Ser Professor???

17 respostas [Último]
imagem de Bola de cristal
Bola de cristal
No PF desde: 20/03/2011

Atenciosa,


Tenho 20 anos, sou nova, mas começei e fiz o primeiro ano de pedagogia, hoje faço ciencias contábeis..

Durante esse ano de pedagogia, fui auxiliar de professora, em uma escolinha, com crianças de 2 anos.. eram oito crianças na sala, eu desisti do curso, pelo baixo salário, e por que certos dias achava estressante, sabe quando voce quer ter seu tempinho em silencio.. la vem uma criança querendo brincas.. [ era como estava me sentindo]..

Hoje trabalho em uma empresa grande, tenho minha mesa e todo tempo para ficar em silencio..mas sinto saudades e muitas das minhas criançinhas.. sabe ver elas te chamando pelo nome, dando aquele sorriso, te abraçando, chamando para brincar, dando beijo.. e querendo colo... não tem preço.. quantas vezes paro e penso..foi só um ano e marcou muito minha vida.. penso que assim que terminar esse curso.. ainda penso em trabalhar nas escolas.. é um ambiente inocente, agradável, de pessoinhas mais do que sinceras...


Esse é o meu relato, claro cada um com suas experiencias..

mas eu posso dizer que se não fosse pela falta de valorizaçao do professor, eu voltaria.. e concerteza com criançinhas de dois a tres anos.. é uma fase muitoo linda!


imagem de Carla Abbondanza
Carla Abbondanza
No PF desde: 22/06/2010

Fui professora de idiomas por mais de 15 anos, mas hoje eu quero distância das salas de aula.


Quando comecei, eu era cheia de ideais, super empolgada, acreditando piamente que eu poderia \"fazer a diferença\" e que ensinar seria altamente gratificante, apesar da questão financeira. De lá para cá, esse ânimo todo desmoronou. Alunos desinteressados e indisciplinados, pais indulgentes, escolas mais focadas no aspecto comercial do que pedagógico e políticas educacionais absolutamente equivocadas acabaram por me desencantar. Eu nunca trabalhei em escolas públicas, mas colegas meus que trabalham compartilham do mesmo desencanto e até mais.


Infelizmente, vivemos num país e numa época em que a educação parece ser vlorizada, mas isso é ilusório. Se por um lado o mercado de trabalho exige a formação acadêmica, por outro a qualidade dessa formação não é questionada. Ou seja, no final das contas o que interessa ao aluno (e seus responsáveis no caso dos menores) é o título e não o conteúdo. Juntando isso a um imediatismo latente e a ideia absurda de que não é preciso esforço individual, é depositada no professor a expectativa de sucesso do aluno e não o contrário. Se o aluno tem baixo rendimento, a culpa é do professor e não da falta de dedicação do próprio aluno.


Em 15 anos, perdi a conta de quantas vezes fui pressionada por pais e diretores a \"aprovar\" alunos absolutamente incapazes de avançar ou de quantas vezes tive minha competência questionada porque um ou outro aluno não tinha o rendimento esperado. Perdi a conta de quantas vezes me foi pedido que fizesse \"vistas grossas\" ao péssimo desempenho de uma turma. E nem vou comentar sobre a impotência diante da indisciplina e desrespeito dentro da sala de aula.


Por essas e muitas outras, incluindo a questão financeira que nem de longe compensa o volume de trabalho e estresse, que hoje eu quero distância das salas de aula. Cansei de ver todo o investimento que fiz na minha formação ser desmerecido descaradamente, em todos os sentidos.


Porém, esse meu relato não é para desestimula-la quanto à carreira. É apenas para mostrar o outro lado que você terá que enfrentar caso realmente opte por isso. É um sacerdócio, como já foi dito. Exige sacrifícios que eu já não estou disposta a fazer, mas que podem ser válidos caso você considere que a contrapartida lhe é gratificante.


imagem de kadelanieta
kadelanieta
No PF desde: 18/02/2011

atenciosa...

nao sou professora, entao nao posso falar tao a fundo....

mas minha irma é professora, ai depende de que \"tipo\" de atividade vai desenvolver, por exemplo, escola publica paga uma merreca - mas deve ser concursada....escola privada dependendo da categoria paga-se brm (minha irma mesmo so por ser estagiaria ganhava 1200, professoras mesmo chegavam a ganhar quase 3000)...


Hj em dia vc combinar o que gosta com dinheiro é dificil, eu mesma fiz o curso que eu quis, mas nao estou satisfeita com meu salario, apesar que trabalho na area, mas ainda chego la....


Cristine
No PF desde: 17/03/2010

Se a dúvida é salário, no domingo passado teve provas para concurso de professor municipal (pré-escola até nona série) na minha cidade (Campo Bom, RS) e o sálário oferecido para 20 horas semanais é em torno de 1050,00


imagem de Vanessa Versiani
Vanessa Versiani
No PF desde: 19/11/2009

Eu acho q esse papo de \"conciliar fazer oq gosta com salário bom é difícil\" é q impede as pessoas de conseguir.

Eu faço oq gosto e sou bem remunerada. Mas tem de saber COMO fazer oq gosta de modo a ser bem remunerada.

Se sonha em ser professora pra crianças, pode escolher trabalhar em boas escolas, q tenham ideais coerentes com os seus ou, pelo menos, remunerem bem o seu trabalho.

Se é difícil ser bem remunerado fazendo oq gosta, é, em parte, responsabilidade da própria pessoa q faz más escolhas e/ou não se dedica a ser uma excelente profissional no q faz.


imagem de Lunacris
Lunacris
No PF desde: 23/07/2011

Oi linda estou preste a me formar em pedagogia sabe ,lecionar e algo que vai muito alem do querer e admirirar, amar,aceitar em fim e uma profissão que nuncaterá fim. Pense bem.


imagem de Franzinha22
Franzinha22
No PF desde: 26/04/2011

É UMA PROFISSÃO MUITO LINDA....


MAS COM A VIOLÊNCIA QUE ESTÁ OCORRENDO DENTRO DAS ESCOLAS HOJE EM DIA,

CADA VEZ MAIS AS PESSOAS ESTÃO DESISTINDO DA MESMA.