Até que ponto ceder?

57 respostas [Último]
imagem de Moça!
Moça!
No PF desde: 12/10/2010

Jani


o título dio seu post me chamou a atenção.

Sempre que ouço \"um casamento é feito de concessão. Fulano tem que ceder. O problema é que beltrano não \'sabe\' ceder. Cicrano é egoísta\" fico com uma baita pulga atrás da orelha.


Fico porque a princípio discordo de tudo isso.

Acho que um relacionamento a dois deve ser baseado em afinidade e respeito. Se ele é à base de restrições, limitações, correntes, ele apenas sobrevive - não VIVE.


Você acha que teu erro (??) foi DAR LIBERDADE DEMAIS?

Jani, ninguém tem direito de tirar liberdade de ninguém. Se fizer isso inevitavelmente pagará o preço. O outro gostaria de fazer algo e não faz porque você não deixa. Fica na sua conta. E casamento não deveria ser assim... não precisa ser assim... EU não gostaria de ter ao meu lado alguém que preferiria estar em outro lugar. Que só está comigo porque fiz pressão.


O próprio fato de fazer concessão \"por conta própria\" já acho que é questionável. Oras... se um casal precisa ficar abrindo mão de tanta coisa que lhes dá prazer acho que perde um pouco o sentido. Eu quero é ser feliz... e quero ver quem eu amo feliz, fazendo o que gosta e o que quer. Se nossas felicidades são incompatíveis... daí são outros quinhentos...e acho que é aí que muitos casais \"erram\" forçando uma barra pra poder casar logo, pra poder ter filhos antes dos 30, pra não virar \"solteirões/solteironas\"... Fazem um convite de casamento com uma noivinha arrastando o noivinho pro altar, com noivinhos amarrados com uma corda... e acham lindo e romântico. Vai entender....................


Dito isso, você deve ter percebido minha opinião, mas por via das dúvidas reforço. Você não é culpada pelo comportamento dele ou pelo fim do relacionamento. Aliás... aínda que você tirasse a liberdade dele na marra, você provavelmente não veria ele chegando em casa bêbado mas veria ele em casa indignado... ou aprontando no trabalho, ou infeliz por estar na relação AMARRADO e não à vontade.


Sei lá... acho que te faria bem pensar melhor sobre isso e descartar completamente a idéia de que esse relacionamento poderia se salvar. Vocês parecem diferentes... Queriam coisas diferentes. Têm personalidades diferentes. Ele não é errado por TER VONTADE de sair e jogar com os amigos. E você também não é errada em NÃO GOSTAR disso. INCOMPATIBILIDADE. Simplesmente isso.


jani_cristo
No PF desde: 12/01/2011

Moça...


Simplesmente incompatibilidade? Eu já começo a pensar em falta de amor e respeito da parte dele... Pois eu não o proibia de fazer... apenas impunha limite... Pois casamos... e eu fazia de tudo para que fosse até o resto de nossas vidas... Eu queria fazer o jogo do ganha ganha... ou seja, os dois ganham... E não consigo admitir um relacionamento terminar devido a uma determinação de horário.... Eu não o estava impedindo de jogar... apenas não queria que ele chegasse bebado e de madrugada... Eu não o impedia de nada... mas a única coisa que eu o impedi de fazer foi o motivo pelo qual ele julgou suficiente para separação... Qdo casamos não devemos perder a nossa liberdade... mas devemos colocar limite em nossa liberdade... saber até que ponto esta nossa liberdade está afetando o outro... Mas tenho a impressão que ele queria competir comigo... e fazia de pirraça muitas vezes, apenas para não dar o braço a torcer... Por isto não acho justo ele simplesmente ter arrumado outra, pque esta diz que entende os homens e sabe que eles tem que ter a liberdade deles... Eu concordo com isso... mas qdo se ama... nos sabemos até que ponto temos esta liberdade... coisa que ele parecia não se importar...


