Cairo - Egito

maya
Postado em:
13/05/2008 - 16:25

Dizer que o Egito é o berço da civilização está correto se você não estiver perto de um grego.

Assim como a Grécia, o Egito briga por seus direitos de reter o título de ser o país que possui as obras mais importantes do mundo.

Mas para quem quer visitar esse país repleto de cores, odores e valores tão diferentes do ocidental, já deverá ir se acostumando para um choque cultural.

Por lá tudo é diferente de como acontece por aqui.

As mulheres estão tapadas com panos e mais panos (em sua grande maioria) e as mais jovens até se arriscam a usarem alguma vestimenta mais moderna – porém a cabeça descoberta: jamais!

Os homens não bebem bebidas alcoólicas e isso se dá até mesmo por uma questão de hábito, mas eles compensam essa falta elementar no fumo.

Todos os lugares e ambientes tem uma fumaça espessa e um mistura de cheiros: fumo forte e aroma de temperos.

No início é um pouco difícil de acostumar, depois fica fazendo parte do entorno esquisito e ao mesmo engraçado que cerca o Cairo.

Por lá, o povo fala rápido e em tom alto - então fica parecendo estarem em constante briga, uns com os outros.

As pessoas acotovelam-se e se empilham em cima e pelas laterais dos ônibus, sendo que muitas vezes sobem nele sem esperar a parada do bus – ou seja – em plena avenida com o ônibus andando mesmo!

O povo da cidade do Cairo também tem por hábito atravessar as ruas em meio a carros, motos, caminhões, ônibus, carroças, camelos, cavalos e bicicletas – e isso parece muito normal a eles.

O trânsito é caótico, inacreditável – eles se fecham sem pedir licença – tudo é na base da buzinação.

E por falar em buzina, aquela coisa que aqui a gente usa como alerta, lá é um instrumento de quem tem a sonorização mais diferente – então ela é constante e ensurdecedora.

Ao mesmo tempo em que se pode afirmar que o Cairo é o centro do mundo árabe, também se pode dizer que esta é uma cidade assustadora para alguns, porque mostra uma situação cultural totalmente diferente da ocidental.

Quando se escreve sobre Egito – Cairo e não se fala sobre a Esfinge e as Pirâmides fica parecendo que você não está dando a real importância para uma das sete maravilhas do mundo?!

Elas continuam lá – com a cidade chegando cada vez mais perto desses monumentos – não deixe de visitar essas obras grandiosas e... Ande de camelo – o programa é muito legal!

Uma boa idéia, pode ser assistir a alguns filmes e ler a respeito da cultura desse povo, assim, você poderá se perder com mais tranqüilidade no mercado de Klan-al-Khalili, sem achar que vai ser degolado a qualquer momento. E se esbaldar comprando boas mercadorias e a um valor bem legal – porém pechinche sempre e muito – senão perde toda a graça!

Compartilhe