O passado que volta

11 respostas [Último]
Iani
No PF desde: 13/01/2011

Durante meu 2º grau, numa cidadezinha do interior, eu fui apaixonada por alguém que, na época, tinha um relacionamento de longa data com outra pessoa, o qual envolvia laços de amizade entre as famílias.


Nós nos entendíamos muito bem, passávamos horas falando da sociedade e de política, tínhamos muitas convergências. Eu desejava fazer sociologia e ele direito. Eu acreditava que ele fosse o amor de minha vida.


Mas percebi uma diferença fundamental: eu pretendia transformar meus sonhos em projetos de vida e realizá-los enquanto ele, por motivos diversos, cultivava os sonhos como sonhos, sem mobilização suficiente viabilizá-los.


Quando concluí o 2º grau, prestei vestibular em uma universidade federal na capital e fui aprovada. Ele então marcou a data de seu casamento.


Nós nos reencontramos uma única vez uns 2 anos depois: ele estava uma sombra do que foi. Perguntou-me porque eu não havia lutado por nosso relacionamento. Na época, respondi que cada um é responsável por suas escolhas e, além disso, ele tinha 5-6 anos mais do que eu, logo, devia ter mais capacidade para decidir sua própria vida. Isso foi há mais de 20 anos.


Há 2 ou 3 anos atrás fiquei sabendo que ele tinha alguns problemas de saúde e ontem uma amiga em comum me avisou que ele faleceu.


Eu fiquei muito abalada com a notícia, principalmente porque, de forma muito estranha, eu havia passado o final de semana pensando nele. De alguma maneira inexplicável, enquanto ele agonizava, eu, sem saber disso, não conseguia afastar a sua lembrança.


Eu sou apaixonada pelo meu companheiro atual, nunca fiquei cultivando amores do passado. Mas este final de semana foi atípico, inexplicável.


Estou bastante abalada. Alguém já passou por algo semelhante?


Iani
No PF desde: 13/01/2011

?????


Ninguém tem nada a comentar?


Estou muito triste e não tenho com quem dividir esse momento: não posso falar disso com meu marido ou meus filhos.


Está difícil elaborar essa "perda" prematura, entender porque a lembrança do que vivemos voltou a povoar meus pensamentos no final de semana, ao mesmo tempo em que ele vivia suas últimas horas ...


LOIRINHA_23
No PF desde: 25/01/2010

Iani, realmente é uma coisa inexplicável...

Eu particularmente acredito muito no espiritismo, e tenho certeza que há mais coisas entre o céu e a terra do que imaginamos... Dizem os espiritas, que quando estamos em coma, nosso espirito é capaz de visitar outras pessoas... Mas, como vamos saber se é verdade ou não né! Acho que quando temos um laço muito forte com outra pessoa, seja de amor, amizade, afeto, acabamos tendo uma forte ligação que vai além da vida! Quem sabe essas lembranças, foram ele tentando te avisar ou mesmo se despedindo de vc?

Há alguns anos atrás quando eu ainda era uma criança, um primo distante faleceu!!! Lembro-me que ele estava no caixão com os olhos abertos, e não conseguiam fechar por nada! E assim ele foi enterrado... Na época o povo do bairro, dizia que era porque ele queria ver a primeira namorada, um amor de adolescência que ele nunca esqueceu, e ela não foi ao velório, nem ao enterro. Mas, repito, isso é história que o povo conta, uns acreditam outros acham bobagem, é mais coisa de antigo mesmo!!!

Sinceramente, demorei a opinar,porque realmente não sei nem o que dizer sobre isso, é realmente inexplicavel!


Iani
No PF desde: 13/01/2011

Loirinha_23


Obrigada por responder!


Eu não sou religiosa, mas percebo que teve algo estranho no final de semana, pois realmente não costumava pensar nele dessa maneira.


Eu sempre desejei intimamente que ele conseguisse realizar-se e ser feliz como eu sou. Como foi uma relação que acabou com muito carinho de ambas as partes, pode realmente ter sido uma despedida.


