Susana Martins

Como é dificil escrever a própria história para outros lerem.

Mas vamos começar com uma educação extremamente rigida, que quando menstruei a primeira vez, fiquei muito envergonhada e foram 8 meses sem contar nada a ninguém por estar constrangida por ter me tornado "mocinha".

Nesse meio tempo até conhecer meu primeiro namorado, fui criada para ser um modelo de conduta, o que realmente fez pesar sobre as minhas costas essa responsabilidade.

Quando comecei a namorar vieram as cobranças pela postura "correta" que a minha familia tanto me cobrava, havia imensas frustrações com isso.

Eis que chega o tão sonhado ingresso na faculdade, o primeiro emprego e consequentemente o casamento com o namorado, uma vez que a familia cobrava por isso, já que ficaria feio sair de casa ajuntada.

Casei, achei que viveria um conto de fadas, casa, carro, bom emprego e tudo aquilo que achamos fundamentais para manter uma relação. Doce engano, com o tempo as frustrações de manter um relacionamento assim são terríveis, o distanciamento aconteceu ao natural, sempre fui muito preocupada em vencer na vida, de ter um caminho a seguir, acabei deixando a relação de lado.

Aconteceu o inevitável: a traição da parte dele; foi a coisa mais humilhante que poderia acontecido, depois disso vieram agressões fisicas de ambas as partes.

Minha degradação total como ser humano, sai de casa apenas com as minhas roupas, deixando tudo aquilo que batalhei tanto para construir.

Não tive muito apoio inicial da familia pois, como sempre, estavam cobrando a postura correta, apesar de tudo o que havia acontecido.

Passei dois anos desacreditada com a vida, com o profissional e amoroso.

Foi muito desgastante a separação e se deparar com uma vida que, naquele momento só dependeria de mim e de mais ninguém. E posso dizer o quanto é dificil reconstruir uma vida estável, se deparar com situaçoes até então desconhecidas.

Hoje me sinto forte, ingressei no tão sonhado mestrado, moro com os meus pais.

E ainda sonho com um companheiro ideal e real, pois somos seres humanos com defeitos e qualidades.

Compartilhe