Praga - República Tcheca

dudy
Postado em:
13/05/2008 - 16:24

Talvez por nunca ter pensado em conhecer a capital Tcheca, me encantei, cheguei sem nenhuma expectativa e amei!

Praga tem uma mistura bacana e cheia de história - arquitetura gótica nas catedrais, estilo barroco nos palácios e prédios em art nouveau e cubismo. Em 1989, deixou de ser comunista, fica bem claro o apelo consumista - a força da propaganda e do renascimento cultural contribuindo para o turismo e também como forma de renda.

A Cidade Velha com suas praças, museus, igrejas, sinagogas e o charmoso bairro judeu Josefov, rendem bons passeios. Parada obrigatória no Relógio Astronômico (do séc. XV, lindo!) e na loja dos famosos cristais Bohêmia.Não posso deixar de mencionar, também, as futuristas e imensas escadas rolantes para o metrô, são quase uma aventura, tem que andar! Mas, reserve energia para explorar o Bairro Pequeno, vale à pena!

Comece atravessando a majestosa Ponte de Carlos, sob o rio Moldávia, prestando atenção em cada estátua, são ricas em detalhes, uma verdadeira galeria de arte ao ar livre. Depois, almoce no Palliolina e se gostar de uma pimentinha, prove o Gullash, prato típico. Perto dali, visite a famosa igreja do Menino Jesus de Praga, depois suba o morro em direção ao Castelo, onde fica a Catedral São Vito (aliás, metade dos pontos que se visita na Europa, são igrejas, verdadeiros templos de artes, histórias e estilos) é uma das mais lindas em minha opinião:

gótica, com vitrôs maravilhosos, mosaicos impressionantes, pequenas estátuas com cenas do cotidiano em portas e portões, símbolos astrológicos,  vitrô em ouro – você pode olhar, olhar e não irá se cansar de absorver tantas minúcias. Volte ao final da tarde, o sol se pondo na Ponte de Carlos, misturado às obras coloridas dos artistas locais e ao som dos músicos é algo, faz você se sentir leve! Ah, não deixe de provar o marcante Becherovka, um licor de fórmula secreta com 34 ervas e um leve sabor de canela.

Praga, tem muito a se descobrir, rica em simbolismos, há mistérios no ar, fique por lá no mínimo 4 dias e aproveite!

Compartilhe