Estou tentando entender e elaborar, mas sinto que um pouco de mim e dos sonhos que tive foram sepultados junto com ele hoje. Enfim...


imagem de vica
vica
Offline
No PF desde: 25/08/2010

Quote:


Está difícil elaborar essa "perda" prematura, entender porque a lembrança do que vivemos voltou a povoar meus pensamentos no final de semana, ao mesmo tempo em que ele vivia suas últimas horas ...[/qiote]


Iani, talves isso tenha acontecido porque era ele quem estava pensando muito em você nos momentos finais dele, não sei explicar direito, mas muitas vezes acontece comigo de estar pensando muito naquela pessoa e ela me ligar ou esbarrar com ela na rua. No caso dele, o pensamento pode ter sido tão forte que acabou fazendo com vc ficasse pensando nele...Tem coisas que nao tem muita explicação, apenas sentimos. E claro que a morte dele iria mexer com vc, trazer lembranças do passado, isso é muito normal e mexeu com vc de uma maneira que nem vc esperava....


Iani
No PF desde: 13/01/2011

Vica, obrigada por responder.


Eu estou um pouco assustada com certas coisas. Poucos dias antes de meu pai falecer eu tive um sonho/pesadelo com ele me chamando, me pedindo ajuda... Mas meu pai era uma pessoa muito próxima.


Agora me vem novamente essa sensação com a morte desse amor da adolescência: passei o sábado e domingo com a sensação de que o encontraria a qualquer momento.


Confesso que fiquei em dúvida se agimos certos em não nos procurarmos durante todos esses anos, talvez tivesse sido bom termos conversado novamente, analisado juntos nossas trajetórias, talvez... Embora, acredito que meu companheiro entenderia o meu desejo de ver alguém do passado, não sei se a esposa dele entenderia da mesma maneira. E eu prezo muito viver em paz.


São tantas dúvidas e uma tristeza tão grande!


imagem de vica
vica
Offline
No PF desde: 25/08/2010

Iani, você está com a sensação de que ficou algo mal resolvido entre vocês dois. Que alguma coisa ficou sem ser falada, e sabe que não terá mais essa oportunidade. E isso esta lhe incomodando. Tenta pensar que a vida fez isso com os dois. Talves não era pra ser. Mesmo não sendo muito religiosa, faça uma oração pra ele, para que fique bem e em paz..Boa sorte. Qualquer coisa chama...


imagem de morenorp
morenorp
Offline
No PF desde: 30/03/2012

Dizem que quando um gêmeo univitelino sente algo (uma dor por exemplo) o outro tambem.

Já aconteceu de você estar pensando em alguém e, subitamente, a mesma pessoa ligar para seu celular?


Enfim, tem coisas que nada explica ... tudo são SUPOSIÇÕES ... talvez uma SENSIBILIDADE maior, talvez uma facilidade maior de PERCEPÇÃO ...


Pelo sim ou pelo nao ... acredito no seguinte: Se vc nao soubesse pela amiga como e a hora que aconteceu, com certeza vc estaria agora se preocupando com outras coisas.


Tem gente que se sente bem acendendo uma vela pra alma do falecido, tem gente que prefere uma oração ... enfim, PROCURE FICAR EM PAZ.


Coincidencias acontecem á qualquer um e sem necessidade de ser ALGO EXTRAORDINÁRIO.


Iani
No PF desde: 13/01/2011

morenorp


Obrigada pelo seu comentário.


Eu concordo com você quando coloca que se minha amiga não tivesse me avisado, eu estaria pensando em outra coisa. Tanto que, apesar de ter ocorrido essa sensação no final de semana, na 2ª feira nem lembrei mais disso. Somente na 3ª feira quando fiquei sabendo do ocorrido é que associei as duas coisas.


Não sou religiosa, por isso não costumo ficar procurando sinais, mas realmente foi bastante estranho, até mesmo porque deve ter tido anos em que não lembrei de tal pessoa uma única vez.


Por outro lado, provavelmente isso me afetou porque a morte de pessoas que são ou foram importantes sempre nos sensibilizam de alguma forma.


Iani
No PF desde: 13/01/2011

Vica, acho que você captou meu momento melhor que eu mesma.


Como eu era a outra na relação, eu me protegi muito; nesse sentido, apesar de quase 3 anos de duração, ela foi muito platônica. E o que não se realiza, acaba sendo idealizado. Não houve briga, nem rompimento, apenas seguimos caminhos diferentes, talvez com a esperança de que um dia sentaríamos para conversar novamente. E agora, é tarde demais.


imagem de Sandr3
Sandr3
No PF desde: 07/12/2012

Iane vc teria um e-mail algo que eu podesse contar uma coisa a vc, que não postei porque é algo errado e que eu quero preservar de toda a sujeira que mostrei no meu tópico, eu queria sua opinião.