Quando o amor não sustenta!

10 respostas [Último]
imagem de michele
michele
No PF desde: 13/08/2008

Já ouvi inúmeras vezes que quando se tem amor tudo é possível. Mas qdo mais envelheço mais percebo que essa é mais uma das mentiras que me contaram. Uma relação só é possível com outros ingredientes associados. Amor não é sentido se a gente não se sente ouvido. Amor não é visto, mesmo que exista, quando há desrespeito ou qdo vc se sente como um móvel da casa.

Amor não tem relação com obediência. Se para vc mostrar que ama precisa obedecer e se sujeitara uma vida que vc não quer, o amor se torna muito pesado e, sendo assim faz vc se sentir pesado. Uma relação a dois sempre deveria existir para tornar a vida mais leve. Amor deveria ser uma maneira de aliviar fardos e dores.

Mas infelizmente nem sempre é assim. Muitas vezes em nome deste amor que a vida se torna um fardo. Quando isto acontece de amor virar dor e fardo, algo está errado e precisa ser revisto. Qdo vc por amor precisa viver uma vida que não quer do jeito que não quer o amor passa a trazer infelicidade.

Mas nós bem sabemos que em nome do amor e por amor , muitas pessoas vão se mutilando aos poucos e tendo uma vida muito diferente daquela que gostariam.

Amor não sustenta uma relação onde existam dúvidas, suspeitas, competição, agressividade, e principalmente disputa de poder. Qdo o diálogo abre espaço para o silêncio sofrido, não há amor que resista , qdo o cançado e o desgosto tomam conta de uma relação não há amor que resista. Qdo vc percebe que comprou gato por lebre não há amor que resista. Qdo vc sente que as diferenças não comportam mais acordos não há amor que resista . Então, oque colocar como ingrediente?

Em primeiro lugar, consideração pelos sentimentos do outro. Flexibilidade, uma vez que se um manda e os outros tem que dançar conforme a música ordenada, então estamos falando de ordens não tem relação direta com o amor. Amizade é fundamental e a verdadeira amizade é sentida qdo vc sente que pode contar ( no sentido de falar das suas coisas) e contar ( no sentido que o outro está contigo e protege).

Não esqueçam do carinho . Não aquele carinho sexualizado , esse é fácil de ser lembrado. Falo do carinho amoroso que demonstra o apego e o verdadeiro gostar.

Neste caso o amor se fortalece e aparece, sem esses ingredientes o amor não se sustenta , nem sustenta uma relação . Se o amor não for regado com estes ingredientes ele não suporta e com o tempo....vai se apagando ...até que no fim morre.


( Cris Manfro: Psicóloga Clínica, Jornal NH ).


Achei interessante e compartilhei, pois me identifiquei demais com o tema.

Abraço!!


imagem de Nary
Nary
No PF desde: 20/08/2008

Adorei, o tema Michele


imagem de maya
maya
No PF desde: 02/07/2008

Michele, vc enriquece esse espaço, com esse ensaio super interessante e pertinente à nós mulheres.

Obrigada por partilhar conosco esse tema.

Um abração,

maya


imagem de dudy
dudy
No PF desde: 02/07/2008

Michele, sei que se sentiu tocada pelo texto, espero que tenha conseguido esfriar a cabeça (desde o último post) e conversado com seu marido, não deixe de tentar, tantas vezes vc já enumerou as qualidades do seu amor, abra seu coração... ele vai entender... tomara, bj.


imagem de bete
bete
No PF desde: 16/09/2008

Lindo texto! Eu acredito que amor não faz sofrer, não aprisiona... Amor é, ao contrário, liberdade, alegria... Faz bem compartilhar as pequenas coisas. Assim como as grandes. Acho que amor é apoio em momentos de angustia e de incertezas. E mesmo q não dure p/ sempre, amor faz com que momentos ruins sejam esquecidos. Não é o perfeito, mas é o que podemos esperar.


preta
No PF desde: 08/07/2008

muito bom o texto

Bacana quando a gente lê algo que nos faz parar e pensar o que realmente queremos

valeuuu

bjos


imagem de mara
mara
No PF desde: 16/07/2008

Lindo o texto, bem escrito, convida à reflexão mesmo! E tá certo, amor não ofende, não humilha, não maltrata. E amor não é um único sentimento, é a soma de várias coisas.


imagem de michele
michele
No PF desde: 13/08/2008

Dudy, estou tentando mas está dificil acho q talvez um tempo para nós seria bom. Ontem ele me jogou na cara q não se sente amado, q na verdade tem notado q eu não o amo mais.

Só que estou cansada de esperar de tentar de me submeter de não me sentir protegida, amparada sabe...sei lá dudy parece q sou um móvel dentro da minha própria casa como diz uma parte do testo que citei acima.

Ele é muito teimoso, orgulhoso tem q ser como ele quer, e eu sempre sedendo. Comprei um quadro lindo p a sala, que as paredes amdavam meio vazias ele 1º perguntou o preço e achou caro R$ 40,00 reais!!!! ele nem elogiou falei p ele q ele não curte as coisas, sabe.

São detalhes q nos cançam como já desabafei em outro tópico com a maya.

Bj.


imagem de maya
maya
No PF desde: 02/07/2008

Michele, parece as vezes q as coisas tendem a se acumular e o copo fica até a borda de água, hein?

Vc deve andar se sentindo sem motivação, cansada, desestimulada e ressentida com seu marido por todas as atitudes q ele tem tido em relação à vc - é natural!

Amiga, tá na hora de vc ter um sopro de ar fresco na alma e se sentir amada, valorizada e principalmente tranquila e feliz.

Sua família é super legal e unida pelo q vc descreve, não tem ninguém com quem vc possa abrir o peito e conversar? Uma pessoa de sua total confiança para lhe dar um norte?

Por outro lado, está tão pertinho das festas de final de ano, aonde todo mundo se reúne pra celebrar a vida - a união familiar... quem sabe vc não dá um tempo, esfria a cabeça - joga as mágoas para o lado e pensa melhor nisso depois?

Não é legal levar ressentimentos de um ano pra outro...

Um abração,

maya


taista
No PF desde: 04/11/2008

Mulher, tem homem que é assim, bruto, grosso, mal educado. Acho que ele mudaria com uma sacudidela sua, tipo junta suas trouxas e vá embora. Acho que em tudo, qdo nos sentimos seguros, relaxamos. Damos abertuda às rotias, preguiças, mau humor... Acho que por isso namorar e tão bom, pq qdo se está namorando muitas coisas a gente deixa de fazer, reclamar, p/ não perder tempo só em discussões. Mas vc está tão desgostosa de tudo... Se tiver forças, vá por esse lado, mande embora.

Só pensa que pode ser que ele vá mesmo...


imagem de julia
julia
No PF desde: 30/06/2008

me desculpa amiga mas é até engraçado qdo vc fala do churrasco pra família dele e quizadão com massa pra sua - qual é hein???

um bjinho e fique fria q a bola vai e volta...