Que orgulho maldito pra assumir que tem depressão e que precisa de ajuda!

10 respostas [Último]
imagem de carolrocha
carolrocha
No PF desde: 28/11/2012

Boa noite gente! Dei uma sumida daqui, estou trabalhando muito e estudando e com as férias eu aproveitei pra descansar pois estava precisando.

As coisas não melhoram muito com o meu namorado, ele está com depressão e não aceita. Ficou furioso ao saber que minha cunhada ficou sabendo do jeito que ele estava, minha cunhada marcou consulta pra ele que é essa semana, e emprestou um dinheiro pra ele pagar as contas e quando ela foi falar o dia da consulta ele simplismente disse "que consulta? Eu não preciso de médico! Não estou doente!"

Ele simplesmente não aceita nem que eu fale sobre isso com ele, pra ele é jogar dinheiro fora pagar um psicólogo pra resolver os problemas, pois foi bem assim que ele disse, mesmo eu dizendo que eles não resolvem e sim ajudam a manter nossa ordem mental, ele acha que isso é jogar dinheiro fora e quem resolve nosso problemas são nós mesmo. Até concordo mas quando a gente não consegue resolver nossos próprio problemas é porque precisamos de ajuda, mas ele não aceita. Fica nervoso e diz que não quer falar sobre isso.

Ele tem dormido o dia todo e passa a madrugada acordado, segundo meu cunhado me fala, nem comer ele anda comendo direito.

E ás vezes no final de semana ele nem quer me ver, quando ele está triste ele prefere ficar até sozinho, nem aceita minha companhia...

Eu até levei ele na minha terapeuta com uma desculpa de que ela iria fazer perguntas de mim pra ele, ela até fez isso, e foi se introduzindo no assunto dele, mas ele relutou em falar.

E logo após ele sair da sala quando eu entrei ela alegou que ele está ciente que está passando por um problema sério, que precisa de ajuda, mas ele não quer, chegou a dizer pra ela que o problema dele não chega a altura de precisa de ajuda de terceiros...

Ele teve uma crise de nervos comigo ontem, me expulsou da casa dele aos gritos, eu agora não farei mais nada, eu tentei conversar e tudo, mas ele não aceita, acha que isso é fase que vai passar, que ele não precisa de médico pois não está doente, mas uma pessoa normal passa o dia todo dormindo, chora, quer ficar sozinho pois está triste? Uma pessoa normal deixa de comer, fica a madrugada toda acordada? Ele não está nem procurando emprego, só sai do quarto pra tomar banho e acho que tem dias que nem isso ele faz, ele se descuidou muito, tem dias que eu chego lá e ele ta sem tomar banho, despenteado, todo mal arrumado... E se eu falo alguma coisa, ele acha ruim, então eu nem posso tocar no assunto... Mas ele não tá legal. Que orgulho maldito ele tem.


imagem de girlie
girlie
No PF desde: 13/01/2011

Ô, querida. E tu ainda tem paciência... Te admiro, Carol, pela solidariedade que tu tem com ele. Não é nem amor agora, é empatia e solidariedade mesmo.


Não sei o que sugerir. Acho que se um dos foristas tiver formação em psicologia, poderia dar uma dica preciosa do que fazer quando a pessoa está doente e não aceita tratamento.


imagem de Gulherme
Gulherme
No PF desde: 13/05/2010

Tu é uma santa Carol!!


Não deixe que o orgulho, o desleixo e a agressividade dele contaminem a tua saúde.


Deixa que a família dele se vire um pouco também, quando o cabra virar um novo Howard Hughes (mas sem o dinheiro, infelizmente), quem sabe o internarão à força e ele cairá um pouco em si.


imagem de Lunaa'
Lunaa'
Offline
No PF desde: 01/07/2014

A Girlie tem razão... sera amor ou solidariedade ?


assim fica difícil pra você , não tem como sustentar uma relação assim ...


imagem de carolrocha
carolrocha
No PF desde: 28/11/2012

É um pouco de tudo isso sabe gente, é empatia, solidariedade e amor também sabe, porque acho que sem amor eu não teria toda essa paciência não, eu já teria metido o pé no balde a muito tempo... Mas em certos momentos ele deixa vir a tona aquele namorado que eu conheci antes de todos esses problemas, ele tem dias que chora no meu colo sabe, não fala nada e eu também não faço perguntas, apenas o amparo e digo a ele pra que não fique triste que qualquer coisa eu estarei lá.

Há dias que ele está mais nervoso, há dias que ele está mais falante, esses dias ele estava com olheiras enormes, e ele ainda insiste em me dizer que está dormindo bem, e com todas aquelas olheiras.

