Dicas para "Refrescar" sua vida

Reprodução: technorati.com -

O calor está d+, em todas as regiões do país, né? Dizem os entendidos que a cada ano o clima vai ficando mais quente, 1 ou 2 graus a mais... Condicionadores de ar, ventiladores, piscinas, desumidificadores... Todos nos auxiliam nesta batalha com o tórrido sol do verão, indiferente se estamos na cidade, na serra ou na praia (sim, o pessoal que está veraneando também reclama do calor!). Então, o que fazer?

Selecionamos algumas dicas que podem ajudar. São elas:

- Beber água, muita água, o dobro do que você usualmente bebe. Se o dia já amanheceu quente, tome dois copos logo após se levantar. Vale água temperada com coisas refrescantes: hortelã, limão, capim-limão, morangos, anis. Refrigerante contém sódio em doses altas, por isso não são recomendados.

- Vasos de hortelã, manjericão e outras ervas colocados no parapeito da janela cumprem uma dupla função: além de servirem como uma minicortina verde, exalam um aroma que causa a sensação de frescor.

- No calor, quanto menos camadas de produtos sobre a pele, melhor. Uma dica é usar maquiagem que já tenha filtro solar na fórmula ou substituir a base por bloqueador solar com cor (nossas dicas são o Protetor Solar Pó Compacto FPS 50 e Protetor Solar Base FPS35, da Moderm).

- Aparelhos eletrônicos: Se todos estão ligados, há mais fontes geradoras de calor no ambiente. Ligue apenas o que estiver usando e desligue quando mudar de atividade. Além de refrescar, é mais ecológico.

- Coloque folhas da erva na forma para fazer gelo - além de gelar, os cubos deixarão a água ou o suco perfumado e a erva aumenta a sensação de frescor.

- Alguns aromas aumentam a sensação de frescor. O óleo essencial de hortelã-pimenta e o de laranja podem ser usados no banho ou para aromatizar ambientes, em casa ou no trabalho. Na ducha, pingue de três a cinco gotas no chão. Também podem ser acrescentadas uma ou duas gotas ao sabonete em gel ou dez gotas aos aromatizadores de ambiente.

- Quando não dá para tomar uma boa ducha, um "banho de gato" ajuda. Molhar alguns pontos do corpo com água fresca diminui a temperatura do sangue que circula no local. Molhe os pulsos e as têmporas: como são pontos com artérias mais superficiais, o efeito refrescante é mais rápido.

- Evite frituras e excesso de álcool nas refeições. Bebidas alcoólicas desidratam e aumentam a temperatura do corpo.
- Com o calor, a pele produz mais óleo e qualquer produto tem mais dificuldade em ser absorvido. Para manter a hidratação, troque os cremes espessos e óleos por hidratantes à base de gel ou espuma.

- Vale tudo para deixar o ar menos “seco”, principalmente na hora de dormir. Utilize recipientes cheios de água fresca em cada ambiente da casa – só tome cuidado caso tenha filhos pequenos, porque mesmo pouca quantidade de água pode ser o bastante para que uma criança se afogue. Outra boa opção é encharcar toalhas de banho e espalhá-las pela casa, no espaldar de cadeiras e nas portas dos armários, por exemplo.

- Um ventilador ligado com uma garrafa d’água congelada bem em frente é uma maneira simples e eficaz de fazer circular ar frio pelo ambiente, sem precisar ligar o condicionador de ar (será?).

- Os ventiladores são os recursos mais tradicionais, mas há formas de usá-los para otimizar o efeito. Colocá-los perto de umidificadores de ar, para distribuir o vapor frio que sai dos aparelhos, é uma forma de melhorar o uso dos dois recursos. O vento proporcionado pelo ventilador ainda fará com que o vapor se dissipe, o que tornará o ambiente mais úmido.

- Colocar um película nas janelas que recebem muito sol com as com face Norte e Oeste. Ao reduzir a luminosidade também reduz a incidência de calor. Há películas espelhadas e discretas no mercado.

- As flores dentro de casa podem ser uma saída para amenizar o clima. Qualquer planta, se for bem regada, deixa o ambiente mais úmido e consequentemente mais fresco. A madressilva é uma boa opção. Ela é uma espécie de trepadeira bem adaptada ao sol. É possível fazer um tipo de cortina com essa planta em uma varanda, por exemplo.