Correr é um Barato!

dudy
Postado em:
20/04/2010 - 15:53

Adepta do esporte há algum tempo e já brincando em algumas competições, vejo que a cada dia a corrida ganha novos simpatizantes. Fico super feliz! Afinal é mais gente desopilada no mundo, rsrs

Sim garotas, a corrida é um santo remédio para várias cositas. E por falar nisso, saiu uma matéria na Runner’s Brasil com 47 Motivos para Amar a Corrida (de Matt Barbour), claro que para quem já corre não precisa de desculpa para se animar, mas a ideia é plantar sementinhas por aí. Então, resolvi transcrever de forma livre alguns motivos mais interessantes a meu ver e também, para dar um empurrãozinho há quem esteja querendo iniciar alguma atividade física. Vamos lá:

- Barriga de tanquinho: meia-hora de corrida intensa queima em torno de 391 calorias, mais do que pedalar ou jogar tênis.

- Osteoporose: 15 minutos de trote leve, 3 vezes por semana, reduz em 40% a chance de ter a doença quando envelhecer.

- Metas: a corrida ajuda na questão planejar e alcançar o objetivo, superação.

- Mais inteligente: pesquisadores (EUA) descobriram que, quando a corrida produz um aumento de apenas 5% no condicionamento cardiorrespiratório, o resultado é uma melhoria de até 15% nos testes mentais.

- Pílula da felicidade: quando fazemos exercícios leves e moderados, liberamos endorfinas naturais, o que traz bem-estar e diminui o estresse, resultado - deixa a gente feliz!

- Insônia já era: foi feita uma pesquisa com pessoas sedentárias e cronicamente insones, pediram que trotassem por 20 a 30 minutos dia sim, dia não. O tempo que levavam para adormecer caiu pela metade e o tempo de sono aumentou em quase uma hora.

- Pele revigorada: O aumento de circulação leva oxigênio e nutrientes de forma mais eficiente até as células da pele, ao mesmo tempo expulsa as toxinas prejudiciais. Há mais produção de colágeno, diminuindo as rugas.

- Sem regras: correr não precisa de manual de instruções, se é capaz de andar, é capaz de correr!

- Adeus doenças: há um aumento considerável da imunidade, o exercício ativa as células de forma que estejam prontas para combater infecções.

- Programação: realizar a corrida exige programação, isso ajuda a organizar todas as outras tarefas, faz você pensar no seu dia e organizar a agenda.

- Medalhista: medalhas não são só para os olímpicos. Ao participar de uma prova, basta terminá-la, todos ganham medalhas, depois é só expô-las como prova de seu esforço.

- Ideias: escritores, músicos e todos outros profissionais criativos utilizam a corrida para combater bloqueios mentais e tomar decisões inadiáveis. O fluxo de oxigênio no cérebro, ativa os neurônios e dá tempo para arejar as idéias longe da bagunça da vida real.

- Sexo: uma pesquisa da Universidade Cornell (EUA) conclui que os corredores têm vigor sexual de homens 2 a 5 anos mais jovens. E outra pesquisa descobriu que homens acima de 50 anos que correm ao menos 3 horas por semana tem risco de impotência 30% menor comparado aos que não fazem exercícios.

- Vício bom: troque as dependências prejudiciais como o fumo, o alcoolismo e o excesso de apetite pelo vício de correr, um vício do bem, que deixa a pessoa mais feliz, menos ansiosa e mais saudável.

- Explore: a corrida, mesmo que estiver em viagem, pode ser feita em qualquer lugar, basta levar o tênis. Correr pelas ruas de uma cidade que você não conhece, traz uma noção do lugar, traz energia, zera o relógio biológico para qualquer fuso horário e ainda a chance de observar os habitantes locais. Descobrir caminhos na sua própria cidade também é legal, passar por lugares nunca antes vistos...

- Tédio nunca mais: levar o cachorro para passear, entregar o DVD na locadora, tudo pode ser um motivo para treinar e desopilar.

- Doação: não há espaço para desonestidade na corrida, de distâncias a tempos. O que você doa de si é o que vai receber... como no amor, lembram?

- Mundo a seus pés: correr permite participar desde maratonas em Nova York, Rio de Janeiro até aquela na cidade ao lado que você nem sabia que existia até entrar neste mundo.

- Recorde Pessoal: você estabelece os limites, se esforça e consegue vencer a si mesmo. É um doce sabor!

- Gordurinha sai pra lá: “a corrida tonifica os músculos dos glúteos (bunda) e das coxas mais rápido que qualquer outro exercício – espreme o corpo até sair toda a gordura em excesso”, diz o médico James Fleming, autor do livro Acabe com a Celulite para Sempre.

- Amizade: cada vez mais o esporte reúne pessoas, hoje há grupos que se reúnem para correr, procure em sua cidade.

- Família: a corrida é uma das poucas atividades que a família pode fazer junto, o caçula pode ir na bicicleta e até o cachorro pode entrar em forma.

- Disciplina: a prática leva a perfeição, tanto na corrida quanto na vida.

- Nada de desistir: mesmo chegando em último, você recebe aplausos da torcida, afinal, foi quem passou mais tempo correndo, hahah boa essa! Existe outro esporte em que os lerdos são tão aplaudidos quantos os vencedores? A corrida é para todos!

- Aposentadoria jamais: neste esporte não precisa pendurar as chuteiras, a corrida pode ser feita aos 60, 70, 80...

- Terapia: para fugir das pressões do dia-a-dia , basta calçar um tênis e sair para correr. É só você e a rua – tempo para organizar a vida, as idéias e para encontrar soluções. E você sempre irá terminar o exercício sentindo-se muito melhor do que quando começou.

- Gratuito: tudo que você precisa é de um par de tênis, short e camiseta.

E por fim, correr dá barato e não é contra lei. Neurologistas da Universidade de Bonn, na Alemanha, compararam o mapeamento cerebral de corredores antes e depois da atividade e encontraram mais ligações dos receptores opioides da endorfina (hormônio da felicidade). Essas ligações foram verificadas nas regiões frontal e límbica do cérebro, conhecidas por sua relação com o processamento das emoções e o estresse.

Portanto, não há motivos para não querer começar a correr, experimente!

Dudy

Dudy

Postado em:
22 de abril/2010