Publicidade: ambiente descontraído, pessoas modernas e os esteriótipos mais velhos que Niemayer...

1 resposta [Último]
imagem de Kátia.Aquiles
Kátia.Aquiles
No PF desde: 09/12/2009

Eu não gosto muito de postar no temas polêmicos, quando o assunto nem é tão polêmico, fica meio sensacionalista, hehehe, por isso resolvi postar em "Trabalho".


Eu não sou daquelas pessoas que demonizam as propagandas, achando que elas são culpadas em parte por alguns preconceitos propagados ou sejam capazes de influenciar as pessoas.


Costumo relevar, achar um criador um babaca ou, na maioria das vezes, colocar na minha cabeça que é só coincidência. Mas são tantas coincidências!


Eu queria muito descobrir porque o descolado e modernex mundo da publicidade é na verdade, mais retrógado do que uma beata de 90 anos.


Dois exemplos recentes. Propaganda da Antarctica: http://www.youtube.com/watch?v=mJQnflIQ7L4

E do Nescau: http://www.youtube.com/watch?v=84uM36gkDUY


Duas propagandas nada polêmicas ou ofensivas e a da Antarctica bem engraçada, aliás.


Mas...

Os funcionários do hotel, não o que tem voz, o que fala, o que não é figuração, são negros. Até aí, nada demais. Só coincidência. Mas o negro na propaganda raramente é o cliente e constantemente é o subalterno.


E na propaganda do Nescau, jogando futebol tinha uma menina, um mestiço, não tinha negro, mas um garoto bem mais moreno. Ótimo! Diversidade racial. Mas a coroa (ou seja, o grande ganhador) foi parar na cabeça de quem? Do garotO branco. Ahh, mas poderia ter sido qualquer um deles, foi só coincidência.

Será?


Nesses casos, onde as propagandas não são ofensivas, vá lá, pode ser até a tão presente coincidência.


Mas é só ver o histórico de propagandas imbecis de cerveja e mulher/nudez, para perceber que esse ramo (parte dele, quero acreditar, aliás) é preconceito e esteriótipo puro.


Mas o que não me entra na cabeça é o motivo.

Publicitários são reflexos da sociedade, como todos nós. Se a sociedade é preconceituosa, isso de uma maneira ou outra reflete nos mais diversos meios. Mas porque essa gente tão criativa (às vezes nem tanto assim) não pensa fora da caixa? Por que refletir os mesmos preconceitos de uma sociedade arcaica e ultrapassada?


Como aquela famosa propaganda do biscoito: “Vende mais porque é fresquinho ou é fresquinho porque vende mais?”


As propagandas vendem esteriótipos ultrapassados porque são o reflexo da sociedade ou porque querem atingir um público alvo que julgam ser conservadores e por isso é melhor ficar no lugar-comum?


Já que estou meio que falando mal de propagandas, deixo o link da pior de todos os tempos:


http://www.youtube.com/watch?v=Rjobi9hLuC8


imagem de Nary
Nary
No PF desde: 20/08/2008

Interessante..