comportamento.


imagem de Si Cal
Si Cal
No PF desde: 06/08/2010

Carla... entendo onde vc quer chegar, postei minha \"historia\" para dar uma ilustrada... mas com tudo isso, e com a terapia eu acabei descobrindo que \"INFELIZMENTE\" existem pessoas que realmente são humilhadas, agredidas e nenhuma atitude toma... estão realmente doentes... por vezes não sabem que existem outros caminhos, pessoas que possam ajudá-las, enfim cada historia e uma historia, existem pessoas menos esclarecidas, outras mais, outras com menos condições financeiras, outras com mais, enfim... é uma tematica tao distinta e tão diversa... acho eu as vezes que deveriamos desde cedo aprender a avaliar melhor as situações e aprender a usar ferramentas para não viver desta forma... mas como dizer a uma pessoa que a vida inteira aprendeu a abaixar a cabeça que NÃO ela NÃO PRECISA ABAIXAR A CABEÇA... entendeu... é falta de amor proprio sim, de baixa auto estima... mas tudo enrraizado ali no intimo... e mudar isso como eu disse e trabalhoso e árduo e muitas vezes necessita de ajuda. Beijos :-)


imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

As piores são aquelas que vão atrás da amante para tirar satisfação..........

batem, xingam , cobram respeito da amante.........


e o safado, cafajeste , elas perdoam....... elas justificam dizendo que é da natureza do homem....... que eles não tem culpa............ são as safadas que correm atrás deles..........


=========


teve um caso no PF neste fim de semana:

o cara disse à mulher, que não volta para casa à noite, porque fica usando drogas.......... mas ela não acredita.......... ela \'acha\' que ele está traindo ela. e ainda não se separou porque é que ele leva a filha dela para escola pela manhã.... usar drogas pode (mesmo tendo uma criança pequena) , mas ela fica preocupada é com a traição?


imagem de Carla Abbondanza
Carla Abbondanza
No PF desde: 22/06/2010

PÇois então, Nanda e Si Cal


A minha intenção ao querer entender é justamente encontrar uma forma de ajudar. Eu preciso ter um vislumbre daquilo que não entendo para poder me posicionar fora do meu \"habitat natural\", ou seja, para não esperar que o outro aja como eu agiria.


A minha tendência, de acordo com o que eu conheço, é sempre partir para o lado lógico das coisas. Se algo não te faz bem, livre-se disso. Simples assim. Mas percebo que essa minha lógica não funciona sempre para todos ne é isso que eu preciso trabalhar para que eu possa estar mais apta a ajudar quem me cerca.


imagem de Respondona
Respondona
No PF desde: 03/05/2010

Eu também acho que é falta de amor próprio...


Não faz muito, vi um caso de um casal que namorava a distância... ele aqui e ela em Tapejara (deve dar uns 60 Km de distância, mais ou menos). Ele era do tipo piazinho popular e ela já tinha cara de mulher (mesmo não sendo) e não se encaixava no grupinho dele.


Ela havia acabado de sair de um relacionamento, com um cara que ela dizia amar muito... esse cara que ela namorava, terminava com ela nas sextas-feiras e reatava nas segundas, além de tratar ela como se ela não fosse nada... depois de aturar isso por um bom tempo, terminaram (ele com ela), aí ela logo entrou nesse outro relacionamento com o rapazinho daqui. Ele, por sua vez, começou a traí-la constantemente com as guriazinhas do grupinho dele. Ela sempre ficava sabendo... aí brigavam por msn ou telefone, ela escrevia bobagens e entrava em comunidades (\'pra mim você é coisa do passado, homem como você tem mais é que ser corneado\', ou ainda, \'ele me trai, outro me distrai\') se acertavam, continuavam o namoro, e continuava levando chifres... ela, aparentemente se amava. Sabe aquele tipo de guria que SE ACHA, sempre achei que ela fosse completamente segura de si, mas aí, depois de ver tudo o que acontecia na vida dela, tive certeza de que era só fachada. Ela estava tão preocupada em namorar um riquinho pra mostrar pras (ini)amigas e depois tão preocupada em arrumar outro pra dar nos dedos do riquinho que acabou esquecendo dela mesma... esqueceu de como seria ridículo, vergonhoso e doloroso passar por essas situações... e por que?

Por não se amar... tanto que nem lembrou de pensar em si mesma!

Pensou em se mostrar, em aparecer, e esqueceu de pensar nos próprios sentimentos, na própria felicidade!


E isso acontece muito... vejo casos aqui de meninas que estão tão satisfeitas por estarem com o ex de alguém, com o cara que fulana ama, que passam por tremendas humilhações pra manter isso...


E mais todos os outros sub-motivos já citados, todos relacionados - na minha opinião - com a falta de amor próprio!


imagem de juliowave
juliowave
No PF desde: 22/12/2009

Mulheres adoram competir umas com as outra (Deus o livre largar o bofe pra outra pegar). preferem aturar um cafageste achando que tão no lucro.


imagem de Respondona
Respondona
No PF desde: 03/05/2010

Isso também, Julio...


Eu mesma já fui burra de segurar um cafa por mais um \'cadin di tempu\' só pra não entregar de bandeja pra outra... mas não adiantou, hoje eles são casados, porém, são infelizes.

Por isso que dizem que o que começa torto...


imagem de Patrícia S
Patrícia S
No PF desde: 19/11/2010

Pessoas,

Ando lendo muito e acredito que é questão de co-dependência de algumas pessoas, eu por exemplo, não tenho dependência financeira dele, não tenho filhos, mas me permiti ter uma dependência emocional por achar que precisava de alguém que cuidasse de mim, isso é patológico, doentio mesmo.

Comecei a psicanálise e estou lendo muito sobre o assunto, afinal, não quero viver assim como estou hoje...