Ouro Preto – Minas Gerais

dudy
Postado em:
03/09/2008 - 17:51

Um lugar vintage. Achei um charme caminhar por suas ruas, percorrer caminhos traçados por homens e mulheres que fizeram história, é como voltar no tempo...

Uma cidade colorida, considerada patrimônio cultural da humanidade, encanta por suas fachadas coloniais restauradas e belas.

Ouro Preto chamava-se Vila Rica e por muito tempo foi capital de Minas, a história conta que encontraram uma pepita no rio toda preta por fora, daí surgiu o nome Ouro Preto.

Comece o tour pela Praça da Liberdade, onde está a estátua de Tiradentes, local onde nosso herói foi enforcado por liderar a Inconfidência Mineira. Não deixe de visitar o Museu da Inconfidência e se sobrar tempo o Museu do Oratório, há uma diversidade de modelos, nunca tinha imaginado que houvesse tantos, uns do tamanho de um roupeiro e outros tão pequenos feitos dentro de uma bala, a arte barroca e os rococós estão presentes em quase todos.

Ouro Preto é repleta de ladeiras, é preciso certo fôlego para desvendar seus encantos.
Há uma quantidade enorme de igrejas, mas não deixe de visitar a Nossa Senhora do Pilar, é a 2º igreja com mais ouro no Brasil - 400 quilos - impressionante e exagerado ao mesmo tempo e a  Igreja de São Francisco de Assis que foi toda planejada e esculpida pelo artista Aleijadinho, na realidade em muitos momentos a arte fala mais alto do que a religião.

Almoce no Restaurante dos Contos, uma legítima taverna com comida mineira, aprovei o Tutu, uma delícia!

Visite também a Casa dos Contos, foi a 3º Casa da Moeda do Brasil, agora um museu que conta a história da fundição das moedas e do dinheiro nacional, uma construção  muito antiga, com escadas íngremes e sanitários originais da época – desembocavam direto no rio – no subsolo, está a senzala ainda preservada, com exposição de armas e algemas que eram usadas nos escravos, um lugar triste, pesado, onde deve ter havido muita dor e sofrimento.

Saindo do cenário épico, dê uma passada na casa do escritor de Marília de Dirceu e uma paradinha na feirinha logo em frente para os souvenirs. Depois desta maratona, sente em um Bistrô e aprecie o movimento, há muitos jovens e turistas por lá.

Compartilhe