Faixa de segurança!

maya
Postado em:
07/08/2009 - 17:51

Tenho lá minhas neuras com algumas coisinhas...

Tempos atrás, simplesmente não podia ver cavalos maltratados em carroças na rua (na verdade continuo não querendo olhar isso de jeito nenhum), mas agora meu foco está na faixa de segurança.

Tento de tudo, mas foge ao meu controle o ímpeto de gritar com o motorista que quase atropela um pobre coitado, quando ele atravessa na faixa de segurança.

Pior é ainda o deboche de alguns engraçadinhos – quando uma pessoa põe o pé pra iniciar a travessia e eles começam a acelerar o carro para dar pressão. Rsrsrs, que raiva disso!

Uma amiga me contou que assistiu de camarote uma pessoa subir e literalmente caminhar por cima do capô de um automóvel que havia parado bem em cima da faixa de segurança. Queria aplaudir o homem que teve essa coragem!

Minha maior audácia nesse sentido foi bater com punho fechado em cima do motor de um carro e fazer um olhar 37 pro motorista que tinha avançado o carro no espaço para eu atravessar.

Acreditem, existem pessoas (motoristas) que não são capazes de respeitar velhinhos de bengalas quando estão com pressa e não dão passagem para mulheres com carrinhos de bebê – isso é fato, presenciei esta cena nesta última semana.

Quando acontece esse tipo de coisa, sai da frente, porque grito de pulmões abertos alguns bons desaforos – e olhem que não faço o gênero barraqueira, quem me conhece, sabe disso.

Mas falando a real, tanto quanto os motoristas, os pedestres são uns desastres também – cruzam no meio das ruas e dos carros – parece que não existe sinaleiras indicativas para essa gente!

O meu sonho e desejo, até acho que não é assim tão absurdo, é que o sistema funcionasse bem para todos – os pedestres atravessassem nos lugares delimitados e os motoristas respeitassem esses espaços.

Se em cidade como Gramado funciona dessa maneira, porque no restante do Brasil tem que ser diferente? Muitas vezes o mesmo motorista que agride o transeunte na sua cidade, respeita direitinho o trânsito dos pedestres na Serra Gaúcha.
Não tem muita lógica nisso, uma pessoa educada deveria se comportar da mesma maneira em todos os lugares...

E dando um norte nesse mote é pensar em algo que esteja sempre nos ouvidos e olhos das pessoas. Já aconteceram tantas campanhas em mídias: Aids, Velocidade no Trânsito, Vacinas, Gripe A, e muitas outras. Minha questão é: que tal fazer acontecer mais essa?

Pedestre – sua garantia é atravessar somente na faixa de segurança!
Motorista – respeite a faixa de segurança, você é o pedestre de amanhã.

Uma mensagem tão simples, funcional e direta – temos é que começar a cultivar nas pessoas que educação e respeito no trânsito também são importantes na vida e para cultura do povo.

O que você acha de divulgar esse assunto?
Pode adesivar seu carro, enviar essa mensagem para as amigas ou você tem mais alguma idéia para propagar de alguma outra forma essa questão!

E não esqueça: atravesse sempre na faixa de segurança!

Maya

Maya

Postado em: 
10 agosto/2009