Até que ponto ceder?

57 respostas [Último]
K_A
No PF desde: 26/12/2010

Jani, a coisa vai mal, minha amiga!... Se vc continuar pensando dessa forma, agindo dessa forma, vc não vai sair desse círculo vicioso. Vc não tem que acreditar que deu liberdade demais ou de menos. Vc não tem que dar liberdade para ninguém, pq vc não tem o direito de tolher ou prender ninguém. Vc não tinha que regular o cara, mas isso não é desculpa para ele ter te traído. Com isso, vc só mostrava que vc era frágil, dependente, desestruturada, e ele se aproveitava disso para fazer o que bem entendesse. Vc também não tinha que aceitar a situação absurda, humilhante, que ele te fazia passar.


O que vc tinha que fazer era ver se aquela pessoa, daquele jeito que ele era, servia para você. Era aquilo o que vc queria, alguém que ficava fora regularmente até altas horas, bebia pra caramba, dava mole ou bola ou se envolvia com outras mulheres, e que queria viver como se fosse solteiro, ignorando que tinha assumido um relacionamento com vc, ou seja, ignorando vc? Então, o que vc deveria ter feito era dizer adeus pro babaca e ir procurar alguém que gostasse de vc mais do que essa tranqueira que vc tinha (tinha?).


Eu sei que vc se separou e voltou, mas, caramba, vc continuava querendo uma pessoa diferente do que aquele cara era. Vc queria que ele tivesse mudado, mas o cara é daquele jeito, sempre foi, pelo que vc falou, machista, mandão, ou seja, alguém que não respeita o outro, que só vê o seu umbigo.


Eu acho que vc deve se preocupar muito com o seu desejo de controlar a liberdade de alguém, mas não para o seu caso passado, e sim para o seu futuro, futuros relacionamentos, os amores que virão. Não é por causa do cara, mas por sua causa, para que vc não entre mais em relacionamentos com pessoas que querem estar longe de vc, traindo vc, e que te façam sentir necessidade de controlar, tolher. É para que vc não fique acreditando que vai mudar as pessoas e entre de novo em uma fria igual a essa, senão vc envelhece sofrendo.


Conselho: vai fazer uma terapia. Vc precisa aprender a escolher pessoas e não querer mudar pessoas. Vc precisa aprender a pensar em vc, a se amar, a se valorizar.


Muito juízo e boa sorte.


A vaidade dele devia ir lá pra estratosfera. Pare de passar a mão na cabeça desse cara. Puxa vida, vc já disse que ele era machista, mandão. O cara sempre foi um calhorda e encontrou em vc a cúmplice e a vítima perfeitas.


imagem de Moça!
Moça!
No PF desde: 12/10/2010

Jani, já que não estás reclamando dos meus textos longos, vou continuar. ;)


Quote:
Senão tenho a impressão que sempre teremos que ficar trocando de parceiros... Mas a questão da adaptação tem que vir dos dois lados, pois acho meio impossível encontrar alguém totalmente compatível....


Isso que você disse me lembrou de uma situação...


Um dia desses a minha mãe me contou que o filho de uma grande amiga dela tinha se separado. Ela estava \'horrorizada\' pois eles estavam casados há menos de 2 anos. Me disse: \"Mas tão rápido... e já desistiram... Podiam ter tentado mais...\"


Não rebati isso que minha mãe falou mas olha a situação: Meus pais são casados há uns 35 anos e brigam como cão e gato (aliás... já vi cão e gato mais comportados que eles). Ela vive contando de histórias de desfeitas que o meu fazia desde o primeiro ano de casamento. Desde o primeiro ano de casamento a minha mãe reclama do meu pai e implora pra ele fazer terapia. Ele nunca fez. E ele continua implicando com ela, e ela com ele. Nos aniversários de casamento (que não são comemorados mas apenas lembrados) minha mãe fica deprimida, com óculos escuros - pois acho que ela revê a história.


Mas ainda assim... quando ela vê um casal que \"\"\"desiste\"\"\" do casamento antes de passar toda uma vida, ela acha uma pena.


Eu perguntaria pra ela: \"Qual é o tempo ideal? o casal deve tentar mais o quê? Deve esperar o quê e pra quê? 2 anos é pouco pra desistir? O que é ideal? 35 como ela, depois que já tiverem na terceira idade?


E desse meu \"mini-trauma\" que pra mim ficou cada vez mais claro que a gente não deve ficar dando murro em ponta de faca. Te digo: meu pai não é uma pessoa fácil. Ele se acha muito inteligente e trata todos, inclusive minha mãe, como burros. Mas é fácil se acomodar na situação na posição de santa que faz tudo mas não abandona o barco. Os outros costumam ver com bons olhos. Mas... haja óculos escuros e fluoxetina!!


Você falou que tem a impressão que então sempre teremos que ficar trocando de parceiros. Mas... não precisa ser bem assim, Jani... A gente só não pode se contentar com pouco. E nem achar que existe \'última bolacha do pacote\', \'outra metade da laranja\', \'tampa da minha panela\', etc...