imagem de SandraW
SandraW
No PF desde: 31/12/2010

Vc já procurou saber da outra, conhecer a outra, saber o que ela pensa, o que faz ou deixa de fazer com ele né? Ao invés de vc cuidar de vc, levantar essa cabeça e tocar tua vida, não... fica vivendo a vida do teu ex com a atual. Admita que seu casamento acabou e ponto. Ele perdeu o respeito já há muito tempo (se é que esse cara sabe o que é isso)... aí se foi o amor e todo o resto. A questão da liberdade era só um pretexto, até uma agulha fora do palheiro isso ser um pretexto pra ele. E vc aí quebrando sua cabeça em tentar entender a falta de caráter desse ordinário!!


imagem de Apple Pie
Apple Pie
No PF desde: 10/05/2010

Eu acho assim, que esse tipo de coisa tem que ser conversado e acordado entre os dois... Acho que vc aceitou o fato que ele saísse, jogasse, etc... mas ele não respeitava o fato de chegar num horário que fosse bom para os dois... Mas independente de vc ter sido chata ou não, é um absurdo dos absurdos o cara colocar a culpa em vc por ter te traído! Faça-me o favor né!!!! Isso sim que é ser um covarde cafa!!!! Falo por experiência própria, culpa é a pior coisa que existe!!! Não assuma a responsabilidade de tudo!!!


imagem de Manela
Manela
No PF desde: 05/01/2010

Vc não tem culpa de nada, essa foi só a desculpa tosca de ele arrumou.


imagem de Moça!
Moça!
No PF desde: 12/10/2010

Sei lá, Jani...


Pensamos bem diferente a esse respeito.

Vou reforçar meu ponto de vista aqui pra ti mas não é nem pra te convencer - é mais numa tentativa de ampliar o seu olhar apontando outras possibilidades.


De qualquer forma sei que a forma com que a gente se relaciona (ou escolhe tentar se relacionar) está muito ligada ao que vivenciamos em casa com nossos pais, aos casais com que convivemos ao longo da vida, nossos modelos positivos e negativos... e essas referências têm um peso muito grande. Não é de uma hora pra outra que a gente aceita rever nossos modelos e nossa dinâmica de se relacionar, né?


Quando você fala: \"apenas impunha limites\"

Veja... ele queria algo (chegar tarde e bêbado do poker) e você não queria (impunha horário/limite). E não há certo e errado nisso. Você se sentia mal em deixá-lo livre pra chegar a qualquer hora e ele se sentia mal em ser podado.


Não estou defendendo ele nem negando que ele tenha sido desrespeitoso contigo. Não estou falando que ele era um santo (aliás... não há santos nem cristos nessa história). Pelo que falaste ele beirava o alcoolismo. Pelo que falaste pelo menos uma vez ele chegou em casa bêbado e te acordou tirando a coberta e dando faniquito. Enfim... reprovável. Mas não estamos falando de cada uma dessas situações, né? Até porque, elas apenas são indício. Indício de quê? De que vocês tinham interesses e dinâmicas de relacionamento diferente. E que essa diferença trouxe à tona os vícios/defeitos dos dois. ...e eventualmente foi o que minou o amor dele por ti. Ou seja: VOCÊ NÃO É CULPADA nem pelo término do casamento nem pela traição dele. Não tem cabimento você se sentir assim!!!


Uma coisa é o rapaz não ter caráter de falar/assumir que não ama mais e criar uma desculpa tão ridícula para a traição. Outra coisa é você entrar nessa piração e achar que isso estava nas suas mãos.


Olha... a gente é responsável pela nossa felicidade e nossa infelicidade. Isso é a única coisa que está nas nossas mãos.

O sentimento, o caráter e a vida dos outros não.


jani_cristo
No PF desde: 12/01/2011

Moça...


