É proibido criticar!

maya
Postado em:
03/08/2009 - 02:37

“Há sempre um idiota que nos julga pelo que fazemos. As piores críticas normalmente vêm de pessoas que não fazem idéia do que fazemos e não têm dons próprios e ficam irritados quando estamos felizes”.
(parágrafo inicial retirado do filme O Mestre da Vida)

Fico pasma! Como é que tem gente que consegue ter energia para estar sempre criticando a vida dos outros?

Eu mal consigo dar conta da minha, que tal me preocupar com os problemas do vizinho...

Observo que muitas críticas vêm carregadas de sarcasmo ou em tom de fofoca e quando olho pra quem está falando, penso: como ‘essa fulana’ não percebe que é a vida dela que está na baragandaia! Pode?

Longe de dar uma de psicóloga, mas pessoas infelizes, pessimistas e incapazes de dar um norte na própria vida, passam a espichar o olho e apontar para as dificuldades/erros ‘dos hermanos’ – às vezes é mais fácil enxergar os problemas dos outros do que encarar e resolver nossos próprios.

Sei, somos mulheres e gostamos mesmo de falar um pouquinho a mais e quando saí uma fofoquinha quente no nosso círculo, é difícil resistir!

Até aí ok, é permitido deslizar, mas quando o negócio é gente amargurada trazendo os problemas dos conhecidos à tona, somente para dar o que falar, fica difícil registrar.

Normalmente são pessoas que vivem mais a vida dos amigos do que a delas e por isso mesmo, se metem em ‘saias justas’ o tempo todo.

Ainda à esse repertório acrescentaria alguns indivíduos que tem a palavra deles como verdade absoluta – o que eles pensam e o modo de agir é o correto tanto para eles como para os outros também.

Portanto, se alguém não se enquadrar dentro desse patamar, passa a ser criticado, está fora dos padrões comportamentais pré-definidos.

Esses daí são normalmente criaturas pragmáticas que quando abrem a boca para falar querem que todo mundo ouça o que elas tem a dizer.

Pois bem, depois de muita estrada rodada e muitos acertos e erros, acredito que é difícil delimitar o certo e o errado para o modo que as pessoas vivem.

Fica notificado que acho muito valida a crítica construtiva, aquela que agrega valor à sua vida.

Porém, para aquele outro indivíduo, o que só critica por criticar eu daria apenas uma sugestão – cuide para não descuidar de você e pense melhor quando for criticar.

O que vale é tentar!

 

Maya

Maya

Postado em: 
03/agosto/2009