Gramado - Brasil

maya
Postado em:
29/10/2008 - 13:56

Como está sempre na mídia, parece que todos já conhecem tudo sobre Gramado, o que dificulta a minha tarefa de contar algo novo.

Porém não posso deixar de pontuar que a cidade é linda e fofa, com um povo receptivo e muito bem-educado que, quando você atravessa a rua, os carros param para dar passagem – isso aqui no Brasil!

A utilização de pedras, madeiras e materiais da região na arquitetura local, remetem a Suíça e um pedacinho da Alemanha - um visual perfeito!


Vamos à gastronomia, já que esta bela e pequena cidade não perde pra nenhum centro grande:

- El Fuego, especializado em carnes grelhadas, você pode finalizar com uma sobremesa maravilhosa - Parfait de Frutas Vermelhas. Rua Garibaldi, 20 

- La Table D’Or Mediterranée, fora os pratos deliciosos e elaborados por um chef muito atencioso, o ambiente é romântico, requintado e decorado em preto e branco – o que faz toda a diferença para uma noite especial. Rua Carrieri, 525

- Cantina 28, restaurante italiano, na linha 28 em direção à Canela, com 28 lugares e a variedade de pratos adivinhem quantos são?

- Restaurante San Tao, alto astral, acolhedor e aconchegante – servem comida japonesa e tailandesa (em frente ao Lago Negro).

- Di Pietro, restaurantes a quilo – econômico e muito bom - possui diferentes tipos de saladas e grelhados, a noite tem buffet de sopas (deliciosas). Rua Pedro Benetti (lateral da igreja).

Reserve um lugarzinho para saborear o sorvete da Velha Bruxa com cobertura de chocolate e os waffles do Caracol (rua Coberta) que acompanha jarrinhas de doce de leite, calda de chocolate e queijo derretido e não deixe de provar o chá de infusão de ervas.


A hotelaria da cidade é imensa e abrange desde hotéis mais sofisticados a pousadas econômicas, porém charmosas.

- O Hotel Casa da Montanha é uma opção soberba e ainda com direito a aventurar uma noite nas Cabanas em Cambará do Sul.

- O Varanda das Bromélias – a proposta hotel-boutique deu certo, os apartamentos com decoração contemporânea e diferenciados são lindos e a  proprietária/artista expõe suas peças em vidros – um luxo!

- Já as pousadas Florença (centro da cidade) e Tango (bairro Bavária) são charmosas e com valores convidativos.


O que conhecer ou reencontrar:
- O novo Zôo Gramado, inaugurado em Setembro é um projeto arrojado, voltado para o meio ambiente – muito bacana e diferente dos outros.R$ 15,00 o ingresso. (próximo ao pórtico de Gramado via Taquara)

- Dar uma esticada à co-irmã Canela para visitar e aproveitar o Alpen-Park. Lá você vai escabelar a peruca fazendo rapel, escalada, tirolesa, assistindo cinema 3D e se aventurando na montanha russa.

- Pegue um bus (ao lado da rodoviária / Casa do Colono) e faça um turismo rural pela linha italiana e alemã, dizem que tem até gaiteiro embutido na programação – na volta não esqueça de comprar a melhor cuca que existe no mundo - na Feira dos Colonos.

- Baladas é com o Botequim do Santana na sextas. No sábado, reserve a noite para aproveitar o Bill Bar. (os dois na estrada Gramado – Canela).

- Lugares que se você ainda não viu e vale ver: Aldeia do Papai Noel, Cascata do Caracol, Lago Parque, Lago Negro, Vale do Quilombo, Mini Mundo, Mundo a Vapor (Canela) e passear de Fumaçinha pela cidade de Gramado.

Compras (oba!) a fazer, presentinhos para levar:

- Gramado possui vários tipos/marcas de chocolates, os que eu prefiro para saborear e presentear são Caracol e Planalto – dos deuses e o melhor, sem gordura trans.

- Artesanatos locais também são pontos altos na cidade, dê uma espiada nas lojas Machetaria  e Fio de Linha (rua Borges de Medeiros), ambas oferecem coisas lindas e diferenciadas.

- Você vai pirar na batatinha se visitar as lojas Foreste e Giovanna Regali, elas possuem objetos para casa maravilhosos – um colírio para os olhos!

- Veja se consegue dar um pulinho em Canela pra conferir as últimas novidades da loja Mãos do Mundo.

- E, já que também você é filha do todo poderoso e merece um presente especial, vá até as lojas Cose Tricot - moda style em tricô e casacos de lã italiana com cortes impecáveis – Rua Coberta e em frente ao Serra Azul (outlet).

Desbrave de ponta a ponta a Borges de Medeiros, se delicie nos cafés da Rua Coberta, caminhe pelo Vale do Quilombo apreciando a vista e faça um pitstop no Parque Lago – a fotografia ficará magnífica!

 

 

Compartilhe