timidez: atrapalha minha vida :(

21 respostas [Último]
imagem de claraluz
claraluz
No PF desde: 17/01/2010

Sou uma ex-tímida.


Timidez depende de a gente querer vencer...

Eu odiava minha própria voz em microfone, morria de vergonha de falar em público, defender alguma \"causa\", então -- eu morria de raiva de ter que abrir mão do que eu acreditava estar certo por causa disso.

Até que eu tive que trabalhar na linha de frente de uma companhia aérea e acabei me acostumando com isso tudo. E até defendia a empresa quando os passageiros morriam de raiva por causa de vôos cancelados, atrasados, lugares que não queriam, etc.

A prática faz a gente acostumar. Ainda consegui o bônus de demonstrar interesse em aguém, mas isso só depois de eu ter colocado aparelho nos dentes. Eu não sorria muito, ou sorria de boca fechada, mas depois, fui ganhando auto-estima e hoje não vejo quase nada da tímida que eu fui.

Algumas coisas ainda acontecem que inevitavelmente me denunciam como tímida: quando eu brigo pelo que quero ou recebo elogios, eu fico muito ruborizada, eu escuto mais do que falo, sou muito na minha, e não me exponho ao ridículo o máximo possível. Acho isso saudável, ficou o instinto de autopreservação, o que me deixa num nível pessoal aproximado da elegância.


imagem de ganjo
ganjo
No PF desde: 02/06/2010

eu era assim tambem,re alem de timido atrapalhado,sempre vira apiada,conhenci uma piscologa viramos amigos e ela me deu varias dicas,uma delas foi rie de mim nas mancadas isso acabou com meus problemas fiquei mais estrovertido sem ter que tirar onda da cara dos outros e isso automaticamente aprosimou as pessoas de mim


imagem de samiroots
samiroots
No PF desde: 28/08/2009

ncikjwhvbjBDSNIOJXP\\OZCNLKN^KKNCSOI- AH vou guardar pra mim umas coisas aqui...


mas sobre a timidez...

sou mto timida... chego a ficar tonta quando tenho que falar em publico ou falar algo que tem alguem prestando atenção em mim...


fico vermelha...


sei la...


imagem de senhorita
senhorita
No PF desde: 02/03/2010

o problema q eu nao tenho tempo nem dinheiro pra ir em psicólogo, odeio ser como eu sou, é um inferno, parece q ninguem gosta da minha presença nem minha família.


imagem de senhorita
senhorita
No PF desde: 02/03/2010

eu nao consigo dizer q amo meu namorado, nao consigo dar um abraço na minha mae, nao consigo elogiar ninguem, parece q travo, fico com vontade de falar as coisas e nao consigo, qta coisa boa ja deixei de fazer e dizer...


imagem de Le Lis
Le Lis
No PF desde: 25/05/2010

Compreendendo as razões da timidez, irá melhorar. É por se sentir rejeitada? Por se sentir burra? Incapaz? Feia? Um dica: anota tudo o que tu podes fazer pra se sentir melhor, mais segura, com mais AUTO-ESTIMA. Mudar o cabelo, o estilo de se vesitir, emagrecer, procurar um emprego (ou outro emprego), mudar certa característica do teu jeito que te faz mal nos relacionamentos, e tentar usar as críticas para melhorar e não como ofensas pessoais (mesmo que sejam).


Com o tempo timidez melhora. Mas tem pessoas que são tímidas a vida inteira e é até elegante. Faz da timidez elegância, comedimento, oportunidade pra ouvir, ver e aprender. Tenta ir um passinho de cada vez, cada dia fazendo alguma coisa ousada, e de repente vai perdendo teus medos.


imagem de Le Lis
Le Lis
No PF desde: 25/05/2010

E repito: descobre, só tu podes, as causas da timidez. As causas aproximam da cura.


imagem de senhorita
senhorita
No PF desde: 02/03/2010

oq mais me encomoda é q eu demoro pra me enturmar por ex. num novo emprego, aí já começam a me rotular e fazer brincadeirinhas de mau gosto, como se eu fosse uma idiota só pq sou na minha, uma vez uma pessoa q trabalhou comigo disse q do jeito q eu sou nao arrumo emprego nem em boteco de esquina, isso me dói ate hj.


imagem de Le Lis
Le Lis
No PF desde: 25/05/2010

Aí tá uma coisa: críticas te afetam demais. Tem que trabalhar isso. As pessoas são mesmo bem cruéis às vezes. A envergadura que ganhamos pra lidar com isso e com outras intempéries da vida se chama maturidade. Não é fácil. Todos nós temos nossos \"calos\". Todos nós somos um bom caso para Freud.


Bom, acho que tu tem que perder o medo de se relacionar. Ninguém agrada todo mundo. Se tu é quieta e não chama atenção, vão rir de ti. Se és bem-sucedida, chama a atenção, inteligente, vão ter inveja e rir de ti também. Então, seja quem tu és. Não tenta agradar demais, mas tenta agradar aqueles que considera que valem a pena.


imagem de Le Lis
Le Lis
No PF desde: 25/05/2010

Tenho que ir senhorita, mas é isso. Eu sou uma tímida em recuperação. A palavra-chave é AUTO-ESTIMA. Não te importa tanto com os outros. Só com os que se importam contigo. Ou com aqueles que são importantes pra ti.