Preciso de ajuda. :(

2 respostas [Último]
missyou
No PF desde: 27/10/2010

Olá...


Preciso de um conselho do fundo do seu coração.


Me chamo Larissa e tenho quinze anos. Toda a minha vida foi muito triste. Não conheci meu pai, minha mãe viajava pelo mundo e minha avó me criava muito descuidada, diferentemente da maioria das outras meninas, nas quais suas mães estão quase sempre pendentes delas, de seus cabelos, roupas e exterior.


Isso tudo, apesar de eu ter mudado bastante e me considerar bonita hoje em dia, me fez crescer muito feia. A partir dos doze anos, eu comecei a sofrer muitas burlas na escola e foi o pior ano da minha vida. Minha mãe me dizia coisas horríveis, eu engordei dez quilos e perdi a minha melhor “amiga”. Ela era a típica popular do colégio... E todos os garotos queriam estar com ela e com outras meninas que também eram bonitas. Ela me traiu. Aos poucos, passou a ficar com essas meninas por puro interesse em sair e paquerar os caras.


Eu poderia nomear vários xingamentos que ouvia dos meninos nessa época. Eu realmente não queria sofrer as conseqüências de uma merda como essa, de uma palhaçada de pessoas idiotas e imaturas, mas realmente eu sofri. Isso me machucou como pessoa e eu carrego isso no peito até hoje. O que eu mais queria era saber tirar isso de dentro de mim, pois é algo que me impede de ser quem eu sou.


Tenho um imenso bloqueio quando o assunto é me aproximar dos outros. Sempre penso que eles não estão se sentindo a vontade comigo, que não querem minha presença. Sempre sinto medo deles me zoarem, me criticarem ou dizerem coisas que possam me machucar e me tornar uma pessoa ainda mais retraída.


Para acrescentar, sigo tendo muitos problemas familiares e uma vida instável que me deixa em uma corda bamba horrível. Eu praticamente não posso me garantir no dia de amanhã.


Eu agora moro na Espanha com minha mãe e meu padrasto. Eu poderia tentar desabafar sobre esse assunto, mas eu sei levá-lo bem e o tenho bem ordenado em minha cabeça. No que eu realmente preciso ser ajudada é a respeito do que falei. Eu preciso me integrar e fazer amigos (levo só três meses aqui) senão poderei cair numa depressão muito grande, sem apoio familiar e sem sentir o gosto bom da amizade.


Queria que você me ajudasse a romper esse bloqueio que tenho. Esse pensamento carregado, esse medo.

Te agradeceria incondicionalmente, você realmente não imagina o quanto isso significa na minha vida. E se busco alguém pra contar isso por internet é por que realmente não tenho ninguém com quem comentar... :/


Eu já fiz amigos. Mas quem deu o primeiro passo pra amizade foram eles.

E é isso que não pode ser. Por que é sempre assim!


Eu queria me sentir livre pra me aproximar dos outros, sem estar sempre com medo do que eles vão pensar do que eu for falar, ou de mim.


Sei que todas as pessoas não são superficiais e que muitas têm um grande valor, quer dizer, todas têm o seu valor. Mas eu também não sei como reagiria a uma critica.


Me ajuda?

Obrigada. Sz


imagem de Kathya34
Kathya34
No PF desde: 06/06/2010

Olha querida... Você é muito nova, e eu com sua idade me achava uma gorda, idiota e ridícula.

Entendo que morar em um lugar diferente, já é difícil, sem ter o \"apoio\" da família que você diz não ter também, mas para tudo na vida tem um jeito.

Olha só, uma dica: quando você tiver na rodinha da escola, na hora do recreio e quiser fazer amizade com uma menina, veja o que ela tem de bom, por exemplo: se o cabelo dela é bonito, chega lá e fala: puxa, acho seu cabelo tão bonito, como faz para cuidá-lo? E assim começa uma conversa, você fala do seu e do cabelo vai para a bolsa da bolsa pro shopping e assim vai.

No caso de críticas... Hm... Nem sempre é legal ouvir né? Mas se você ficar brava num primeiro momento, faz parte. Mas procura não demonstrar muito seu aborrecimento. Se achar engraçado, ria de si mesma sem se diminuir, isso vai demonstrar bom humor (o que atrai pessoas) e que você não se ofende com tudo. Vai para casa, pensa e veja se não tem um fundo de verdade no que disseram. Algumas pessoas criticam por inveja. Li uma frase em um caminhão hoje, que achei bacana, pense nela: \"Falar de mim é fácil, difícil é ser o que sou\". Boa sorte!


imagem de Caramelo
Caramelo
No PF desde: 07/09/2010

Tb passei por isso quando era adolescente e sei como é difícil.

Ainda sou um pouco assim, não faço amigos, estudei, me formei na faculdade, convivi com pessoas por 5 anos e sai de lá sem nenhum amigo de fato. Tb me fecho pro mundo e isso complica tudo.

Só estou conseguindo me abrir mais por causa do meu namorado, ele é muito comunicativo e de certa forma me força a ser assim tb. Então te dou uma dica: procure se aproximar de pessoas bem comunicativas e extrovertidas, que façam vc perder esse medo de conversar.

Não tenha medo de se expor, observe bem as pessoas, tente perceber os gostos, assuntos e personalidades, pois assim quando vc se aproximar já terá em mente sobre o q pode conversar e tal.

Quanto aos insultos que vc citou, não dê bola. Isso passa, as pessoas crescem e mudam, eu me importava muito com isso na tua idade tb, mas agora sei que era besteira e coisa de pirralho, e agora tenho certeza que tenho perto de mim apenas pessoas que me amam pelo que sou e não pelo que tenho ou mostro ao mundo.

Aproveita que tu está num país novo e tenta começar tudo de novo mesmo, novos amigos, aí ngm te conhece e não sabe do teu passado ou qm tu és!

boa sorte!