Veneza – Itália

dudy
Postado em:
23/12/2008 - 17:56

Veneza é daqueles lugares que um dia você quer conhecer e depois de conhecer nunca mais vai esquecer e com certeza vai sempre querer voltar.

Está situada a 4 km da terra firme, numa grande lagoa junto ao mar, para chegar até lá é preciso pegar um vaporetti, uma espécie de ônibus flutuante, o desembarque é na Piazza San Marco.

Cheguei ao final da tarde, aquele sol amarelo iluminando o Mar Adriático verdinho rendeu lindas fotos e comecei a sentir o encantamento... que cidade é essa pensei: quanto charme, quanta história naquelas paredes e naquelas gôndolas que navegavam pra lá e pra cá. Meu coração batia empolgado, louco pra se perder em Veneza e se perdeu!

Calma garotas, meu marido estava junto hehe - me perdi na dele – fica a dica, se estiverem a fim de uma programação romântica, esse é o lugar - o amor está no ar - me deixei levar pelo clima de romance e me entreguei aos prazeres visuais e gastronômicos: una bella pasta Carbonara regada a un buon vino da Vêneto e a luz de velas, magnífico!

Ao descer na Piazza San Marco, você verá um palácio gótico estilo veneziano e outro renascentista, logo na entrada há duas colunas, uma com um leão alado na parte superior, símbolo de Veneza, dizem que não se deve passar no meio das 2 colunas para não atrair azar, mitos...
 
A praça é um conjunto arquitetônico impressionante, a Chiesa San Marcos (igreja d’ouro) é linda, você fica parada em frente olhando, olhando, aliás, se perdendo... cheia de mosaicos bizantinos dourados na fachada, com cúpulas arredondadas, toda de ouro por dentro, dizem que as jóias e riquezas estão guardadas atrás do altar, uma herança dos ricos tempos em que Veneza era a principal passagem européia entre o Oriente e o Ocidente, um portão para os tesouros que circulavam no mundo há mil anos atrás. Outra atração na praça, são as pombas, pousam nas mãos e até na nossa cabeça, rende fotos muito engraçadas.

A maré sobe 4 vezes ao dia e para as pessoas circularem são colocadas passarelas de madeira, mais ou menos uns 50 cm do chão, é um tanto inusitado ver a água brotar de pequenos buracos no chão...  e saber que esses dias a maré subiu um metro e meio, imagina o estrago que fez, nosso mundo tá desregulado, isso me assusta...

Saindo da praça, é hora de se perder pelas ruelas estreitinhas cheias de lojas de grifes, pelas várias pontes, canais e embarcar em uma linda gôndola, como num filme e passear com seu amor pelos pontos históricos. Nosso gondoleiro era uma pessoa super simpática, morou 5 anos no Brasil (adorou!) e falava 5 idiomas, coisa fina heim, rsrs.

Visite a Torre do Relógio, a Ponte dos Suspiros e a Ponte Rialto - toda em mármore branco - sobre o Gran Canale, de lá poderá admirar uma linda vista logo pela manhã: o colorido das casas lado a lado e o trânsito de gôndolas misturado ao sol e ao verde do mar, inesquecível!

Fique no mínimo 4 dias e se perca por Veneza, é um charme só!

Compartilhe