Eu sei que isso vai passar, mas creio que pra ele cair em si que precisa aceitar ajuda, ele terá que chegar o fundo do poço só assim ele vai se dar conta que precisa de ajuda.


imagem de Nelsoneco
Nelsoneco
No PF desde: 01/09/2009

O fundo do poço sera quando vc tomar uma atitude e dizer que só ira velo apos ele ir a uma consulta. Infelizmente vc não esta ajudando, está atrapalhando.


imagem de carolrocha
carolrocha
No PF desde: 28/11/2012

Eu tomei a decisão mais dolorosa da minha vida, Nelsoneco.

Eu não irei mandar mensagem pra ele, vou esperar ele me mandar alguma coisa, ou ligar pra mim, sei que isso é foda pra mim, pois sou ansiosa e fico preocupada em saber como ele está. Mas preciso tirar forças sabe. Eu já tentei fazer isso mas a pressão não ajuda em nada, só atrapalha, pressionar uma pessoa com depressão não ajuda, ele não vai mudar de ideia por pressão.


imagem de Nelsoneco
Nelsoneco
No PF desde: 01/09/2009

Olha Carol, uns oito anos atras tive um periodo de depressão, acho que durou uns tres meses, fiz a mesma coisa, não queria sair, deitado na sala, etc, etc. Sai sem medicamento ou medico, graças a Deus, mas isto não é um bom exemplo. Quando dura muito (anos no seu caso???), é um processo em que ele tem medo de melhorar e te perder. Ela sabe que enquanto estiver "doente" vc estará ao lado dele. Ele teme se "curar" e vc perceber que mesmo curado ele não é bom o suficiente para vc.


imagem de carolrocha
carolrocha
No PF desde: 28/11/2012

Não Nelsoneco, ele está com depressão a 3 meses, se ele pensa assim é um bobo sabe, mas eu não vou forçar a barra sabe, até porque minha terapeuta mesmo disse, e ele sendo assim forçar a barra é pior, o deixa nervoso e irritado, eu estou com ele, se ele quiser desabafar comigo tudo bem, mas eu sei do que ele está passando, porque pouca coisa ele me fala, bem pouca, ele me diz que não gosta de falar sobre os problemas dele, que ele nunca foi de falar pra ninguém, mas ele sabe que eu estou querendo o bem dele, só que ele me fala pra não me preocupar tanto, então é isso que eu vou fazer, pois ele me disse que minha preocupação ecessiva incomoda ele.


morenacat01
Offline
No PF desde: 17/09/2013

Acho que o q vc tem é codependência. Eu já tive depressão. O tratamento é multidisciplinar. Psicoterapia, medicação, atividade física, alimentação. Mas se a pessoa não quer se tratar, não tem cura, não tem jeito.

Eu sinceramente, vou discordar dos outros aqui, sei que pode amar seu namorado, mas acho que está realmente prejudicando sua vida ao insistir nessa relação. Uma relação só é saudável quando constrói algo na nossa vida. Essa relação, pelo que vc sempre fala, não te traz nenhum benefício. Vc não ganha nada com ela. Reconhecimento?? É disso q vc precisa. Ou precisa se feliz, ou, ao menos tentar ser feliz??

Claramente pelos seus relatos, essa relação não é saudável pra vc. Vc não tem nenhum prazer que venha dela. O cara só te põe pra baixo. O problema dele, É DELE. Não adianta vc querer ser a ponte de salvação dele, não será, ninguém muda ninguém, e o tratamento da depressão precisar ter seriedade e comprometimento, coisa que não vejo ele ter. Depressão é doença, mas tem tratamento. Teimosia é defeito de caráter, e só tem mudança se a pessoa quiser de fato. Eu sinceramente já teria pulado fora a muito tempo...


imagem de carolrocha
carolrocha
No PF desde: 28/11/2012

MorenaCat01, eu entendo você... porque eu já me peguei muito pensando em tudo isso, mas eu vejo que ele tá sofrendo, ele quer sim que isso passe, mas ele não sabe como, ou melhor ele sabe, mas não quer dar o braço a torcer. É problema dele sim, e eu não vou mais me interferir, porque eu já fiz o que tinha que fazer que foi deixar a família dele ciente, a irmã pelo menos está tentando de tudo pra ajudar ele, mas a mãe dele... Ela não está nem aí pra ele sabe, a irmã dele mesmo falou com ela, disse que ela precisa entrar no quarto pra saber como ele tá e tudo, mas não, ela nem se preocupa com ele, nem entra no quarto pra saber se ele tá bem ou se não está...

Eu espero que tudo dê certo sabe, mas não vou pressionar ele, eu mesma já conversei com ele, falei que se eu não gostasse dele já teria jogado tudo pro alto, já teria largado dele.