Espelho, espelho meu!

maya
Postado em:
29/05/2009 - 17:55


Vocês sabem qual é o lugar que tem mais narcisistas por m²?

Eu apostaria que a academia é o maior reduto dos narcisos – a gente vê um desfile de pessoas em frente ao espelho que, às vezes tenho a sensação que ele vai se quebrar!

Só falta a melodia pra acompanhar - ‘Eu sou o bom, sou o bom, sou o bom, eih’.

Então, com os olhinhos fixados na própria imagem, eles entram no processo de autoadoração, uau!

Dias atrás eu estava lendo uma discussão sobre esse assunto numa revista - o quanto as pessoas, ainda mais aquelas que têm grande exposição na mídia, se adoraram!

Fiquei pensando, será que a gente também não tem um ‘quê’ de vaidade latente dentro de nós?

Até vale uma investigação mais cuidadosa....
 
O conceito psicológico de narcisista nasceu no século XIX,  na mitologia grega, quando o belo Narciso, se apaixona pela própria imagem.

Conta a história, narrada pelo poeta romano Ovídio, que o jovem Narciso é condenado a admirar seu próprio reflexo nas águas de uma lago pela vida afora.

Hoje, o culto às celebridades, propagado pelos ventos e veículos de comunicação, faz mais narcisos do que nunca nesse planeta e o público alimenta esses egos famintos, dando muita atenção para as revistas e programas de fofocas – haja vista o sucesso dos Big Brothers.

No mesmo percurso, o número absurdo de cirurgias plásticas aumenta drasticamente. São difundidos para o consumidor, programas de pagamentos facilitados e ‘uma recuperação relâmpago’ para o paciente!

A sandice é tanta que já existe consórcio como forma alternativa de pagamento de cirurgias plásticas. Pode?

Olhando por um lado, parece que as pessoas estão num frenesi, em busca da perfeição - mas se avaliarmos com mais profundidade essa questão, podemos enxergar um ser humano carente, em busca de elevar sua auto-estima e aprovação dos outros quanto a sua própria imagem.

O culto a beleza está se tornando uma obsessão, uma praga que cada vez mais se alastra entre nós e a gente passa a perder o significado real da nossa existência.

E não é somente a busca da beleza, do corpo perfeito que enlouquece as pessoas, mas também uma procura desenfreada pelo poder, o desespero por aparecer a qualquer custo (‘não importa do que falem, basta seja de mim’), a exibição da superioridade em relação aos outros e uma série de comportamentos bizarros que chegam a dar medo em nós, simples mortais!

Li que os ‘delírios de grandeza’ são sintomas próprios do narcisista e sete perfis são os que distinguem essas personalidades – autoritarismo, superioridade, vaidade, exibicionismo, exploração do outro, autossuficiência e pretensão a privilégios.

Incrível, mas verdadeiro!

Se for pesar com sinceridade, acho que peco um pouco pela vaidade, porém não sou extremista.  Não nego ser uma pessoa vaidosa – cuido legal do meu body para que tenha saúde, resistência e agilidade no futuro, tanto quanto meu interior (cérebro, coração e alma), sempre muito bem nutrido!

Isso, eu penso ser um relacionamento saudável entre uma pessoa normal e a Sra. Vaidade... 
 
Mas, se você sente que se enquadra em demasia nas características acima relacionadas, meu conselho é que tome cuidado, porque pode ter um ou mais componentes do Sr. Narciso querendo tomar corpo dentro de você!

Maya

Maya

Postado em: 
01 de junho/2009