Vc tem razão quanto a isto... mas vc acredita que o caráter de uma pessoa muda com o tempo? Pois foram 5 anos de namoro antes de nos casarmos... e não conseguia imaginar ele tendo esta atitude que teve agora. Ele sempre foi meio machista... mandão... e eu gostava disso em partes... Mas conversávamos, sempre nos entendíamos... Ele ficou um bom tempo saindo e chegando no horário combinado... Era perfeito... Por isto nos casamos... Tenho a impressão que qdo éramos apenas namorados ele tinha medo de me perder... mas depois que casamos... que o Padre disse que era para sempre, e ele percebeu que eu nunca iria me separar dele, tenho a impressão que ele começou a abusar... Parece que ele se tornou outra pessoa... Aí eu pergunto novamente... a pessoa nasce mau caráter, ou com o tempo, devido as influências e circunstâncias da vida se torna mau caráter?


imagem de Moça!
Moça!
No PF desde: 12/10/2010

Acho que os valores mudam, sabe... (ou podem mudar)

O comportamento pode mudar...

E a convivência intensa permite ver coisas que antes não estavam tão visíveis.


Sobre o caráter........ não sei..........


De qualquer forma acho que (e posso estar enganada), principalmente entre adeptos do \"ritual casamento\" isso é mais comum. Senão a mudança de valores, a mudança de comportamento. Conquistaram um objetivo e agora podem dar uma relaxada, ou podem ser eles(as) mesmos(as).

Ou, devido ao convívio que antes não tinha sido experimentado com tanta intensidade, passam a conhecer melhor o parceiro e vêem coisas que antes não viam.


Tenho uma relação estável há quase 8 anos e nunca pensamos em formalizar por não sentirmos esse desejo nem necessidade. Ou seja; não sou adepta do ritual (cerimônia religiosa e/ou social) e nem mesmo da formalização mas entendo que algumas pessoas vejam beleza e busquem isso. O que acho crítico e, aí sim, sou totalmente contra, é que pessoas forcem a barra pra manter um casamento que já não funciona mais, que não dá prazer, que deprime, que detona...... por se agarrem nessa idéia de \"casamento/amor eterno\". E é impressionante a quantidade de pessoas que passam anos, décadas, reclamando do companheiro e atribuindo a ele a culpa da sua infelicidade...


Sei lá... tá ruim? Melhor sozinha então!!! Quero ser feliz agora. Pra já! Pra ontem!


jani_cristo
No PF desde: 12/01/2011

Sandra... é isto mesmo... levantei a ficha completa da guria... perdi sim... muito tempo...


jani_cristo
No PF desde: 12/01/2011

Moça


Conversei com o \"cidadão\" outro dia... e vc falando assim, parece ele falando... Ele disse que temos que ser práticos... não devemos fazer as coisas somente para agradar o outro, que temos que ser nós mesmos, que o importante é estar feliz. Ele disse que mudou agora, que de hj em diante não vai mais deixar mulher nenhuma mandar nele... e que se perceber que não está mais feliz com a pessoa, vai pular fora e arranjar outra.... pois há muitas mulheres solteiras por aí dando sopa.... simplesmente assim... Mas aí vem a questão novamente do até que ponto ceder... Pois em relacionamentos sempre terão momentos em que teremos que ceder a algo que não queríamos... o problema é qdo isto se torna constante... o que pode acontecer a qquer momento... Este meu casamento foi meu único relacionamento, com 19 anos, pois sempre tive muito medo de me machucar com pessoas que não queriam nada sério.... foi meu primeiro beijo, primeiro tudo... Sempre fui sonhadora... acreditava que tudo poderia ser resolvido com a conversa... eu cedia tanto... que me anulava... fui sim ficando triste, me sentia rejeitada, pois não estava sendo correspondida da mesma forma... realmente eu estava agarrada na idéia de amor eterno. Era adepta da teoria da evolução... que temos que nos adaptar conforme o clima.... E eu fazia isso, e acredito que num relacionamento os dois tem que fazer isso... para podermos evoluir.... Senão tenho a impressão que sempre teremos que ficar trocando de parceiros... Mas a questão da adaptação tem que vir dos dois lados, pois acho meio impossível encontrar alguém totalmente compatível....