Quando Nietzsche Chorou (Irvin Yalom)

precisofalar
Postado em:
28/07/2008 - 17:25

Ficção que expõe o que seria o surgimento da psicanálise, se utilizando de personagens reais, porém em situações que nunca aconteceram.

A obra narra com muita intensidade o encontro entre Dr. Breuer (médico a quem se atribui a fundação da psicanálise) e Nietzsche (influente filósofo alemão do século XIX), se este último fosse seu paciente.

A trama que se desenrola é envolvente e exige concentração para acompanhar a profundidade dos diálogos dos personagens nas “sessões” de tratamento. Breuer conta com amigos como Freud para troca de conhecimentos e opiniões pertinentes ao caso de Nietzsche.

A certa altura o próprio Breuer já não distingue mais o paciente do médico, sendo que ele mesmo se coloca em tratamento para poder ter mais tempo com Friedrich e assim ajudar a curar suas enxaquecas crônicas e também sua “alma”.

O que ambos descobrem a partir destas consultas vai muito além do que poderiam imaginar, o que torna as páginas finais do livro empolgantes. Quando este termina você vai querer mais!

Caju

Caju

Postado em:
julho/2008

Compartilhe