Não duvide que você pode encontrar alguém com afinidades e interesses iguais aos seus. Não duvide mesmo. Não vai sair procurando desesperadamente. Apenas viva sua vida, fortaleça sua identidade... e quando menos esperar... aparece! (e enquanto não aparecer você já estará fazendo muito por si, aprendendo que a gente não precisa forçar barra nenhuma pra ser feliz)


imagem de Moça!
Moça!
No PF desde: 12/10/2010

Tim tim por tim tim - assinno embaixo do que a K_A disse logo acima.


K_A
No PF desde: 26/12/2010

A Moça está falando tudo. Pense no seu futuro com pessoas que não te façam se sentir ameaçada.


Desculpe o final do meu texto anterior. Era rascunho que eu ia deletar e esqueci.


imagem de Moça!
Moça!
No PF desde: 12/10/2010

Jani,

nesse seu falecido relacionamento,

que tipo de coisas você cedia?

O que você fazia ou deixava de fazer (a pedido dele?)?


jani_cristo
No PF desde: 12/01/2011

Digo se sempre cedia, pois não o impedia de fazer nada... Mas me sentia cedendo qdo não implicava com ele qdo ele chegava tarde... Me sentia cedendo qdo muitas vezes do serviço ele me ligava apenas avisando... \"saindo do serviço vou na casa de um amigo\", sentia que cedia qdo estávamos em algum lugar e eu queria ir embora e ele queria ficar mais, e sempre fiquei com ele até o final das festas, mesmo louca pra ir embora\". Sentia que cedia qdo eu queria sair jantar fora e ele se dizia cansado e eu fazia uma comidinha só pra nós dois...\", sentia que cedia qdo ele falava que ia pescar e eu não implicava, eu sentia que cedia qdo comecei a fumar e a beber por causa dele, apenas para suportar o cheiro que ele ficava... (mas depois me dei conta que estava me envenenando por causa dele e parei, o que o decepcionou muito), enfim, sentia que cedia qdo eu queria fazer muito alguma coisa, mas acabava desistindo por ele não querer... sentia que cedia qdo ia a lugares que eu sabia que era só pra me estressar, pois não conhecia ninguém e sabia que ia ficar lá bebendo e não ia me dar atenção, mas ia, para acompanhá-lo... enfim... estas coisas que eu me lembro


jani_cristo
No PF desde: 12/01/2011

Mas eu acho que ele não cedia, pois nunca queria ir embora dos lugares eqto não acabasse a cerveja. Eu sentia que ele não cedia, pois nunca queria ir no cinema, no shopping, dar um volta, fazer algum programa diferente, só nós dois... Eu sentia que ele não cedia qdo eu pedia pra ele me ajudar em alguma coisa e ele se negava... Sentia que ele não cedia, pois as vezes o convidava para sair e ele dizia que estava cansado, mas se algum amigo ligasse pra ele neste mesmo dia o convidando para fazer alguma coisa ele ia, e me deixava sozinha em casa... Eu apelidei ele uma vez de o Sr. Não... pois ele sempre me dizia não... a qquer coisa que eu propusesse pra ele... Mas o que mais me entristecia era o fato de no tempo livre dele, ele sempre querer fazer algo para se divertir sem mim... As vezes eu falava pra ele... vamos sair final de semana, fazer algum programa diferente... ele não aceitava os meus programas... e as vezes arranjava algo para só ele fazer, como ir pescar... e eu tinha que achar algo pra eu fazer...


imagem de Moça!
Moça!
No PF desde: 12/10/2010

Jani,

mesmo com tudo isso que escreveste acima você não consegue identificar a incompatibilidade entre vocês?


Você ainda acha que é uma questão de \"dar menos liberdade\", \"ceder menos\", \"podar mais\"?


Querida, fiquei angustiada só de ler a sua \"listagem\"!

Pra quê esse monte de sacrifícios? (e por que desejar que alguém se sacrifique assim?)


Passou a fumar e beber por causa dele?!??!!!!


Jani... definitivamente... você casou muito imatura e como bem disseste, foi se anulando cada vez mais.


Acho que seria realmente importante você se (re?)descobrir ficando solteira um bom tempo antes de se envolver mais seriamente com outro rapaz/homem.


jani_cristo
No PF desde: 12/01/2011

É Moça... vc falou tudo agora... na realidade tenho a cabeça de sua mãe... Era imatura, mas me achava inteligente e liberal... porém repreendida qdo negava qquer coisa a ele... então muitas vezes cedia, apenas para não brigar... Minha mãe diz que eu ainda não sei o que é ser amada... pra mim ser amada é como eu me sentia no início do nosso namoro... qdo ele se importava com a minha opinião... só fazia o que me agradava... qdo ele parecia ter medo de me perder... As vezes sinto que ele mudou de atitude comigo, por ter começado a ganhar bem mais do que eu... Em termos salariais ele ganhava 5 vezes mais que eu... Isto foi fazendo com que ele sentisse que tinha mais poder... e foi cada vez mais me fazendo mais de capacho dele... E como eu tbém usufruía das verbas acabei me acomodando... pois estava bem financeiramente... e por medo de perdê-lo aceitava tudo... Bom o final vc já sabe... pois só me desvalorizei e ele acabou achando outra mais feliz e que se valoriza... Tenho mesmo que me descobrir agora... obrigada pelos conselhos, me ajudou bastante...


jani_cristo
No PF desde: 12/01/2011

Moça, se puder me passa teu msn, ou me adiciona... seu que vou precisar conversar de novo... e gostei do seu modo de pensar...


Abraços