LIVRO - História da Beleza

precisofalar
Postado em:
09/09/2012 - 18:21
Reprodução: submarino.com.br

O que é beleza? O que é arte? Gosto se discute? A beleza deve ser analisada friamente ou livre das amarras da razão? Umberto Eco propõe essas indagações em seu livro História da Beleza, um ensaio sobre as transformações do conceito do belo através dos tempos.

O autor parte do princípio de que o sentido da beleza é mutável. Assim, ele evita as idéias preconcebidas de beleza para passar rever tudo aquilo que, em determinada cultura ou época histórica, pareceu agradável à contemplação do homem independentemente do seu desejo. Até o feio, o cruel e o demoníaco merecem contemplação de Umberto Eco.

O livro não é uma história da arte nem um estudo de estética, mas utiliza ambos para delinear a idéia de Beleza desde a Antiguidade até os nossos dias. Além de ser belissimamente ilustrado, História da Beleza se utiliza de uma linguagem original e inteligente para discutir um conceito tão complexo. Recorrendo a imagens de centenas de obras-primas, Eco investiga as múltiplas idéias de beleza expressadas e discutidas da Grécia antiga até hoje.

Super bem recomendado!

Compartilhe