Mulheres Carentes Produzem Sacolas Retornáveis para Bibliotecas Feevale

Reprodução: Leonardo Rosa/Universidade Feevale

Uma demanda concreta deu origem a uma ação social que incrementou a renda de quatro artesãs atendidas pelo projeto Moda em Produção, da Universidade Feevale, em parceira com as Bibliotecas. As participantes, orientadas pela líder do projeto e professora do curso de Moda, Marina Seibert Cezar, fabricaram sacolas retornáveis para serem utilizadas pelos alunos no transporte dos livros retirados das duas Bibliotecas da Instituição. Com materiais doados por empresas da região, foi possível a essas artesãs confeccionarem, manualmente, um primeiro lote de sacolas. A atividade aconteceu na Fábrica da Cidadania, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), da Prefeitura de Novo Hamburgo, já parceira do Moda em Produção.

De acordo com a professora Marina, além da sua funcionalidade e garantia de maior conservação aos livros retirados, o produto possui um apelo estético e social, uma vez que serão exclusivos e sustentáveis. “Além disso, incentiva ao trabalho e renda para a comunidade de Novo Hamburgo, já que o valor da aquisição do lote foi revertido inteiramente às artesãs envolvidas”, afirma.

As sacolas estão disponíveis para empréstimo, nas Bibliotecas dos dois câmpus, desde dia 26 de agosto. Como esta é a primeira edição da ação e possui um caráter experimental, o número de sacolas é limitado. Os alunos ficarão com as sacolas emprestadas por 15 dias. Mais informações sobre os empréstimos podem ser obtidas diretamente nas Bibliotecas.


Sobre o projeto
Desde 2008, o projeto de extensão Moda em Produção capacita mulheres e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social nos bairros de Novo Hamburgo por meio de oficinas semanais sobre artesanato e técnicas de costura, aproveitando resíduos das indústrias da região. As oficinas acontecem, semanalmente, na OGR (Oficina de Geração de Renda), na Escola Estadual Kurtz Walzer (parceria com projeto Gestor Aprendiz) e na Fábrica da Cidadania (CRAS Canudos). A equipe é composta por duas professoras, cinco bolsistas e três voluntários do curso de Moda. O projeto incentiva a socialização, a qualidade de vida, além da responsabilidade do trabalho em grupo. Já foram atendidas cerca de 250 pessoas.

  • Reprodução: Leonardo Rosa/Universidade Feevale
  • Reprodução: Leonardo Rosa/Universidade Feevale
  • Reprodução: Leonardo Rosa/Universidade Feevale